Vida Corporativa

RH do Futuro: O que esperar dessa área?

Vinho Tinta
31/1/2023

Faz um bom tempo que o RH deixou de ser apenas um setor burocrático. Você consegue lembrar do RH que cuidava da papelada de admissão, registro do ponto e demissões. Saiba que todos esses processos continuam ocorrendo e sendo importantes, mas o foco do RH do futuro é mais estratégico, tecnológico e voltado para a gestão de pessoas.

 

As mudanças de perspectivas nesse setor apontam para um RH estratégico. A seguir, você será apresentado às principais tendências da área, sabendo o que esperar do RH do futuro.

 

Tecnologia e o RH do futuro

A tecnologia é um dos principais pilares da revolução empresarial, sendo muito importante para vários processos. O controle do ponto é eletrônico, os holerites são virtuais, o recrutamento é realizado pela internet e as entrevistas por videochamada.

 

Entretanto, as funções de um gestor de RH vão além dessas citadas. É preciso reter talentos, analisar dados e desenvolver competências. Para isso é necessário muito mais. Confira como a tecnologia auxiliará o RH do futuro:

 

Big Data

Estamos na era do Big Data onde um grande volume de dados se transforma em informações. Uma função comum do Big Data no setor de RH é para análises e triagens de currículos.

 

People Analytics

Enquanto o Big Data traz as informações, o People Analytics organiza, analisa e faz diagnóstico dos dados. Ele serve para identificar candidatos em potencial, seja para admissão, promoção ou outros processos.

 

Automação dos processos

O RH do futuro deve contar com a automação dos processos. Não podem faltar softwares de gestão de RH, ponto eletrônico, plataformas de recrutamento, entre outras soluções para controlar metas e realizar treinamentos.

 

Inteligência Artificial

A inteligência artificial tem sido amplamente utilizada para auxiliar na avaliação de dados e reconhecimento de padrões. Quando falamos em inteligência artificial não se trata de robôs como aqueles dos filmes, mas sim de mecanismos inteligentes, programas capazes de gerar respostas e analisar dados de forma eficiente.

 

Ferramentas de BI

A ferramenta de business intelligence (BI) serve para gerir o negócio. Ela transforma dados em relatórios visuais e esses relatórios servem para tomadas de decisões e monitoramento dos objetivos do negócio.

O setor de RH otimiza o tempo e auxilia no desempenho dos funcionários identificando novas tendências e comportamentos.

 

Formas de trabalho e o RH do futuro

A transformação tecnológica nas empresas tende a modificar a estrutura de trabalho até então conhecida. Por meio da internet as pessoas podem trabalhar em qualquer lugar, e a proposta de flexibilização nas empresas vem crescendo. Confira algumas tendências do mercado:

 

Trabalho híbrido

Muitas vagas para cargos administrativos, ou que não exigem tanto envolvimento presencial, já oferecem uma jornada de trabalho híbrida. Dessa forma existe o trabalho presencial na empresa e a flexibilidade de um ou dois dias trabalhar remotamente.

 

Trabalho remoto

O trabalho remoto é realizado à distância com conexão à internet e plataforma de trabalho. Sendo assim o trabalhador remoto não precisa comparecer fisicamente à empresa, ele pode trabalhar em casa (home office) ou em qualquer lugar (anywhere office) que possua internet.

 

Trabalho Freelancer

Algumas vezes pode ser necessário contratar profissionais específicos para realização de determinada tarefa na empresa. Nessa modalidade existem os freelancers que prestam serviços pontuais. Esses profissionais autônomos com ou sem CNPJ optaram por deixar de lado o compromisso CLT para obter maior flexibilidade em seu trabalho.

A tendência vem aumentando com as tecnologias como o surgimento dos trabalhadores de aplicativo, por exemplo.

 

Relações de Trabalho no RH do Futuro

As relações de trabalho também sofrem impacto com os novos comportamentos das pessoas. A hierarquia se torna menos rígida e as pessoas assumem um papel mais colaborativo, por isso o termo atual para os trabalhadores na empresa é o termo colaboradores. Ele traduz o comportamento das pessoas que colaboram com os serviços da empresa e ajudam a atingir os objetivos do negócio.

Melhorias para o colaborador

Nunca foi tão necessário fazer com que os colaboradores tenham uma boa experiência na empresa. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, portanto, o RH do futuro deve aprimorar sua atuação para não só atrair e contratar, mas também reter os talentos.

Para isso, é necessário aprimorar a experiência do colaborador na empresa. Oferecer um canal de comunicação aberto. Ofertar capacitações, treinamentos e engajamento das equipes de trabalho.

 

O futuro do RH e a globalização

A globalização quebrou as barreiras físicas que limitam as pessoas ao seu local de origem. Permitindo que essas pessoas tenham acesso a conteúdos, cursos de formação e oportunidades diversas.

Nesse sentido, também permite que empresas consigam captar talentos de outras localidades para a sua região.

O benefício da globalização está justamente no ponto onde é possível captar talentos para uma localidade onde existem poucos, seja de forma presencial ou remota.

 

A nova geração de colaboradores

Está ingressando no mercado de trabalho uma nova geração, a geração Z. Os jovens dessa geração possuem necessidades diferentes dos da geração anterior. Para eles é claro que o salário e os benefícios continuam sendo importantes como nas gerações anteriores, mas também desejam flexibilidade de horário, a liberdade para opinar, a oportunidade de contribuir com a equipe e a sociedade, o crescimento profissional e muita tecnologia.

 

Geração Z e o RH do futuro

Um jovem da geração Z não vai entender porque ainda precisa anotar o fluxo de caixa em um caderninho, por exemplo. Ele vai questionar e propor ideias. Se a empresa souber unir o entusiasmo e o conhecimento tecnológico da geração Z com a cultura e o conhecimento já construído na organização, obterá sucesso. Essa geração será a base do RH do futuro e seus valores e ideais serão necessários nesse processo.

 

Employer Branding

Employer branding significa a marca do empregador, são conjuntos de estratégias que fazem a empresa ter uma boa reputação junto aos seus colaboradores e sociedade como uma boa empresa para se trabalhar.

Ser um ótimo lugar para se trabalhar é estabelecer uma cultura de confiança, um bom clima organizacional, alto desempenho e inovação.

 

Transparência nas relações

A transparência é necessária em todas as relações, principalmente nas relações de trabalho. Nesse sentido, é importante os líderes esclarecerem o que desejam de seus liderados. É importante jogar limpo sobre a situação da empresa, metas, objetivos, períodos de crise ou recessão.

Agir com transparência gera confiança e engajamento dos colaboradores: eles compreendem os motivos de seus esforços.

RH do futuro é estratégico

O RH do futuro será estratégico e voltado à gestão de pessoas. O capital humano é um diferencial competitivo da empresa, pois sabendo liderar um bom time e fazendo o que precisa ser feito, o sucesso é garantido.

Confira algumas estratégias para o RH do futuro:

 

Diversidade

Não é modismo, a diversidade é uma necessidade para as empresas e instrumento de inclusão social. Pesquisas apontam que a diversidade racial consegue gerar até 35% a mais de retorno financeiro às empresas, assim como a diversidade de gênero que corresponde a 15% acima da média em retorno financeiro.

Equipes compostas por pessoas de gênero, orientação sexual, idade e etnia diferentes tendem a ser mais inovadoras já que existe uma pluralidade de experiências enriquecedoras para a empresa.

 

Testes comportamentais

Só o conhecimento teórico não basta, os testes de comportamento são necessários no momento da seleção dos candidatos à vaga de emprego. Afinal, o comportamento e as atitudes das pessoas são vistas como competência ao lado de conhecimentos e habilidades.

É esse o diferencial necessário para momentos em que o cenário no mercado se torna instável.

 

Educação corporativa

Ainda existem empresas que dão pouca importância à educação corporativa. Mas ela é a chave para as empresas obterem melhor aproveitamento de seu capital humano, promovendo qualificação profissional, levando conhecimento e desenvolvimento aos colaboradores. Por consequência, a empresa só tem a ganhar com a qualificação de seus colaboradores.

 

Saúde mental

Não há como pensar em futuro se não falar em saúde mental e sua importância na vida dos trabalhadores. Afinal, pessoas saudáveis são mais felizes e entregam maiores resultados.

Portanto, estimular o cuidado com a saúde física e mental deve ser papel da empresa. É necessário pensar em campanhas e projetos e colocá-las em prática. Por que não firmar parcerias com profissionais qualificados em psicoterapia, atividades de yoga, academia ou massoterapia?

 

Flexibilidade das lideranças

A tendência ao modo colaborativo de trabalho levará a uma flexibilidade maior das lideranças. Será necessário mais do que nunca ouvir os colaboradores que trabalham na linha de frente, seguir os conselhos do setor de RH, finanças e marketing. Enfim, realizar um verdadeiro trabalho em equipe, sabendo gerir as demandas internas e externas à empresa, sempre de olho nos possíveis cenários futuros.

Bons líderes sabem conduzir sua equipe para obter bons resultados.

 

Gamificação

A gamificação tem sido amplamente divulgada e absorvida pelas empresas. Consiste em utilizar estratégias e elementos de jogos para incentivar e treinar os colaboradores.

No RH do futuro não pode faltar a mecânica do jogo e a competição saudável a fim de obter melhor engajamento da equipe.

 

Aprenda sobre o futuro do RH com Great Place to Work

O Great Place to Work (Melhor lugar para trabalhar) é uma consultoria que atua de modo global apoiando organizações a obterem melhores resultados.

A consultoria pode ser solicitada por empresas que desejam colocar as pessoas como centro em sua estratégia de negócios, tudo a ver com o RH do futuro!

Anualmente a consultoria analisa diversas empresas em vários países que concorrem a um selo de Great Place to Work, como a melhor empresa para trabalhar.

Para concorrer, a empresa deverá ter no mínimo 100 funcionários e um CNPJ registrado no país.

Veja seguir alguns indicativos das empresas premiadas pelo Great Place to Work.

 

Modelo de trabalho das empresas premiadas

Os modelos de trabalho das empresas premiadas seguem algumas tendências tais como:

1. Dispõem de jornadas flexíveis;

2. Praticam redução de jornada sem redução de salário;

3. Possuem horário híbrido de trabalho.

 

Feedbacks das empresas premiadas

A última pesquisa apontou que 66% das pessoas das empresas premiadas no Great Place to Work tiveram mais de três reuniões no período de um ano com seu gestor para discutir o próprio desempenho e receber feedback.

 

Motivos pelos quais os colaboradores permanecem nas empresas premiadas

Quando questionados sobre os motivos pelos quais os colaboradores permanecem na empresa, as respostas são as seguintes:

- Oportunidade de crescimento;

- Qualidade de vida (preocupação com saúde física e mental);

- Alinhamento de valores;

- Remuneração e benefícios;

- Estabilidade.

 

Benefícios fornecidos pelas empresas premiadas

Os seguintes benefícios são oferecidos pelas empresas premiadas pelo Great Place to Work, são eles:

- Universidade corporativa;

- Bolsa de estudos para graduação ou pós-graduação;

- Verba para o funcionário escolher onde utilizar;

- Curso de Idiomas;

- Coaching;

- Reembolso ou algum valor para uso em academias.

Afirmativas das empresas premiadas

As seguintes afirmativas foram colocadas em votação para os funcionários das empresas que deveriam concordar ou discordar em relação a sua própria empresa.

Muitos assinalaram as seguintes afirmativas:

 

●      As pessoas aqui são bem tratadas independentemente de sua cor ou etnia, orientação sexual, gênero e idade.

●      Tenho orgulho de contar a outras pessoas que trabalho aqui.

●      Quando se entra nesta organização, fazem você se sentir bem-vindo.

●      Este é um lugar fisicamente seguro para trabalhar.

●      Os gestores são honestos e éticos na condução dos negócios.

 

Tecnologia e gestão de pessoas andam de mãos dadas

A tecnologia e a gestão de pessoas devem andar juntas. Os softwares, a inteligência artificial, people analytics entre outros devem servir de apoio a uma gestão estratégica de pessoas.

O cenário atual é classificado como volátil, incerto, complexo e ambíguo e em meio a tantas transformações é necessário ter apenas uma certeza: todo investimento realizado nas pessoas, no capital humano, tende a trazer ótimos retornos à empresa.

 

Analistas e gestores de RH

O RH vem sendo mais valorizado dentro das empresas e isso abre espaço para atuar de modo mais estratégico e efetivo.

Será necessário atuar para desenvolver as novas competências tecnológicas na equipe e também lidar com os avanços tecnológicos do próprio setor.

Além disso, será necessário poder transitar entre os setores da empresa buscando melhorar o desempenho para todos.

Entre as habilidades de um analista ou gestor de RH devem estar: o foco no negócio, multitarefas, senso de dono e atuação estratégica.

 

Plataforma para gestão de RH e DP

O futuro do RH não está nos arquivos de papel ou nas planilhas manuais. Esse setor necessita de agilidade e tecnologia para poder se dedicar à estratégia do negócio, às pessoas, seleções e treinamentos.

Portanto, uma plataforma de gestão de RH é indispensável para atuação no RH do futuro.

O colaborador também deverá ter acesso a um aplicativo onde possa acessar suas principais informações de trabalho como registro do ponto e holerites.

Se a empresa dispor de uma comunidade de aprendizagem também acessível por aplicativo, será melhor ainda.

 

O futuro do RH

Entender que o futuro do RH trata mais da gestão de pessoas que a alta tecnologia em si é um ponto importante. O futuro está na atração de talentos, no desenvolvimento das habilidades e competências das pessoas, na capacidade de construir bons relacionamentos de trabalho, no plano de carreira, enfim em um bom ambiente de trabalho.

Uma empresa é feita de pessoas e quanto mais se compreende que as pessoas estão mais dispostas a cooperar com quem coopera com elas, mais fácil é compreender a relação estabelecida entre empresas e trabalhadores.

Ser um Great Place to Work (Melhor Lugar para Trabalhar) deveria ser o ideal de qualquer empresa, ainda que não possua muitos recursos, ainda que não disponha de alta tecnologia ou de uma grande equipe de trabalho.

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar