Arte, Pintura, Bem-estar

5 dicas para praticar atenção plena e ter mais qualidade de vida

Vinho Tinta
27/10/2022

Com o excesso de informações, uso de tecnologia constante e sobrecarga de trabalho, se concentrar no aqui e no agora se torna um grande desafio. 

E não conseguir se concentrar pode trazer diversos resultados negativos, tanto na produtividade do trabalho quanto em outras áreas da vida. A falta de atenção e presença no momento pode trazer ansiedade, sofrimento emocional e dificuldade para a realização de tarefas.

Como solução para esse problema, uma técnica interessante é a prática da atenção plena. Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre como ela funciona e alguns passos para conquistar atenção plena e bem-estar. Acompanhe!

O que é Atenção Plena?

A atenção plena, ou mindfulness, é uma técnica e uma maneira de viver que permite treinar a mente para adquirir uma atenção mais consciente, eliminar as distrações e se concentrar no aqui e agora. Com o mindfulness, todas as pessoas podem aprender a não permitir que a mente vagueie e, assim, estejam presentes.

A atenção plena faz parte das técnicas de meditação e também está presente nos tratamentos cognitivos comportamentais. Apesar de ser uma técnica recente no mundo ocidental, o mindfulness é uma técnica milenar de meditação oriental que data há mais de 2500 anos atrás em escritos budistas. 

No budismo, o mindfulness se chama SATI e é uma prática que tem o objetivo de livrar o ser humano do sofrimento por meio da atenção plena e consciência sobre os próprios pensamentos e sentimentos.

Quais os benefícios da prática de atenção plena?

Dentre os benefícios que a atenção plena proporciona com a técnica, é possível alcançar uma maior conexão e aceitação do eu em todos os aspectos, inclusive físico, aumentando assim a autoestima, amor próprio e melhorando a relação do indivíduo consigo mesmo.

É uma prática que serve para amenizar sintomas de doenças emocionais e psicológicas, trazer qualidade de vida, aumentar a capacidade de cognição, trazer bem-estar, longevidade, melhorar as relações interpessoais, melhorar o estado do eu interno e até mesmo potencializar as capacidades profissionais das pessoas por possibilitar o aumento de atenção nas tarefas e presença no aqui e agora.

Como praticar a atenção plena no dia a dia ?

Adquirir a atenção plena não é como uma receita de bolo com um único passo a passo. Desenvolver a habilidade mental de controlar os pensamentos, emoções e direcionar a atenção, envolve um estilo de vida voltado para esse objetivo. 

Separamos cinco dicas que podem ser incluídas na sua rotina para te ajudar a trazer a atenção plena para todas as áreas que envolvem o seu dia a dia. Acompanhe:

1. Medite

Separe um tempo diário para ficar em silêncio, respirar e meditar. Nesse momento, concentre-se simplesmente na sua respiração e deixe os pensamentos e emoções fluírem sem prestar atenção neles. Para facilitar o processo de meditação e tornar a prática mais fluida e natural, existem alguns aplicativos de meditação que podem ajudar:

  1. Sattva - o app conta com músicas de meditação, orientações e um cronômetro para você definir o tempo da prática.

  1. Insight Timer o maior diferencial do app é o seu acervo com mais de 9 mil meditações guiadas. Sem dúvidas, ele é um ótimo aliado para quem deseja meditar.

  1. 5 Minutos - o app te lembra dos momentos de meditar e incentiva a manter uma rotina regular de meditação aproveitando os 5 minutinhos de folga entre uma tarefa e outra.

2. Evite as distrações

Boa parte do seu tempo e energia podem estar sendo desperdiçados pela falta de foco e, assim, suas tarefas diárias acabam levando o dobro de tempo para serem concluídas por conta das distrações.

A melhor forma de acabar com as distrações e direcionar a sua energia para o que precisa ser feito é observando o que te distrai. Para a maioria das pessoas, hoje a maior distração são as redes sociais. Por isso,  estabeleça um limite diário para fazer uso das suas redes e no resto do tempo foque somente nas suas atividades.

3. Caminhe

Caminhar é uma atividade simples e muito recompensadora. Com apenas 10 minutos de caminhada diária você já pode trazer bem estar para o seu corpo e mente. Além disso, esse momento pode ser muito bom para você esquecer os problemas e se concentrar em si mesmo, apenas refletindo, respirando e contemplando. 

4. Preste atenção na sua alimentação

A falta de alimentos nutritivos, vitaminas e hidratação podem estar ligadas a sensações de ansiedade, depressão e falta de capacidade de concentrar e ter energia. O melhor caminho é buscar o equilíbrio na alimentação e incluir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes no seu dia a dia. 

Inclusive, o ato de comer de forma consciente se chama mindfulness eating, que consiste em saborear os alimentos de forma consciente e se concentrar somente no momento e em nada mais.

Comer de forma consciente nos ajuda a prestar mais atenção nos sabores e identificar o exato momento em que ficamos saciados com a comida. Assim, é possível encontrar um equilíbrio saudável na alimentação. Deguste os alimentos como se os descobrindo pela primeira vez.

5. Busque atividades novas

Realizar a mesma tarefa ou atividade com muita frequência pode ser exaustivo e deixar a mente sem energia e sobrecarregada. Nós, seres humanos, não somos apenas lógicos e pragmáticos, somos também criativos, sonhadores e cheios de habilidades.

Separe um tempo do seu dia para fazer alguma atividade que seja diferente. Aprenda uma nova língua, dance, cante, pinte, leia algo por prazer, as possibilidades são inúmeras.

Vinho Tinta, por exemplo, oferece experiências únicas que estimulam a prática da atenção plena, por meio da combinação da pintura tela e degustação de vinho.

A ideia principal das experiências é convidar você a viver um momento de bem-estar, despertar seu lado artístico e se conectar consigo mesmo. A Vinho Tinta oferece dois formatos de experiências: presencial e online.

Na presencial, você compra seu ingresso e vivencia o momento de pintura guiado por artistas, no data e local divulgados no site. Já na online, você escolhe sua tela e recebe um kit de pintura completo (incluindo um passo a passo em vídeo) no conforto da sua casa.



Gostou das dicas sobre como praticar atenção plena e quer saber mais sobre as experiências da Vinho Tinta ? Então, acompanhe nossas redes sociais.

Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências