Team Building

Tendências no team building para equipes híbridas

Maria Isabel França
13/1/2022

A pandemia de Covid-19 com certeza mudou o jeito com que nós pensamos e fazemos as nossas atividades. No campo profissional, nós vimos a mudança do trabalho, até então majoritariamente presencial, para o home office. 

Os dois modelos trazem prós e contras para os colaboradores, mas as empresas parecem ter notado que um dos segredos pode ser o equilíbrio entre os dois, o chamado estilo híbrido: muitas equipes hoje se revezam entre o presencial e o trabalho de casa. Assim, pode-se aproveitar o melhor dos dois e ainda manter a segurança nesse momento de pandemia.

Com essa solução, acaba surgindo mais um desafio, o de gerir e manter uma equipe híbrida sempre integrada e motivada. Afinal, como garantir que um time que não está sempre no mesmo lugar, trabalhe sempre em sinergia?

Isso pode ser resolvido com um bom team building, isto é, um plano de ‘construção de equipe’, para estimular nos colaboradores um sentimento de pertença e coletividade.

Então para que sua equipe híbrida permaneça motivada e pensando coletivamente, aqui vão algumas tendências de team building para o trabalho híbrido em 2022.


Compreensão e abertura

Com tantas transformações que vivemos nesses últimos anos, principalmente no que tange às relações intra e interpessoais depois do isolamento, a questão da preocupação com a saúde mental e inteligência emocional tem sua importância cada vez mais evidenciada.

É importante que a pessoa trabalhe com uma equipe e uma liderança nas quais ela sinta abertura para deixar transparecer suas ideias e opiniões e que também compreenda suas dificuldades tanto profissionais quanto pessoais.

Para manter sua equipe firme e forte, uma área que tende a ser focada no desenvolvimento de colaboradores e consequentemente em ações de team building, são as Soft Skills, ou seja, incentivar tanto o autoconhecimento e a busca por uma maior inteligência emocional, quanto às habilidades de comunicação, para não deixar existam falhas de entendimento entre a equipe.

Pensar no desenvolvimento de cada colaborador individualmente é essencial, pois uma equipe forte é formada por fortes indivíduos.


Equipes com maior diversidade

É possível que as equipes híbridas tenham vindo para ficar, então é um bom momento para pensar em aumentar a diversidade de seu time, pois já não importa onde os colaboradores estão localizados, o que torna essa uma oportunidade de variar sua equipe entre pessoas de diferentes cidades, estados e por que não, países. 

Com cada integrante possuindo um background e cultura diferentes, você tem variados pontos de vista, o que garante sempre uma maior criatividade e inovação no desenvolvimento de ideias e projetos, o que é relevante para seu team building, pois a equipe se sente mais motivada e integrada. 

E não é só daí que vem a diversidade. Além de características adquiridas como a cultura local e a experiência de trabalho, as características inerentes como gênero e raça também fazem a diferença na produtividade e potencial inovativo da equipe.


Estratégia de Onboarding diferenciada

O Onboarding, ou seja, o processo de boas-vindas e integração de um novo membro na empresa sempre foi muito importante. Afinal, é nesse processo inicial que o funcionário fará constatações sobre sua função e sobre o ambiente e clima do trabalho, e ele também é uma etapa importante para seu team building.

Segundo este artigo da Forbes, empregadores chegam a perder 17% de seus novos colaboradores num período de 90 dias devido a um onboarding ineficiente, e que atividades padrões como treinamentos, acompanhamento e feedback podem aumentar a retenção de funcionários em 50%.

Em uma realidade onde as equipes possam estar mais separadas, o desafio de fazer uma boa integração aumenta: já não se pode contar com a socialização e conexão orgânica entre as pessoas, é preciso pensar em ações de team building para facilitar a boa comunicação entre os colaboradores. O que nos leva ao nosso último tópico.


Tecnologia como auxiliadora e maior frequência de eventos de team building para construir conexões

Para reunir um grupo de pessoas que não estão fisicamente no mesmo espaço, só existe uma maneira: recorrer cada vez mais a tecnologia. Já houve um aumento considerável na procura e utilização de ferramentas de reuniões online desde 2020, e elas têm sido aliadas também na hora de realizar eventos de team building.

É preciso, porém, tomar um cuidado especial para que eventos realizados através de plataformas online não sejam algo mecânico, mas que levem realmente aos participantes um momento de conexão. Para que o time tenha essa união natural, uma das coisas que serão necessárias é uma maior frequência nas ações e eventos com essa finalidade.

Então, é tendência que eventos de team building passem a ser realizados mais vezes, para que a empresa facilite e induza a construção de laços entre os membros da equipe e mantenha sua cultura organizacional.

Aqui na Vinho Tinta, também foi notado um aumento na procura por atividades em equipe ao longo de 2021, e a procura é cada vez maior.


Por fim…

Segundo uma pesquisa da Microsoft, o trabalho flexível é uma novidade que veio para ficar e é uma realidade inevitável, então é algo que devemos aprender a lidar. Mas esse é um desafio que inovará o jeito como as equipes são vistas, e auxiliará no o bem-estar de todos os colaboradores.

O segredo para manter e gerenciar equipes híbridas é manter-se antenado com as novidades do mercado e se preocupar em criar laços fortes e duradouros entre time e liderança, utilizando o team building como ferramenta para aumentar os cuidados com a integração de novos membros e gerar conexão por meio de eventos que realmente proporcionem aos participantes um momento de engajamento e trabalho em equipe.


Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências