Vida Corporativa

Como o Home Office Impactou no Bem-Estar Corporativo

Marcos Santos - CEO da Vinho Tinta
14/1/2022
Hoje, após quase 2 anos completos de trabalho remoto, conseguimos mensurar quais foram os impactos do trabalho home office em relação ao Bem-Estar corporativo. Obviamente trouxe muitos benefícios e alguns pontos a serem observados para empresas que irão buscar o sistema Híbrido ou continuar no trabalho remoto.

O que é bem-estar corporativo e porque observar dados de pesquisas sobre o trabalho remoto?


Para ser bem breve, bem-estar corporativo são iniciativas que as empresas realizam para promover a saúde e bem estar de seus colaboradores, estas ações não só promovem a empresa como uma marca empregadora, como gera um senso de pertencimento dos funcionários pois sabem que a empresa se importa com eles. E é sempre bom olhar para dados, pois através deles podemos tomar ações de melhorias ou até mesmo nos precaver em cenários hostis futuros.

Como o Home Office Impactou no Bem-Estar Corporativo


Uma ação para observar o bem-estar corporativo segundo o infográfico acima é a baixa porcentagem de gerentes que se preocupam com o burnout de seus liderados.

Juntando com o aumento considerável de horas trabalhadas já vemos um sinal vermelho! Pode estar aí uma grande oportunidade para a empresa promover workshops sobre a importância de pausas, momentos mindfulness, sobre a saúde mental e do corpo. E há várias evidências de que algumas pausas no dia podem aumentar a produtividade do colaborador.

Outro ponto importante relacionado a saúde dos colaboradores é que houve um aumento na alimentação saudável, visto que cada um pode cozinhar o que quiser em casa, comer comidas frescas e seguir a sua própria dieta.

Em grandes empresas, muitas vezes os colaboradores se veem com as opções do restaurante da firma com o cardápio que há lá, mas em casa eles podem escolher o que querem.

Alinhado com a alimentação saudável, houve um aumento na atividade física, visto que as pessoas não precisam mais passar tanto tempo no transporte até o escritório e utilizar este tempo para cuidar de si.

Perceba que 90% relataram que mantiveram ou até mesmo aumentaram a sua produtividade durante o trabalho remoto, isso é um forte indicativo de que promover ações de bem-estar na sua empresa pode trazer benefícios tangíveis para a companhia.  

Fortaleça o lado humano do sucesso, estruture ações que promovam o bem-estar dos colaboradores e veja a diferença positiva no longo prazo!

Pontos de observação para o futuro:

74% dos participantes da pesquisa relataram que trabalhar de casa afetaria de forma positiva sua saúde mental, as pessoas querem mais tempo com seus familiares, tempo para si e tempo para se cuidar. Se a sua companhia tem a oportunidade de oferecer a opção do trabalho remoto ao menos algumas vezes durante a semana, isso pode ser o diferencial na estratégia do negócio e influenciar positivamente no bem-estar corporativo.

Fontes: Working from home | Owl Labs



Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar