Vida Corporativa

Como fortalecer a cultura organizacional da empresa no trabalho remoto?

Nataly Seguro
18/1/2022

Quando pensamos no trabalho remoto, imaginamos que com cada colaborador em sua casa, o time estará menos conectado, mas o trabalho remoto não é sinônimo de “trabalhar sozinho”. Dessa forma, ele não deve impactar na cultura organizacional de sua empresa, basta saber conciliá-lo de forma criativa e estratégica, a empresa precisa então se reinventar e se adaptar ao novo cenário, quando esse for o caso.

Um dos pontos que mais influenciam na cultura organizacional, é o pensamento colaborativo, uma equipe engajada permite a entrega de trabalhos de qualidade, a satisfação e a identificação com a cultura da empresa, que permite que os colaboradores criem um senso de identidade e pertencimento.

Mas como posso fortalecer a cultura organizacional de forma criativa, no trabalho remoto?

1. Utilizando o momento e o canal correto, sua mensagem pode ter um impacto muito maior, um exemplo é aproveitar reuniões para inserir o discurso da cultura organizacional em apresentações, ou ícones, de forma sutil, garantindo que os mesmos estejam relacionados e claros, e garantindo o alinhamento dos gestores com as novas abordagens;

2. A comunicação deve ser clara com a equipe, com reforço da confiança entre os times. Os gestores devem estar à disposição para apoiar e orientar, apresentando predisposição para estimular o trabalho coletivo e servir de inspiração para que os outros colaboradores vejam, em suas atitudes e comportamentos, a abertura e facilitação da comunicação;

3. Acompanhe, reconheça e compartilhe ações e comportamentos de colaboradores, que ajudaram a reforçar a cultura organizacional no dia a dia, lembre-se que a cultura é potencializada a partir de mensagens não verbais pelos colaboradores, a respeito do que é valorizado;

4. Todos os olhos agora estão voltados ao computador, por que não criar um wallpaper criativo para compartilhar com todos? Assim reforça-se os valores e a cultura da organização de forma criativa, em diferentes formatos e canais;

5. Garanta a transparência e rotina de comunicação entre o time, bem como, a construção em conjunto e valorize a colaboração que entrega resultados e compartilha aprendizados;

6. Promova ações de engajamento: team building, confraternizações, partilha de leituras, concursos, sorteios online, lives entre colaboradores, campanhas internas entre equipes, webinars com conteúdos de interesse. Inove na hora de propagar conhecimento e desenvolver sua equipe. 

Empresas que priorizam o tema da cultura organizacional, estão obtendo inúmeros resultados e diferenciais em relação à retenção e atração de talentos, além de garantir resultados exponenciais, ela ultrapassa limites da empresa e influencia, por exemplo, na percepção de investidores, clientes e parceiros.


De acordo com os líderes em cultura e negócios, John P. Kotter e James L. Heskett (na obra A Cultura Corporativa e o Desempenho Empresarial), as empresas que implementam esforços focados em cultura organizacional:


– Cresceram 4x mais do que negócios que não se importaram com isso;

– Geraram 7x mais empregos que a média;

– As ações/valuation aumentaram 12x mais;

– E a relação desempenho e lucro chegou a ser até 750 vezes maior do que empresas sem culturas adaptativas.


Ou seja, precisamos desconstruir a ideia de que altos salários irão manter um funcionário qualificado.


 É preciso ter identidade, e isso é ela é obtida com a construção de uma cultura organizacional forte e contagiante. Lembrando que não existe certo ou errado,  cada empresa irá criar o seu próprio modelo a ser seguido.


 Também não significa que este modelo deve ser definitivo, e sim algo que se molda e se adapta ao longo do tempo. A flexibilidade e resiliência são sempre boas aliadas para manter uma cultura organizacional orgânica, e vão garantir que os colaboradores estejam confortáveis com o ambiente gerado por elas.


Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências