Endomarketing

5 Dicas de Como Manter Sua Equipe Engajada

Marina Lopes
4/8/2022

Com o aumento da competitividade do mercado, as empresas buscam cada vez mais maneiras de se diferenciar e se destacar em meio a tantos concorrentes.  E hoje o maior diferencial de uma organização é ter uma equipe engajada.  

Mas afinal, o que é exatamente uma equipe engajada, qual a sua importância e como incentivar esse engajamento nas empresas?

São as respostas para essas perguntas que vamos trazer hoje em nosso conteúdo. Além de ótimas dicas de engajamento para você aplicar em sua equipe. Confira agora :)

O que é uma equipe engajada?

Uma equipe engajada é aquela que compreende sua função, seus objetivos, metas e propósitos dentro da empresa que trabalha.  E não estamos falando somente de objetivos e propósitos individuais, e sim daqueles que o colaborador tem em comum com a empresa.

Ou seja, um colaborador engajado é aquele que consegue se conectar emocionalmente com a organização que ele faz parte. Um local em que a pessoa consegue ter um sentimento de pertencimento.

Uma equipe engajada costuma ter algumas características, como maior performance, otimismo, rapidez na resolução de problemas  e sensação de bem estar. Além de se sentirem felizes no local em que trabalham.  

Qual a importância de ter uma equipe engajada?

Ter um time mais engajado e feliz é comprovadamente um bom investimento para negócios de sucesso. 

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Warwick, trabalhadores felizes são 12% mais produtivos do que um trabalhador médio, e trabalhadores infelizes são 10% menos produtivos.

Funcionários engajados também têm maior compromisso com a qualidade e segurança dos serviços prestados, fatores que podem melhorar  o relacionamento das empresas com os clientes. 

Além disso, organizações com equipes engajadas também podem alcançar um aumento de até 10% nas classificações de clientes e um aumento de 20% nas vendas, aponta outra pesquisa realizada pela Gallup. Mostrando mais uma vez a importância de se investir em ações de engajamento.

Outro ponto interessante que pode ser destacado, é a importância dos líderes na construção de uma equipe engajada O teórico em gestão, Simon Sinek, afirma que a função dos bons líderes é construir um ambiente seguro, no qual cada colaborador possa combinar seus talentos e forças, para obter sua melhor performance.

Simon explica que, quando as pessoas se sentem seguras, suas reações naturais são confiar e cooperar de forma espontânea. Sendo assim, ambientes seguros criados por bons líderes podem aumentar o engajamento da equipe.

No vídeo abaixo, você pode conferir um pouco mais da opinião de Simon Sinek sobre o papel dos grandes líderes nas organizações:

Mas afinal, como ter uma equipe engajada?


Como abordamos anteriormente, o engajamento envolve as emoções das pessoas. Ou seja, é preciso que as pessoas sintam de alguma maneira que elas pertencem e se conectam com aquele lugar que trabalham. 

E para isso, é preciso que você adote algumas ações estratégicas para conseguir conquistar uma equipe engajada.


Confira agora 5 dicas que selecionamos para você:

1. Deixe claro a missão da sua empresa

Para que as pessoas consigam se conectar e engajar, é preciso que elas consigam enxergar claramente como o trabalho ou a função vai fazer diferença em suas vidas. 

Por isso, é essencial que os líderes deixem bem claro para sua equipe, qual é a missão e o propósito da empresa. Já que a partir disso, os colaboradores vão poder se conectar como uma causa em comum e se engajar para que ela seja alcançada.

Tudo isso transforma o trabalho de cada pessoa em uma visão. Em um propósito. Que será revertido em maior motivação, performance e felicidade.

2. Crie uma rotina de feedbacks individuais

 

Permitir um espaço aberto e seguro para cada funcionário ter um momento de conversa com seus líderes, é super importante para incentivar maior confiança e sentimento de pertencimento. 

O momento de feedback individual é ideal para que o líder também possa demonstrar vulnerabilidade, principalmente, em momentos de crise. É o momento no qual o líder pode expor ao colaborador a importância do seu trabalho e que conta com sua ajuda. 

Além disso, os feedbacks permitem que o líder compreenda os pontos a serem melhorados dentro do time e da empresa, que possam estar deixando os colaboradores menos engajados. 

3. Reconheça o trabalho e esforço dos seus colaboradores

Uma das principais motivações do ser humano é a prática do reconhecimento. E isso se aplica em todos os setores das nossas vidas, inclusive no trabalho. 

Por isso, partindo da ideia de que a felicidade e motivação estão diretamente ligadas à melhor performance da pessoa, as empresas não podem ignorar o valor do reconhecimento profissional.

A partir do momento que as organizações e, principalmente, seus líderes valorizam, destacam e se mostram gratos pelo trabalho de cada colaborador, as respostas costumam ser bem positivas.

O sentimento de reconhecimento  melhora a autoconfiança, o engajamento, a autoestima e permite que a pessoa crie uma visão de futuro dentro da empresa. 

Botão para baixar o ebook grátis sobre equipes engajadas


4. Construa planos de carreiras para cada profissional

Para desejarem permanecer na empresa, os funcionários precisam

ter uma visão de futuro em que se imaginam conquistando e realizando seus objetivos.

Eles precisam ter metas para seguir e saber que é possível alcançá-las, caso contrário podem buscar novos desafios em outro lugar.

Aumentos de salário e bonificações para os funcionários que se destacam, são bem importantes. Porém, ter um plano de carreira com etapas e desafios bem definidos, é ainda mais primordial.  

Aliado ao plano de carreira,  precisa existir também um bom plano de desenvolvimento pessoal. Isso envolve disponibilizar ferramentas de análise e autoconhecimento durante toda a jornada do trabalhador, para que seja possível desenvolver os talentos de cada profissional e extrair o seu melhor.

5. Pense em ferramentas alternativas

Além das estratégicas que indicamos acima, é preciso pensar também em ferramentas alternativas que fortaleçam e mantenham a equipe engajada. 

Uma das ferramentas mais aplicadas nas organizações são as dinâmicas de Team Building, utilizadas muitas vezes para aprofundar relações e aumentar o engajamento e bem estar entre os colaboradores de uma equipe.

Sendo assim, o Team Building é uma excelente ideia para que você possa engajar seus colaboradores de uma maneira diferente.

O que a Vinho Tinta pode fazer pela sua empresa quando o assunto é engajamento?

A Vinho Tinta é uma empresa especializada em realizar experiências únicas de Team Building para corporações.

Cada experiência é pensada de acordo com o objetivo proposto por cada empresa e elaborada para fortalecer o engajamento, comunicação e produtividade dos times.

As dinâmicas de Team Building da Vinho Tinta são ótimas aliadas para você conseguir manter sua equipe mais engajada e sua cultura organizacional mais forte.   

Botão para baixar as melhores ideias de Team Building

 

E aí, gostou do nosso conteúdo? E quer ajuda para ter uma equipe engajada ? Saiba mais sobre a Vinho Tinta aqui

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar