Os desafios do Endomarketing no trabalho home office durante e pós COVID-19

O que as equipes do endomarketing, comunicação corporativa, RH corporativo e RH treinamentos estão enfrentando e o que vem pela frente.

Trabalhar com pessoas é sensacional, receber os resultados da pesquisa organizacional com a satisfação dos colaboradores com a empresa lá em cima é fantástico, e quando saímos na “great place to work”?

É realmente maravilhoso! Mas o que o as pesquisas e muita gente não vê é que para chegar até ali foi preciso suar muito a camisa.

Antes dava para sentar com a equipe, alguns gestores, pegando inputs daqui, feedbacks dali, ir em feiras, pesquisada online… Era mais dinâmico o processo. Dava para sentar, olhar no rosto das pessoas, escrever no flip-chart (ê saudade de rabiscar um flip chart né minha filha?).

Era bom mesmo com situações como essa XD

Não era fácil, mas dava para sentir a energia das pessoas de uma forma diferente, o clima que ficava na reunião quando definiam alguma coisa. Se antigamente fazer uma ação demandava brainstorming, definição de budget, logística, área alvo, alinhamento com valores da empresa, cotação…

Imagina agora durante este período da pandemia onde todos tivemos que nos adaptar com o home office. Mas ei, fica tranquilo, o desafio só aumenta!!!

Entre o escritório e o home office

Provavelmente você já leu algumas pesquisas de que no pós pandemia as equipes continuarão 100% home office, ou de uma forma híbrida (alguns dias em casa e outros na empresa).

Aí sobra pra quem se virar nos 30 e manter o clima organizacional ou até mesmo melhorá-lo? Isso mesmo, você! Mas eu não disse que ia ser chato… 

Agora você tem a chance de engajar não somente o colaborador, mas ele e sua família, sua casa, o ambiente no qual ele pode ser 100% ele.

Todo mundo já deu risada durante a reunião quando escuta no fundo do áudio de alguém uma criança chamando o papai ou a mamãe ou o gato que se enfiou na frente da câmera.

Quem não lembra dessa cena?!

Está aí uma das chaves do sucesso, envolve toda essa galera e ambiente!

Se programa para fazer ações na empresa, até porque há pessoas que gostam de estar ali na firma, mas procure fazer algo home office também.

Antes de fazer este texto estava no LinkedIn e apareceu daqueles posts que quem prefere home office da um joinha, quem gosta de ir na empresa dá um coraçãozinho. E neste que eu vi, a maioria preferia home office.

Então faça ações que sejam simples, pede para todos tirarem uma foto com seu pet, faz uma montagem e coloca essa foto no escritório. Pede para cada um fazer uma pintura e faz uma montagem com as obras de arte da equipe!

Incentive que os gestores das áreas façam essas ações

Quem melhor que eles para saber o que sua equipe quer? Seu desafio será bem difícil, mas vai ser muito legal também! As oportunidades que estão à sua frente são enormes.

Você pode ser a pessoa que fez a diferença na sua empresa, pode ser o case que bombe nas mídias, pode ser a pessoa que alguém chegue para você e fale “obrigado, você fez meu dia mais leve”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp