Team Building

A importância do Team Building para aumentar a produtividade

Maria Isabel França
25/1/2022

A ideia de Team Building, está cada vez mais presente no dia a dia corporativo das empresas brasileiras. 

A ‘Construção de times’ em uma tradução livre, nada mais é do que uma ferramenta que trabalha o envolvimento e dinâmica entre os membros de uma equipe para potencializar seu desempenho e produtividade, além de visar um bem-estar geral no ambiente em que trabalham.

Mas para entender de fato como o Team Building pode ser aplicado eficientemente para alavancar de fato a produtividade de uma equipe é necessário conhecer um pouco de sua origem, propósitos e estratégias, como veremos a seguir.

 

Origens do Team Building

O conceito de Team Building surgiu nos Estados Unidos entre 1920 e 1930. Esse foi um período no qual começava a ser comum utilizar a psicologia como uma ferramenta capaz de ajudar o mundo de negócios. 

Nessa época, um cientista chamado Elton Mayo juntamente com outros pesquisadores iniciaram um estudo que objetivava o aumento de produtividade, aplicando conceitos da psicologia comportamental aos colaboradores.

Nesse estudo, os pesquisadores observaram funcionários da Hawthorne Works in Chicago, Illinois, e os apresentaram diferentes situações para descobrir quais condições eram ideais para o desempenho.

Além de fatores físicos do ambiente como a iluminação e a umidade, Mayo observou fatores sociais como as interações com a liderança e entre os colegas de trabalho.

A conclusão deste estudo foi de que a relação entre os colaboradores pode sim afetar diretamente a produtividade da equipe, especialmente no que tange a sensação de fazer parte do time, ser apoiado pelos seus colegas de trabalho, e sentir um tipo de responsabilidade para com sua equipe.

Esses são todos fatores que afetam positivamente o desempenho da equipe e ainda hoje são pontos principais a serem trabalhados em seu Team Building.

Outros resultados percebidos após o período de pesquisas foi que os colegas mantiveram as amizades e a satisfação de todos subiu drasticamente. 

Além de descobrirem que é bastante benéfico também, de que times de liderança acompanham e demonstram interesse pelo trabalho e satisfação de cada um dos colaboradores.

 

Team Building e produtividade nos dias de hoje

Hoje, em um mundo que apresenta informações e dados de maneira cada vez mais rápida e que sente cada vez mais os impactos da tecnologia nas relações sociais, é necessário muitas vezes incentivar a troca de vivências e a comunicação interpessoal.

A socialização, como indica esse estudo, acaba sendo profundamente essencial para o desempenho de um grupo e pode ser responsável por trazer 50% das mudanças positivas na questão de padrão de comunicação entre a equipe.

Outro estudo da Harvard concluiu também que estar familiarizado com seu time melhora o seu desempenho com o passar do tempo. No estudo, realizado com cirurgiões, eles tiveram um desempenho melhor em cirurgias realizadas com equipes nas quais já eram familiarizados, em comparação com cirurgias realizadas com novas equipes.

Existem outros dados que apoiam a ideia de que uma boa vida em equipe, construída com um forte Team Building, promovem a lealdade e a dedicação ao trabalho de muitas maneiras.

O Team Building como ferramenta, é então responsável por proporcionar momentos para facilitar a socialização entre membros da equipe, seja em modo de treinamento no horário de trabalho, seja de maneira recreativa proporcionando um momento de descontração, fora do trabalho. 

Afinal, uma equipe que se comunica melhor, trabalha de forma mais inteligente e obtém um melhor desempenho aumentando sua produtividade.


O que buscar com um Team Building

Na hora de montar a estrutura do seu Team Building pensando na produtividade da sua equipe é sempre importante ter algumas coisas em mente para nortear as ações a serem realizadas ao longo do tempo.

Aqui vão algumas dicas para pensar e incrementar suas ações de Team Building:


  1. Promova amizade entre os membros da equipe

Não limite a convivência da sua equipe apenas em momentos de trabalho e atividades do dia a dia. Para que cada membro se sinta à vontade e realmente se vincule ao time, momentos de socialização ‘sem obrigações’ são essenciais.


  1. Impulsione a cultura da empresa

O Team Building também é uma ótima ferramenta para transmitir às equipes os valores essenciais da empresa. Assim o time se sente como parte importante de algo maior, com o qual se identificam.


  1. Fortaleça a comunicação a colaboração entre os membros do time

Trabalhe ações que foquem em trabalho em equipe, desse modo além de incentivar e pôr em prova a comunicação entre cada colaborador, também é desenvolvido um espírito de colaboração e potencializa a capacidade da equipe de solução de problemas e conflitos.


  1. Crie memórias compartilhadas

Uma coisa que sempre une as pessoas é ter experiências em comum. Planejar no seu team building ações para levar algo diferente e único para o seu time além de quebrar a monotonia da rotina, estimula a criatividade e inovação, e ainda pode evidenciar talentos ou forças escondidas. 

Pense em algo que seja novo e inesperado para todos os membros da equipe como a pintura em tela acompanhada de vinho, para que possam fazer algo pela primeira vez juntos.



Para terminar…

O Team Building é um grande auxiliador na hora de trabalhar a comunicação e o desempenho do seu time. Quando bem planejado, é sempre um bom investimento a fazer quando se busca aumentar a produtividade da sua equipe.

É importante lembrar que essa ferramenta é composta por muitos detalhes e eventos e precisa ser trabalhada regularmente com pequenas e grandes ações.

Busque sempre conhecer bem a sua equipe e moldar o Team Building pensando especialmente em cada time, e se prepare para mensurar as melhorias na produtividade de sua equipe!

 


Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências