Vida Corporativa

Como melhorar a cultura organizacional na empresa?

Vinho Tinta
14/2/2023

Cultura é tudo aquilo que diz respeito às pessoas pertencentes a determinado grupo ou região e pode ser percebida por meio de vestimentas, rituais e comportamentos. A cultura organizacional vai falar sobre como as pessoas se vestem e se comportam dentro da empresa e também sobre suas crenças, rituais e valores compartilhados.

Continue lendo esse artigo e compreenda os aspectos que fazem melhorar e fortalecer a cultura organizacional da empresa.

A cultura organizacional

Cada empresa possui seu próprio conjunto de crenças, valores, normas de conduta e relacionamento. E esses costumam ser parte da cultura organizacional. Em uma cultura organizacional existem aspectos que podem ser percebidos e observados pelas pessoas e outros aspectos ocultos que não são tão facilmente percebidos pelas pessoas.

Aspectos da cultura organizacional que podem ser observados por todos

A infraestrutura, cores, móveis, o uniforme dos colaboradores, as habilidades e conhecimentos necessários para a realização das tarefas, os relatórios gerados, os equipamentos hardware e software, entre outros.

Aspectos da cultura que não podem ser observados por todos

Os sentimentos, as capacidades individuais, a confiança, o compromisso, a lealdade, as relações internas, a resiliência, a reciprocidade e o bem ou mal-estar.

Onde nasce a cultura organizacional?

A cultura organizacional nasce da mentalidade de seu primeiro fundador. Como a cultura da Disney idealizada por Walt Disney para ser perpetuada mesmo após seu falecimento. A empresa nasceu de uma ideia ousada, ninguém queria financiar o projeto de um desenho de um rato falante. Mesmo assim Walt Disney persistiu, depois fundou o seu próprio parque temático e conseguiu fazer dele um negócio diferente de qualquer outro que existia, não é preciso dizer que deu tão certo que permanece até hoje.

Um comportamento imitável

O desejo de Walt Disney era de que seus parques fossem sempre limpos, por isso ele instalou lixeiras há poucos metros uma da outra e começou a dar exemplo: sempre que via um lixo no chão, não hesitava em abaixar-se para juntar e pôr na lixeira. Esse comportamento deveria ser replicado pelos demais líderes e equipes.

Elementos da cultura organizacional

A cultura organizacional contém elementos básicos, vamos conhecê-los?

Artefatos

Os artefatos pertencem ao grupo de tudo que pode ser visto em uma cultura organizacional. São exemplos: vestimenta, estrutura física, linguagem, rituais e hábitos.

Valores

Os valores pertencem ao código de conduta da empresa e expressa a maneira como as pessoas deveriam se comportar: com respeito, honestidade e transparência, por exemplo.

Herói(s) e história

Toda empresa possui uma origem, muitas vezes atrelada à história de um empreendedor ou empreendedora, ou de um grupo de amigos, ou de um grupo familiar.

A história da empresa deve ser valorizada e perpetuada. Todos os membros devem aprender algo com a história de sua empresa e essa história deve ser pautada por valores compartilháveis com as próximas gerações

A importância de uma cultura organizacional

A cultura organizacional será muito influenciada pelo seu fundador e as respectivas lideranças. Será também o reflexo da ética e da moral que a empresa possui. É ela quem guia a empresa.

A cultura organizacional terá um impacto expressivo na motivação dos trabalhadores. Pois ela se relaciona com a missão, valores, propósitos e condutas dentro da empresa.

Quanto mais definida, forte e justa for a cultura organizacional, maior será a prospecção e retenção de talentos, aumento da produtividade e redução de taxas de rotatividade de pessoal dentro da empresa.

Tipos comuns de cultura organizacional

De acordo com Charles Handy, existem quatro principais tipos de cultura organizacional:

Cultura de poder

A cultura de poder centraliza as tomadas de decisões em uma ou poucas pessoas, o foco de todo trabalho é o resultado. Colaboradores com menor hierarquia devem seguir as decisões de seus superiores sem muita autonomia para opinar.

Geralmente esse modelo de cultura organizacional de poder está presente em pequenas empresas. A liderança nesse cenário possui tendência patriarcal, impulsiva e carismática.

Cultura de papéis

A cultura de papéis está focada na função que cada colaborador exerce dentro da empresa. Cada um deve ter o seu papel bem definido e seguir as predeterminações do cargo. Na cultura de papéis os processos costumam ser engessados e existe pouca interação entre os setores da empresa.

A consequência de uma cultura de papéis enraizada é a lentidão nos processos. 

Cultura de tarefas

A cultura de tarefas é uma cultura voltada às soluções de problemas onde os colaboradores são capacitados para lidar com essas situações.  Cada situação problema é encaminhada ao profissional mais capacitado para resolvê-la.

Nessa cultura de tarefas o colaborador possui maior responsabilidade e também autonomia para resolver os problemas. Assim sendo, a criatividade é valorizada e se sobrepõe às regras.

Cultura de pessoas

A cultura de pessoas valoriza muito os colaboradores da empresa. Existe um incentivo ao crescimento e o desenvolvimento de talentos, assim como um plano de cargos e salários. Existe maior interação entre os setores e equipes da empresa.

Nessa cultura entende-se que a empresa só existe devido ao trabalho, desempenho e dedicação dos colaboradores juntos a gestão para conquista dos objetivos do negócio.

Como construir a cultura organizacional da sua empresa?

A cultura organizacional parte da missão e visão da empresa e com a interação e comunicação entre as pessoas e o ambiente.

Entretanto, construir uma cultura organizacional forte não é algo a ser feito do dia para a noite. Confira ações que podem ser colocadas em prática para construir uma cultura organizacional empresarial:

1. Defina a missão, a visão e os valores

Missão, visão e valores fazem parte do planejamento estratégico da empresa e também é o alicerce norteador das pessoas, ações e processos.

É a partir dessas definições que muitas coisas ficam claras, tais como: o foco da empresa, os propósitos, a relevância de seus produtos ou serviços para a comunidade.

2. Preze pela apresentação estrutural

As empresas que operam no modelo presencial, ainda precisam se preocupar com sua estrutura física, construção, sala, móveis e iluminação também fazem parte da identidade da empresa.

Não basta dizer que a empresa preza pelas relações com os clientes, é preciso ser um ambiente acolhedor e buscar tratar bem o seu cliente. Aquela mesa com água e café, um local de recepção ou espera é necessário.

3. Invista nas pessoas

As pessoas quando se identificam com a missão e valores da empresa e percebem que existe esforço para colocá-los em prática, tendem a serem multiplicadoras dessa cultura.

Reconhecer e valorizar os colaboradores é uma ação que fortalece a cultura organizacional e contribui para um bom ambiente de trabalho e clima organizacional.

4. Monte um Culture Code

O Culture Code é o código de cultura organizacional da empresa. Toda empresa deve possuir um manual, código, livro de procedimentos, entre outros nomes. Todos esses são documentos que expressam o planejamento estratégico da empresa, normas de conduta e procedimentos.

Esses documentos são importantes para saber exatamente o que esperar da empresa e como proceder diante das situações do dia a dia que se apresentam.

Como conservar a cultura organizacional?

Quando nasce uma empresa o empreendedor sabe exatamente o que deseja, quais são seus sonhos e o que representa a empresa para ele. Entretanto, com o passar do tempo a empresa tende a crescer e precisará de mudanças.

Não há nada de errado em modificar algumas estruturas da cultura organizacional considerando o seu desenvolvimento. No entanto, saiba que existem princípios que são imutáveis.

A cultura organizacional deve se adaptar à nova realidade da empresa, acompanhando as novas tecnologias, comportamento do público consumidor, mas sempre mantendo seus princípios básicos estabelecidos.

Desvantagens por não ter uma cultura organizacional definida

1. Falta de profissionais adequados

Não ter uma cultura organizacional definida atrapalha no momento de realizar o recrutamento e seleção de novos colaboradores. Pois corre-se o risco de escolher pessoas não alinhadas aos propósitos da empresa.

Escolher alguém com o mínimo de formação exigida e com tempo disponível para trabalhar não é o melhor critério de seleção.

É necessário compreender um pouco mais a fundo se o candidato possui valores compatíveis com a empresa.

2. Falta de alinhamento

O alinhamento ocorre quando todos compreendem suas tarefas e os motivos pelos quais a realizam. Cada um deve estar em seu cargo adequado e entender a sua função.

Quando cada um faz o que quer ou todos querem “mandar” e ninguém deseja realizar, o fracasso já bateu à porta há muito tempo.

3. Falta de comprometimento

A falta de comprometimento é uma via de mão dupla, quando o colaborador não tem bem claro seu papel na empresa e percebe que sua presença ou ausência não faz muita diferença, ele se torna descomprometido

O descomprometido está ali apenas para cumprir seu horário e receber seu salário e nada mais.

4. Falta de integração e comunicação

A falta de uma cultura organizacional bem definida gera falta de integração e comunicação nas equipes. Pois não existem parâmetros a serem seguidos, nem valores e virtudes a serem preservados.

As informações devem partir de uma fonte segura e não serem contrárias em nenhum momento.

Diferença entre cultura e clima organizacional

O clima organizacional está atrelado à cultura organizacional da empresa e se encontra em uma parte oculta que não pode ser vista por todos.

O conceito de clima organizacional se refere à qualidade do ambiente de trabalho e a percepção que as pessoas têm de seus relacionamentos profissionais dentro da empresa.

Uma cultura organizacional bem definida contribui para um bom clima organizacional.

O indicativo de um bom clima organizacional são colaboradores engajados, participativos, redução de rotatividade de pessoal e satisfação.

O RH da empresa e a cultura organizacional

O setor de recursos humanos é estratégico e auxilia na propagação da cultura organizacional dentro da empresa. A contribuição do RH não ocorre apenas no momento do recrutamento e seleção, onde deve escolher os candidatos com maior afinidade com a cultura organizacional da empresa.

O papel do RH vai além disso, ele é responsável por fortalecer e conscientizar os colaboradores sobre os princípios e objetivos da empresa. Juntos com os líderes, o profissional de RH deverá disseminar os comportamentos esperados por todos na empresa.

Lembra da história de Walt Disney e seu exemplo juntando o lixo do parque? Sendo assim, que os líderes sejam os melhores exemplos da organização.

 

Como facilitar o processo de assimilação da cultura organizacional?

O processo de assimilação da cultura organizacional irá ocorrer por meio da própria imersão nessa cultura. Entretanto, o exemplo das lideranças e dos colaboradores que já atuam na empresa costumam ser o parâmetro norteador da cultura organizacional.

O discurso da cultura organizacional e tudo aquilo que está escrito bem bonito no Culture Code ou Manual da empresa, devem corresponder com o que é vivenciado no dia a dia. Porque qualquer discordância entre as falas e atitudes praticadas, será motivo de descrença dos colaboradores na empresa.

 

Culturas organizacionais adaptativas

Empresas que existem há muito tempo possuem maior dificuldade em se adaptar aos novos tempos. No entanto, as mudanças podem ser assimiladas por qualquer empresa desde que seja realizada gradualmente e não em grandes lotes.

Adaptar-se é buscar oportunidades para melhorar e acompanhar o mercado e as novas tecnologias que surgem.

 

Exemplos de culturas organizacionais

A cultura organizacional é única em cada empresa, mas sempre podemos encontrar alguns elementos comuns entre eles. Conheça algumas culturas organizacionais:

 

Vinho Tinta

Uma Startup com proposta inovadora idealizada por Marcos e sua noiva apoiados por amigos e familiares.

Como toda Startup, traz uma ideia inédita no Brasil, oferecendo seus produtos e serviços que proporcionam experiências que misturam a arte e o vinho como uma forma de gerar atenção plena (mindfulness) e uma conexão entre os times ou até da pessoa com ela mesma.

A Vinho Tinta possui em seu DNA de criação a inovação e em seus valores o bem-estar das pessoas, a alegria e a conexão. Sua estrutura é descentralizada e a jornada flexível.

 

Google

A Google possui um método diferenciado de trabalho, possui horários flexíveis, não há códigos de vestimenta, há espaços de lazer e videogames espalhados pelos setores.

A estrutura da Google é descentralizada e por lá não funciona muito bem a burocracia, o foco é na experiência do cliente e a empresa está organizada em torno das pessoas que têm maior impacto na empresa, não devido a sua função ou experiência, mas pelo seu desempenho e entusiasmo.

 

Starbucks

Starbucks atua no ramo de alimentos e sua preocupação maior divide-se em duas vertentes: a diversidade e a preocupação com o meio ambiente. A empresa tem responsabilidade social e baseia sua cultura dentro desses parâmetros. Sendo assim, age para que ocorra um consumo sustentável e reciclável.

 

Toyota

A Toyota preza pela organização, prioriza os detalhes e a tecnologia. Seu sistema de produção é ágil, altamente econômico, com poucos desperdícios, o que o fez tornar-se mundialmente famoso.

 

Cultura organizacional: inove, adapte-se ou morra!

Todas as empresas para permanecerem por longos períodos no mercado precisaram inovar, aprender novas habilidades, implantar novos processos e por fim se adaptarem.

Por mais rígida, formal e forte que uma cultura organizacional possa ser, é necessário trabalhar pelas mudanças e inovações.

Lembrando que as inovações em empresas de longa data devem ser realizadas aos poucos, pois os riscos de mudanças organizacionais volumosas e bruscas são grandes e podem ocasionar evasão de colaboradores e também de clientes.

Toda mudança deve ser vista como algo positivo e deve servir para realmente melhorar e satisfazer às pessoas que trabalham na empresa e também aquelas que usam os produtos ou serviços.

Por onde começar?

Se sua empresa é iniciante, é bom começar a contar melhor a sua história e definir sua missão, visão e valores para a empresa. Buscando fortalecer sua cultura organizacional.

Se sua empresa já tiver uma trajetória de anos é melhor começar a observar tendências do mercado para não ficar para trás, implantar inovações com responsabilidade é necessário.

De qualquer maneira, invista nas pessoas, pois elas ajudarão a fazer sua empresa crescer e fortificar.

 

Conheça melhor a Vinho Tinta, nós podemos auxiliar o seu time a ter mais motivação e conexão ajudando a fortalecer a cultura organizacional da sua empresa. Clique aqui e entre em contato conosco.

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar