Eventos Corporativos

Dicas Para Seu Evento Corporativo Ser Muito Mais Engajado e Motivador

Vinho Tinta
19/1/2023

5 Dicas Para Seu Evento Corporativo Ser Muito Mais Engajado e Motivador

Eventos corporativos, em geral possuem aquele ar sério e, algumas vezes, tenso. Existe uma certa pressão devido ao desempenho, comportamento, formas de se vestir ou se relacionar que acompanham os eventos corporativos.

 

Certamente, não se vai a eventos corporativos da mesma forma como se vai aos encontros com os amigos. Eventos corporativos possuem um cronograma, tem hora para começar e terminar, enquanto os eventos informais com os amigos são livres desse tipo de exigência. Mas como realizar um evento corporativo mais leve, descontraído e motivador?

 

Confira no nosso conteúdo a seguir algumas boas práticas para o seu evento corporativo.

Tipos de eventos corporativos e seus objetivos

Cada evento corporativo precisa ser pensado de acordo com seu objetivo. Alguns ocorrem para trazer novos conhecimentos para a equipe; desenvolver novas habilidades; estabelecer relações e trocas de experiências entre os colaboradores ou desenvolver relacionamento com os clientes.

 

Um evento corporativo inicia muito antes da data de execução, é preciso planejamento, dedicação antes, durante e depois da realização para atingir todo seu potencial.

 

Confira alguns exemplos que trouxemos a seguir:

1. Treinamento

O treinamento é de curto prazo e tem por objetivo compartilhar novos  conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionadas à tarefa que o colaborador desenha na empresa.

É muito útil para otimizar o trabalho e pode ser realizado em um dia ou ser dividido em algumas etapas. Mas sempre de curta duração.

2. Curso

O curso é de médio a longo prazo e tem por objetivo tornar alguém um profissional em determinada área ou atividade específica. O foco será mais teórico que prático, mas os exemplos práticos poderão agregar muito no curso. 

Os assuntos de um curso poderão ser trabalhados por dias, semanas ou meses.

 

3. Workshop

O Workshop é de curto prazo e tem por objetivo se aprofundar em determinado tema com uma abordagem mais prática. O foco é uma vivência especializada por meio de um facilitador com experiência vivencial.

A atividade do workshop é compartilhada por todos e gera grupos de discussão. O workshop dura de quatro a oito horas, um único dia.

4. Palestra

A palestra é um evento de curtíssimo prazo e traz temas relevantes por meio de um especialista no assunto. Uma palestra em um evento corporativo tem por objetivo motivar, mudar comportamentos, informar, instruir, entre outros objetivos.

Uma palestra pode ter duração de uma ou duas horas.

 

5. Seminário

O seminário é um evento de curto prazo e seu objetivo é envolver os participantes em um assunto durante a exposição e gerar discussões e conclusões.

A informação vem de uma única fonte, geralmente o orador, o conteúdo é focado e logo depois pequenos grupos são formados para uma discussão que, por fim, será exposta para todos.

Um seminário poderá durar de duas a quatro horas, um único dia.

 

6. Mesa-redonda

A mesa-redonda é um evento de curto prazo. Ela é composta por alguns especialistas convidados, o objetivo é gerar debates importantes sobre temas atuais relacionados às áreas dos especialistas. Existe um apresentador, o moderador do debate, este lança os temas do debate limitando o tempo de exposição de cada especialista.

A mesa-redonda pode durar aproximadamente duas horas.

Como organizar eventos corporativos?

O segredo de todo bom evento é o planejamento. Por isso, o primeiro passo é definir o objetivo da realização do evento. Após decidir o objetivo do evento, é importante pensar nas próximas ações voltadas para o público-alvo, claro!

 

Os eventos corporativos existem, antes, durante e após ocorrerem. O mapeamento do feedback pós-eventos é indicado para observar se os resultados esperados foram atingidos.

 

Veja algumas dicas para organizar o seu evento corporativo:

Dicas de organização para eventos corporativos

1. Planejamento

Quando se pensa em um evento corporativo, ele nunca surge de uma hora para a outra. Muito antes de ser executado ele é planejado. A fase do planejamento é importante para definir as próximas etapas de organização, como o tipo de evento, tempo, atrações, público-alvo, orçamento e recursos disponíveis, entre outras.

2. Equipe responsável

Para organizar um evento é preciso mais de uma pessoa. É necessário montar uma equipe engajada e de confiança para cuidar de cada área do evento. Tudo isso irá otimizar o tempo e o gerenciamento do evento.

 

3. Orçamento e cronograma

Parte do planejamento precisa incluir a definição do orçamento do evento e da verba destinada para realizá-lo. Entram no orçamento os gastos com aluguel de espaço, equipamentos, divulgação, palestrantes, variando conforme o tipo de evento escolhido.

O cronograma do evento desde o momento inicial até os contatos para realização do evento, reservas, encomendas, divulgação, até o fim do evento deverá estar previsto em cronograma.

4. Local adequado

O local escolhido precisa corresponder ao evento e ter espaço o suficiente para os participantes e a realização das atividades. Não há problema se o evento ocorrer na empresa ou fora dela, o que importa é que o espaço seja adequado e com o mínimo de conforto, acessibilidade e banheiros.

 

5. Momento do evento

No momento do evento espera-se que todos os preparativos já tenham sido feitos, arrumação do espaço, teste de equipamentos a serem utilizados, preparação da recepção dos participantes.

A hora da realização do evento é um dos momentos mais importantes, é quando a busca por cumprir o objetivo é colocado em prática.

6. Momento após o evento

O feedback dos participantes é o melhor indicativo sobre como foi o desempenho do evento corporativo. Nesse momento, seria interessante encaminhar um formulário por e-mail solicitando respostas dos participantes.

 

Dicas para seu evento corporativo ser muito mais engajado e motivado

Não dá mais para pensar em eventos corporativos ao estilo um fala, os outros escutam e tudo acaba ali. Um evento corporativo motivador é muito mais que isso, claro que é um desafio saber engajar os profissionais envolvidos, mas com planejamento e criatividade é possível tornar o evento muito mais interessante.

 

1. Motive os colaboradores antes do evento corporativo

Preparar as pessoas antes de um evento serve para gerar interesse e entender o objetivo da participação no evento. Essa ação prepara as pessoas mentalmente fazendo com que conheçam a proposta e se tornem menos resistentes.

Incentivar o desenvolvimento e a aprendizagem é tão importante para a empresa quanto para os participantes. Demonstrar que há investimento no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores aumenta o comprometimento deles com o evento.

 

2. Prepare o ambiente a favor do aprendizado

O ambiente do evento corporativo influencia no aprendizado e desenvolvimento. O ambiente deve ser acolhedor e proporcionar relaxamento para absorver o conteúdo e interagir.

 

Nenhum colaborador iria gostar, por exemplo, de ser intimidado por não saber nada. Nesse caso, é necessário evitar esse tipo de comportamento. O evento corporativo deverá trazer novas aprendizagens a todos partindo do que os participantes já conhecem.

 

3. Promova a participação ativa

Durante a vida escolar talvez muitos aprenderam que a aprendizagem é passiva e unilateral, um escuta o que o outro fala. Mas as metodologias mais modernas de educação priorizam a construção da aprendizagem.

 

O momento de exposição do assunto continua sendo importante e podendo ser realizado por um especialista participante, entretanto durante o evento é importante abrir espaço para questionamentos, dividir o grande grupo em pequenos grupos de discussão para que cada um, a partir das interações construa seu próprio conhecimento a respeito do tema.

 

Dica extra

Partir do que os colaboradores já conhecem pode ser uma boa alternativa, perguntar sobre o tema e pedir para que compartilhem exemplos e exponham suas ideias.

Permitir enviar perguntas por meio eletrônico durante o evento para ser respondida em um momento determinado.

 

4. Gamifique o evento

O conceito de gamificação está em alta e é o mais indicado para quebrar a monotonia dos eventos corporativos. A técnica aplica estratégias de jogo nas atividades para gerar engajamento, motivar, entreter e educar.

Alguns exemplos incluem a realização de um quizz, gincana e jogo de escape. É só usar a imaginação e a criatividade para criar  propostas e estimular que os participantes façam o mesmo.

 

5. Faça do seu evento uma experiência única

Um evento marcante gera uma experiência diferenciada para os participantes e se torna inesquecível em suas memórias.

 

A Vinho Tinta, por exemplo, oferece suporte aos eventos corporativos das empresas, ajudando a tornar esses eventos uma experiência única e memorável. A proposta une a arte e o vinho como um momento de relaxamento e atenção plena (mindfulness). Os participantes degustam o vinho enquanto liberam a ansiedade e o stress da mente se concentrando na pintura que estão realizando.

Colaboradores engajados e seus benefícios

Colaboradores engajados com a empresa sentem-se mais motivados.  A motivação é um fator importante para a execução de um bom trabalho e bom atendimento.

 

Os colaboradores se sentem mais valorizados e conectados mental e emocionalmente com o trabalho. Isso diminui o stress e a ansiedade dos trabalhadores, diminuindo também as faltas ao trabalho e a rotatividade de pessoal.

 

Colaboradores satisfeitos e clientes bem atendidos geram aumento nas vendas, lucros maiores entre outros benefícios.

 

Fãs da marca

Um benefício importante por ter colaboradores engajados é de que os mesmos se tornam fãs da marca. Eles não só trabalham para a empresa como recomendam os produtos e serviços para amigos, familiares e clientes.

Falam com propriedade sobre a empresa destacando o que há de melhor.

Uma empresa com colaboradores engajados tem um clima organizacional interno positivo que impacta em outras esferas do negócio.

 

Eventos corporativos como parte da cultura da empresa

Prezar pela cultura organizacional não é uma preocupação reservada apenas às grandes empresas. Todas as empresas, sejam elas micro, pequenas ou grandes, devem ter uma atenção especial para a valorização da cultura organizacional, clima e comportamento dos colaboradores.

Pense o seguinte, assim como uma planta precisa de boa terra, água com frequência e sol, assim a cultura organizacional precisa ser cuidada para se fortalecer.

Os eventos corporativos regulares têm um papel importante para fortalecer a cultura organizacional e deixar os colaboradores mais motivados. Existem eventos anuais que são muito aguardados como o de encerramento do ano, por exemplo.

Eventos com edições programadas, sequenciais também se tornam muito esperados na empresa.

 

Eventos corporativos: presencial, online e híbrido

Geralmente quando falamos em evento corporativo logo vem à mente a imagem de um auditório com várias pessoas e um palestrante à frente da plateia. Esse modelo comum é presencial.

Entretanto, hoje existem outros formatos de eventos que podem ser presenciais, híbridos ou online.  Essas outras opções facilitaram o engajamento em grandes redes que se antes precisam deslocar seus colaboradores para suas matrizes, agora não tem mais essa obrigatoriedade.

 

Evento Presencial

O evento corporativo presencial é aquele em que os participantes precisam comparecer fisicamente ao local. Pode ocorrer na empresa ou em um espaço alugado, mas necessita de um local físico que comporte todos os participantes.

Em um evento corporativo presencial as pessoas ficam mais próximas, há possibilidade de realizar networking, dinâmicas de grupo podem ser aplicadas, tem momento de coffee break com os colegas.

 

Evento Online

O evento corporativo online é aquele que ocorre por meio de uma plataforma online. Os participantes entram em uma sala virtual e participam do evento nesse espaço.

Em um evento corporativo online os participantes dependem da internet para participar, o local virtual comporta um bom número de pessoas e elas podem participar de qualquer lugar do Brasil ou do Mundo.

 

Evento Híbrido

O evento corporativo híbrido é aquele que ocorre de modo presencial e online. Pode ter elementos online e atividades presenciais.

O evento híbrido une a plataforma online com a interatividade presencial. O modo online serve de suporte para ampliar a experiência presencial e vice-versa.

 

Case de sucesso

O grupo Boticário está sempre inovando em seus eventos corporativos, no ano de 2021 em São José dos Pinhais alugou um espaço com hospedagem para seus convidados, eles foram recepcionados com café da manhã e em seguida participaram de palestras.

 

O almoço foi no local e com muita interação entres os presentes. Ao final da tarde, após palestras e seminário, todos foram para o hotel para se prepararem para uma noite de gala.

 

Os participantes do evento tiveram um jantar e um show com Preta Gil. Foram momentos de muito aprendizado e divertimento.

Grupo Boticário e a Vinho Tinta

Recentemente o grupo Boticário fez uma experiência aqui com a Vinho Tinta, os participantes se jogaram na tela de pintura, utilizaram cores diversas degustando um bom vinho.

 

Fernanda, a representante comercial do Boticário, conta que “foi super gostoso, todos curtiram muito! O vinho ajuda, deixa todo mundo se soltar e a brincar, a gente se jogou por completo”.

Avaliação do evento

 Ao final do evento é importante fazer uma avaliação de todos os aspectos. Verifique se os objetivos do evento foram atingidos.  Envie formulários aos participantes e incentive-os a responderem.

Descubra os erros e acertos do evento, verifique o que os participantes responderam no formulário. Todas essas informações serão importantes para a realização de um próximo evento.

 

Antes feito que perfeito

Ao final de todo evento corporativo, os organizadores sempre vão perceber o que há para melhorar. Feedbacks positivos e negativos fazem parte, mas o importante é sempre lembrar da importância de realizar o evento. É melhor ter feito do que ter esperado a perfeição para realizar alguma coisa.

 

Close no evento

Lembraram de fotografar o evento? Então envie as fotos aos participantes ou um link onde eles poderão acessar as informações e registros do evento.

Fornecer um certificado aos participantes também é um item interessante que destaca a importância do evento corporativo e fortalece o sentimento de pertencimento do participante.

 

Considerações sobre o evento corporativo

O percurso de um evento corporativo passa por diferentes etapas. Sendo importante destacar o planejamento junto a uma execução excelente para entregar aos participantes uma experiência incrível.

Quando for planejar o próximo evento corporativo na sua empresa, lembre-se dessas dicas. Aumente o engajamento nos seus eventos e tenha uma equipe mais motivada.

Que o evento seja uma âncora para gerar engajamento dentro da empresa e fortalecer a cultura organizacional. Investir nas pessoas gera resultados e muitos benefícios para a organização.  Todos saem ganhando, líderes, equipes e clientes.

 

Ficamos à disposição para auxiliar no seu próximo evento corporativo. Entre em contato e saiba mais sobre a experiência Vinho Tinta. 

Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências