Vida Corporativa

Tempo para descontração e o aumento na produtividade dos colaboradores

Nataly Seguro
12/11/2021

O bem-estar e os ótimos resultados podem andar lado a lado no ambiente profissional

No cotidiano das empresas o assunto “produtividade” está sempre em pauta, o objetivo é medir o nível de produtividade das equipes e individual de cada colaborador para buscar clareza sobre as mudanças necessárias que devem ser implementadas para ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários. Um dos fatores chave da produtividade é conseguir conciliar na rotina diária uma boa gestão de tempo e das atividades.

O que é produtividade

A produtividade está relacionada a otimização, capacidade de trabalho do colaborador, tempo para realizar uma tarefa e até o valor de determinado serviço. O conceito de produtividade é definido analisando uma série de fatores que envolvem a realização de uma tarefa, dentre eles está a qualidade e precisão aplicada na tarefa, a otimização do tempo usado, a boa gestão e organização do tempo e das demais tarefas. A produtividade tem dois indicadores de medida: qualidade/quantidade de trabalho que é realizado usando um tempo menor e com menos recursos.

A importância da produtividade para empresas

A produtividade de determinada pessoa ou setor impacta diretamente no resultado final de um projeto/serviço e afeta consequentemente os rendimentos da empresa, nível de crescimento e muitas vezes até na imagem empresarial. Por isso é importante analisar os números relacionados à produtividade dos seus colaboradores e criar estratégias para que eles possam desenvolver essa habilidade.

Treine e incentive 

A produtividade varia de profissional para profissional, alguns são mais produtivos e outros não, mas essa aptidão pode ser desenvolvida. Invista em treinamentos e incentivos na rotina diária da empresa para estimular a produtividade das equipes. 

A produtividade está ligada principalmente à organização de tarefas por hierarquia e prioridade, ou seja, gestão do tempo, das atividades e gestão pessoal. Essas características podem ser desenvolvidas com cursos, treinamentos e workshops. Como incentivo, crie metas e recompense todos que conseguirem atingi-las. Investir nos seus funcionários pode ser mais benéfico do que fazer novas contratações.

Rotina flexível

As pessoas são diferentes e têm mecanismos de trabalho e funcionamento diferentes. Muitas são mais produtivas em horários não convencionais, pensando nisso a tendência em empresas de diversos setores é flexibilizar o horário e a rotina de trabalho, valorizando a individualidade e bem-estar dos funcionários. Algumas formas de aplicar isso na rotina da sua empresa é adotar o modelo home-office com alguns profissionais trabalhando de forma remota, ou mudar as regras do horário comercial engessado, permitindo que os funcionários cumpram as suas horas de trabalho dentro de um período dinâmico.

Equilíbrio entre produtividade e lazer

Outro ponto que deve ser levado em consideração ao pensar em soluções para aumentar a produtividade dos colaboradores é a relação entre produtividade e tempo de pausa e tempo para descanso e lazer. Pessoas cansadas, exaustas, com excesso de trabalho e sob pressão não serão produtivas, pelo contrário, elas poderão até trabalhar muito, mas com baixo desempenho e muitas vezes entregando trabalhos cheios de falhas.

Além disso, cresce a cada dia o número de doenças relacionadas ao trabalho excessivo. Para evitar que os seus funcionários passem por esses problemas, incentive e possibilite que eles tenham tempos de pausa na rotina de trabalho e após o trabalho um tempo específico para desligar de qualquer assunto relacionado ao serviço para que possam descansar adequadamente ou ter um momento de lazer. Isso é extremamente importante para manter a saúde física e mental do seu funcionário.

Como aumentar o bem-estar

Outra maneira de propagar o bem-estar dentro da sua empresa e consequentemente o aumento da produtividade, é investindo em momentos de lazer em conjunto. Lazer e descontração no ambiente de trabalho criam um clima leve, alegre, relaxado e com muita produtividade.

Experiência Vinho Tinta

A Vinho Tinta promove o bem-estar e a confraternização nas empresas por meio da experiência de pintar telas e degustar vinhos. Pessoas que nunca pintaram na vida se emocionam com a sensação de criar algo único pela primeira vez na vida. Essa atividade é relaxante e motiva os funcionários, muitas empresas têm aderido a essa experiência. Para saber mais entre em contato conosco!

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar