Skills

Como evitar falhas de comunicação no ambiente corporativo

Vinho Tinta
17/4/2023

Pense aí, quantas vezes você já se comunicou hoje? Que tipo de comunicação você está considerando nesse pensamento? A comunicação ocorre o tempo todo quando há duas ou mais pessoas envolvidas. Com a facilidade da internet, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, a comunicação se tornou ainda mais dinâmica e multifocal.

Dentro das empresas a comunicação engloba a gerência, os colaboradores, os clientes. É uma dinâmica muito rápida e intensa de fluxo de informações.

Por esses motivos, gerenciar a comunicação empresarial é uma tarefa complexa.

 

Comunicação no ambiente corporativo

A comunicação no ambiente corporativo é a troca de informações e ideias em uma organização.

Uma boa comunicação é essencial no local de trabalho para que as empresas trabalhem de forma eficaz e produtiva.

Quanto maior a frequência de informações precisas e de qualidade entre colaboradores e líderes, maior será a produtividade e o comprometimento.

Os colaboradores que se comunicam efetivamente com seus colegas e líderes são valiosos ativos para as empresas.

 

Por que a comunicação é tão importante no ambiente corporativo?

●            Evita confusão;

●            fornece propósito;

●            promove uma cultura empresarial transparente;

●            cria responsabilidade; e

●            constrói produtividade e crescimento.

Comunicação eficaz no local de trabalho é fundamental para alcançar todos os objetivos de negócios, pois define metas organizacionais e ajuda os colegas de trabalho a colaborar melhor uns com os outros.

No entanto, nem toda a comunicação no ambiente corporativo é criada da mesma forma. Algumas empresas sofrem de má comunicação, resultando em atrito, frustração e confusão.

 

Falha na comunicação

A falha na comunicação cria um ambiente tenso onde as pessoas não são motivadas a serem produtivas e não são inspiradas a colaborar. Essa falta de motivação afeta como os colaboradores se relacionam com os clientes, afetando negativamente os resultados. Então, o que é exatamente uma comunicação falha e quais são suas causas e efeitos?

 

A comunicação falha no ambiente corporativo

A comunicação falha no ambiente corporativo ocorre quando há uma discrepância entre o que é dito e o que é ouvido, seja entre colegas ou entre um funcionário e um gerente. Mais especificamente, o entendimento entre duas pessoas não é mútuo quando a pessoa que está sendo comunicada entende mal o que você está comunicando a ela.

Por exemplo, o líder estabelece um prazo para entregar dados na sexta-feira para seu funcionário, e o funcionário não tem nenhum problema em obter os dados na sexta-feira. Na superfície, pode parecer um exemplo de boa comunicação.

No entanto, o funcionário pode pensar que tem até as 5h para entregar os dados quando realmente precisar deles na sexta-feira, às 10h. Esse problema com os prazos ocorreu devido a falha na comunicação, uma vez que o entendimento para o prazo não foi comunicado diretamente entre as partes.

 

Quais são as causas da falha de comunicação no ambiente corporativo?

Confira a seguir exemplos que podem causar falhas na comunicação dentro do ambiente corporativo:

 

Liderança fraca

Os colaboradores observam como agem seus líderes e superiores diretos. Portanto, uma boa comunicação deve partir da alta direção da empresa, é a partir dali que os colaboradores se sentirão motivados, produtivos e inovadores.

Os bons líderes comunicam claramente objetivos, metas e visões futuras. Enquanto os líderes fracos, são indecisos e incapazes de inspirar a equipe.

A falha de comunicação da liderança para com seus liderados pode resultar em falta de informação.

Os clientes vão buscar por respostas e os funcionários não saberão responder, pois os seus gerentes diretos não lhes deram o suporte necessário.

Então, todos ficam mais confusos e frustrados do que quando começaram.

 

Objetivos pouco claros

Metas e objetivos claros são fundamentais para alcançar os objetivos do negócio e a lucratividade.

O bom andamento de uma empresa e a prosperidade nos negócios acontece quando os colaboradores estão atentos e sabem o que os seus líderes esperam deles.

Quando a alta direção e as lideranças diretas não conseguem fornecer uma direção, isso não só leva à confusão e frustração, mas também podem impactar negativamente no desempenho dos colaboradores.

 

Feedback limitado

Feedback é "informação fornecida sobre aspectos do desempenho ou compreensão de alguém".

O feedback eficaz, tanto positivo quanto negativo, é muito útil, pois fornece informações valiosas para tomar decisões importantes no futuro.

As empresas com melhor desempenho possuem feedback consistentemente para se tornarem ainda melhores.

Quando o feedback do líder é limitado, os colaboradores não entendem claramente suas ações atuais e continuam a ter um desempenho inferior em comparação com os padrões esperados.

 

Colaborador desmotivado

Quando um colaborador perde o interesse em seu trabalho ou na empresa, ele é considerado desmotivado.

Os colaboradores que se sentem desmotivados, muitas vezes, também se sentem desvalorizados ou até desrespeitados, apesar de possuírem capacidade e talentos.

Isso leva-os a se tornarem improdutivos, desconsiderando as linhas abertas de comunicação em vez de ajudar a levar a empresa adiante.

Restaurar a motivação dos colaboradores pode envolver reavaliar a cultura do local de trabalho e pensar sobre o que é preciso para criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas sintam-se valorizadas.

 

Diversidade Cultural no ambiente corporativo

Os ambientes de trabalho estão ficando cada vez mais diversificados e isso ajuda as empresas a crescerem.

No entanto, um desafio de aumentar a diversidade no local de trabalho pode resultar em falhas de comunicação. Isso porque pessoas diferentes, de origens distintas, irão transmitir mensagens, cada um a seu modo. As interpretações das mensagens serão diferentes.

 

Quais são os efeitos das falhas de comunicação no ambiente corporativo?

Os efeitos da má comunicação no ambiente corporativo impactam diretamente no clima organizacional, nas relações e nos negócios, podendo prejudicar a imagem da empresa interna e externamente.

Ambiente de trabalho imprevisível

As falhas na comunicação causam falta de previsibilidade e estabilidade dentro do local de trabalho, levando a um ambiente desconfortável.

Os colaboradores podem não entender claramente seus objetivos para a semana ou podem entender mal o processo de um projeto, levando à falta de produtividade e ineficácia em seus trabalhos.

Os líderes e suas equipes têm a responsabilidade de facilitar um diálogo ativo, a fim de criar um ambiente de trabalho estável para realizar um bom trabalho.

 

Colaboração menos eficaz

Colaboração e comunicação andam de mãos dadas. Se os colaboradores são incapazes de se comunicarem de forma eficaz, é muito provável que a colaboração também seja eficaz.

A colaboração no local de trabalho é importante de muitas maneiras, desde a promoção da autoanálise e resultando em uma resolução eficiente de problemas. Os efeitos das falhas de comunicação no ambiente organizacional definem cada projeto colaborativo para o fracasso, e quase tudo no local de trabalho do século XXI é uma colaboração.

 

Conflito no local de trabalho

Os efeitos da falha na comunicação podem fazer com que as tensões aumentem, resultando em um conflito potencial entre os colaboradores.

Essa falha na comunicação pode fazer com que os colaboradores façam suposições erradas, como transferir a responsabilidade de seu trabalho para outro colega, quando essa tarefa não foi discutida anteriormente entre uma equipe.

 

Moral baixa

Com a falha na comunicação, os colaboradores podem ter mais dificuldade em atender às expectativas e gerar atrasos. Isso pode deixá-los com um sentimento de culpa, constrangimento ou até mesmo baixa autoestima.

O baixo moral no local de trabalho deve ser abordado imediatamente, para que os colaboradores possam manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal e continuar trabalhando de forma eficiente.

 

Melhorar a Comunicação da Empresa

De funcionários desmotivados a conflitos no local de trabalho, a falha de comunicação afeta negativamente a produtividade de um ambiente corporativo. Para combater esses problemas de comunicação é necessário implantar um sistema de comunicação efetivo e eficaz.

Melhorar a comunicação pode ser muito valioso para os negócios e aumentar a produtividade. As empresas devem priorizar o investimento na melhoria de sua cultura de comunicação, seja por meio de treinamento adicional dos líderes ou adoção de novas tecnologias para manter uma linha aberta de comunicação.

1.   Tenha estratégias de comunicação corporativa

Uma boa comunicação no ambiente corporativo exige estratégia. É necessário estabelecer a cultura da informação, reforçando sempre que a comunicação deve chegar às pessoas certas com a quantidade de informação necessária, nem a mais e nem a menos.

É preciso definir os responsáveis pela comunicação, existem comunicações que são para toda a empresa e podem ser feitas pelos canais corporativos, enquanto existem informações que são destinadas a determinadas áreas da empresa ou pessoas específicas, é só saber diferenciar.

 

2.   Use os líderes para comunicar

Os líderes são os maiores responsáveis em repassar as informações aos seus colaboradores. Por isso o líder não deve ser avesso a falar com o público, é necessário que ele transmita as informações tanto pessoalmente quanto por outros meios.

O líder deve ser um comunicador, saber transmitir sua mensagem de forma clara e objetiva a fim de que seja compreendida por toda a equipe.

 

3.   Utilize o endomarketing

É importante investir e utilizar instrumentos de comunicação interna, o chamado endomarketing. Um folheto mensal ou um memorando, seja de forma física ou virtual auxilia na comunicação das atividades internas, datas importantes na empresa e campanhas que estejam ocorrendo.

Com uma boa organização, ao invés de emitir diversos comunicados fracionados, tudo pode ser concentrado nesse tipo de comunicação onde todos possam consultar para se informar.

 

4.   Utilize a intranet

Intranet é um site ou portal que os funcionários podem acessar para compartilhar e inserir informações com outros profissionais dentro da empresa. Essa tecnologia pode ajudar a promover a comunicação entre os membros da equipe e permitir que eles enviem mensagens, criem conteúdo para a empresa, compartilhem documentos e colaborem.

Os colaboradores também podem usar a intranet para gerenciar tarefas e compartilhar atualizações de projetos para garantir que todos os membros da equipe cumpram os prazos exigidos.

 

5.   Priorize o feedback

Permitir que colaboradores e clientes entrem em contato com a empresa facilmente com suas preocupações ou perguntas é uma maneira eficaz de melhorar as comunicações internas e externas. Isso pode fazer com que os consumidores e membros da equipe sintam que a organização se preocupa com suas opiniões e leva suas preferências e solicitações a sério.

 

6.   Use métodos de comunicação modernos

Manter-se atualizado com as mais recentes tecnologias de comunicação, como as mídias sociais, pode ajudar uma empresa a alcançar uma variedade de membros de seu público-alvo. As organizações também podem contar com ferramentas como mensagens diretas e chamadas de vídeo para melhorar a comunicação com colaboradores remotos e de longa distância.

 

As falhas de comunicação prejudicam os colaboradores, clientes e o ambiente corporativo como um todo. Por esses motivos, é importante investir em métodos, maneiras e canais de comunicação que possam minimizar os problemas causados pelas falhas de comunicação.

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar