Team Building

O Que É Team Building e Como Aplicar Na Minha Empresa

Marina Lopes
28/7/2022

A gestão de pessoas é um trabalho bem complexo e que pode trazer resultados positivos ou negativos para as organizações. E um dos maiores desafios é saber como manter o engajamento dos colaboradores, para que se obtenha sempre uma boa performance. Por isso,  entender o que é Team Building e como aplicar na sua empresa, é essencial para sua equipe. 

Afinal,  o coração das empresas são os seus colaboradores. A partir do engajamento, performance e bem estar deles, é possível alcançar um negócio de sucesso. Sendo assim, é importante conhecer ferramentas diferentes, como o Team Building, que tornam esse objetivo alcançável.

E é sobre isso que vamos falar em nosso conteúdo. O que acha de se aprofundar no tema? Continue a leitura deste artigo para saber mais

O que é Team Building ?

O termo Team Building, em sua tradução literal, pode ser definido como "construção de times”. Mas seu significado vai muito além disso. Team Building é na verdade uma ferramenta utilizada para aprofundar as relações e aumentar o engajamento e bem estar entre os colaboradores de uma equipe.

É muito comum que as empresas pensem mais no Team Building em épocas de início e fim de ano, por serem momentos em que os times analisam os resultados daquele ciclo que se encerrou, e definem  maneiras de aperfeiçoar e potencializar a performance dos seus colaboradores. 

Porém, ele pode ser utilizado também em outros momentos como: novas estratégias, problemas de relacionamento entre colaboradores, líderes e integrantes novos chegando na equipe e até mesmo períodos de muitas mudanças, como a pandemia. 

Por Que Fazer um Team Building ?


Quando falamos sobre organizações, sendo elas pequenas ou grandes, não podemos ignorar que os colaboradores são a parte mais importante para um negócio de sucesso.  É por meio do nível de engajamento, motivação, comunicação e bem estar da equipe, que torna-se possível observar os motivos pelos quais foram obtidos bons ou maus resultados.

Segundo um estudo realizado por Harvard, voltado para a análise da construção de grandes times, a maior socialização entre pessoas de uma equipe pode melhorar a comunicação da empresa em mais de 50%.  Socializando com seus colegas de trabalho, as pessoas podem aprender as melhores formas de se comunicar com seus colegas, além de criarem referências compartilhadas. 

E todos esses fatores colaboram com o melhor compartilhamento e comunicação de informações entre membros da equipe e, até mesmo, durante reuniões importantes. 

Outra pesquisa realizada pela empresa Gallup, com funcionários de empresas americanas,  aponta que apenas 30% dos funcionários acreditam que suas opiniões são importantes no trabalho. 

Porém, o estudo prevê que, se essa porcentagem subir para 60%, as organizações poderiam se beneficiar com uma redução de até 27% na taxa de rotatividade, diminuição de 40% nos incidentes de segurança e aumento de 12% na produtividade. Muita coisa, não é mesmo?

A pesquisa propõe que, se os trabalhadores sentirem que suas opiniões são levadas em consideração, a empresa pode estabelecer uma segurança psicológica aos seus funcionários. E ao se sentirem psicologicamente seguros  e confortáveis para se expressar, os colaboradores inovam e experimentam mais, aumentando o engajamento do time.

Todos esses apontamentos divulgados nas pesquisas,  como comunicação, engajamento, socialização, segurança e produtividade, podem ser muito bem trabalhados em dinâmicas de Team Building. Deixando claro que, investir tempo no desenvolvimento de equipes, é essencial para uma empresa que busca melhores resultados.

Mas é claro que, para conseguir obter os resultados esperados, é preciso antes de tudo fazer um planejamento bem organizado e com objetivos bem definidos.

Como Fazer um Team Building?

Como falamos anteriormente, na hora de montar um Team Building é  essencial que você tenha um planejamento bem organizado e estruturado, de como funcionará a dinâmica do início ao fim. E o primeiro passo é definir qual será o seu objetivo principal.

Alguns exemplos de objetivos que você pode determinar são:

  • Aumentar engajamento dos colaboradores;
  • Melhorar a performance do time de Vendas;
  • Reter talentos;
  • Fortalecer a cultura organizacional;
  • Estimular a criatividade e comunicação;
  • Promover a diversidade

Outra dica para construir um bom Team Building, é procurar sair do ambiente de trabalho, para proporcionar uma experiência diferente por completo aos colaboradores. Mas é claro que tudo depende de como o formato do seu time está estruturado (presencial, online ou híbrido) e, também, do orçamento previsto.

Depois da pandemia, por exemplo, muitos times adotaram o modelo híbrido ou online para pessoas que moram em outros estados, sendo assim, é interessante também pensar em atividades que permitam a participação de todos. 

O segundo passo é estruturar como vai funcionar a dinâmica, pensando sempre nesses três momentos: início, meio e fim. 


O Início

No início do Team Building, é interessante começar com um pitch explicando para o seu time a respeito do objetivo principal do momento.

Depois do pitch inicial, você também pode considerar a realização de uma conversa “quebra-gelo” entre os participantes, para que todos sintam-se à vontade uns com os outros. Uma conversa em que todos possam conhecer um pouco mais uns dos outros, de forma pessoal e profissional, e incentivar uma aproximação entre eles. 

Alguns times aproveitam este momento também para conversar sobre quais foram os maiores desafios, metas e estratégias adotadas durante o ano ou de um determinado ciclo que se encerrou.


Durante a dinâmica

Com a introdução sendo feita, chega a hora de colocar em prática a dinâmica principal. Nesse momento, você pode explicar como a experiência escolhida vai funcionar, se vai ser algo individual ou em grupo, e qual a proposta principal da atividade.

Vale lembrar que, o momento deve estar ligado aos objetivos principais que você escolheu anteriormente. Ou seja, podem ser atividades que estimulem o engajamento, trabalho em equipe, criatividade, comunicação, autoconhecimento, entre outros. 

O Final

Ao final da dinâmica, é importante fazer mais uma breve conversa, para perguntar aos integrantes da equipe sobre o que eles acharam, como eles estão se sentindo e até mesmo, o que eles aprenderam durante a dinâmica que podem utilizar nas suas rotinas do trabalho. 

É claro que, os resultados obtidos na dinâmica, não serão vistos completamente logo após o momento, mas já é possível ter uma boa noção de alguns comportamentos individuais de cada colaborador, opiniões e sentimentos.

Posteriormente, ao longo da rotina de trabalho, será possível enxergar de forma mais clara se os objetivos foram alcançados

Ideias de Team Building

Uma ideia interessante de Team Building são experiências de pintura acompanhada de vinho, que além de proporcionarem um momento único e diferente, podem estimular o engajamento, bem estar, comunicação e criatividade para sua equipe.

Essas experiências também são perfeitas para transmitir os valores e a cultura da sua empresa, e podem ser realizadas presencialmente, online ou em estilo híbrido.

 

Grandes empresas, como Google, Nubank, Mondelez, Grupo Boticário e Ambev já optaram por essas experiências únicas de pintura e vinho, oferecidas pela Vinho Tinta, e conseguiram obter ótimos resultados em suas equipes, por meio do seus Team Buildings.

botão para baixar melhores ideias de team building

A partir dessas explicações e dicas, esperamos que você consiga realizar um Team Building memorável com sua equipe. Lembrando que essa ferramenta é composta por muitos detalhes e deve ser trabalhada regularmente, em pequenas ou grandes ações.

E aí, gostou do nosso conteúdo? E quer ajuda para criar uma experiência única para seu time ? Saiba mais sobre a Vinho Tinta aqui.

Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências