Endomarketing

Liderança humanizada: o que é e como aplicá-la

Vinho Tinta
20/10/2022

Uma empresa pode ser muito boa tecnicamente, mas para um empreendimento ter sucesso é imprescindível a participação de pessoas engajadas e felizes, contribuindo diariamente. E o sucesso de uma equipe pode depender diretamente de uma liderança humanizada.

Um líder não nasce da noite para o dia, apesar de cada um ter as suas características individuais. Para ser um bom líder, é preciso aperfeiçoamento constante, estudo e claro, ouvir feedbacks das pessoas que estão próximas

As qualidades de um bom líder podem ser aprendidas e aperfeiçoadas através de práticas de autodesenvolvimento. Disposição para entender as necessidades das pessoas e para se moldar são essenciais, mas também é necessário fortalecer seus pontos fortes e desenvolver os pontos fracos.

Além disso, é importante entender qual liderança combina mais com você e com os valores da cultura organizacional da sua empresa. Por isso, hoje vamos explicar sobre três tipos mais comuns de liderança e, principalmente sobre a liderança humanizada, que está se mostrando ser uma grande tendência hoje no mercado, e como você pode aplicá-la. Confira agora!

Quais são os tipos de liderança?


A liderança não se encaixa em apenas um único modelo. Existem três principais tipos de liderança: democrática, autocrática e humanizada.

Liderança Democrática

No modelo de liderança democrática, todas as decisões são tomadas levando em consideração os interesses e, principalmente, as necessidades de todos, cada colaborador é visto como parte importante da equipe, tem voz e pode contribuir com as suas opiniões. 

Empresas com este tipo de liderança prezam pelo modelo horizontal, tem processos transparentes, as políticas da empresa são claras e seguidas por todos.

Liderança autocrática

A liderança autocrática tem um modelo de gestão mais vertical, com hierarquia na tomada de decisão. Geralmente os líderes centralizam as decisões da empresa e não consultam as opiniões de pessoas de fora do círculo de gerenciamento para a tomada de decisões. 

Assim como todos os modelos, este também tem benefícios. No caso da liderança autocrática os processos de tomada de decisão e implementação costumam ser ágeis e mais rápidos. Mas, apesar da facilidade e agilidade, é sempre bom tomar cuidado para conhecer e respeitar as necessidades da equipe sem criar um distanciamento.


Ouvir quem lida direto com o trabalho na prática pode ser muito benéfico para o líder e esclarecer diversas situações, trazendo uma enorme contribuição para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Liderança Humanizada

A liderança humanizada, como o próprio nome diz, tem foco nas pessoas que trabalham na equipe, ou seja, quais são as necessidades dos colaboradores, o que eles precisam para se sentirem respeitados, valorizados e motivados.

Neste tipo de liderança, o líder tem o papel de facilitador e a sua principal tarefa é motivar os colaboradores e ajudar no desenvolvimento profissional de cada um. Sempre com auxílio e atenção ele dá autonomia para que a equipe execute as tarefas e tenha liberdade e proatividade na tomada de decisões.

A gestão humanizada tem o objetivo principal de apoiar e orientar os colaboradores, ajudar quando os mesmos estão com dificuldades, quando estão desmotivados ou quando não estão entregando os melhores resultados.

Se você deseja ser esse tipo de líder, mas sente que ainda não chegou lá e que tem muito para desenvolver, não desanime, todos os tipos de liderança exigem aperfeiçoamento, foco, dedicação e determinação para alcançar as características e qualidades necessárias. Um bom líder é construído no dia a dia

Por que investir na liderança humanizada? 

Hoje, mais do que nunca, tem se falado sobre ambientes de trabalho mais humanizados, inclusivos, diversos e que prezem pela saúde mental, física e emocional dos colaboradores.

As marcas têm se adequado e produzido além do discurso, ações concretas para trazer mais humanização dentro das suas organizações e, assim, estar de acordo com o que seu time necessita.

Da mesma forma, a gestão precisou se moldar para atender às novas expectativas e necessidades do mercado. O antigo modelo de gestão que focava unicamente nos resultados e se distanciava do colaborador sem valorizar as necessidades do colaborador como indivíduo, está deixando de ser algo presente e respeitado.

Os resultados da pesquisa Carreira dos Sonhos 2021, por exemplo, mostram que empresas com funcionários que têm senso de pertencimento e bem-estar no local de trabalho tem 68% de chance de serem indicadas para novos clientes.

Quanto mais cedo a sua empresa se adequar a gestão humanizada e promover um espaço que valoriza os colaboradores, mais cedo você colherá os resultados incríveis que esse modelo de liderança pode trazer.

Como aplicar a liderança humanizada?

A principal forma de começar a implementar a liderança humanizada na empresa é adquirindo conhecimento sobre o assunto, internalizando o que significa liderança humanizada e depois treinar o olhar para as necessidades da equipe, buscando soluções para serem implementadas dentro da cultura organizacional.

Listamos abaixo alguns passos que podem ser usados para facilitar esse processo:

  1. Estude o que especialistas falam sobre o assunto, leia livros sobre gestão humanizada, ouça podcasts, entre em grupos de discussão, acompanhe vozes conhecidas no Linkedin e converse com outras pessoas sobre o assunto;

  1. Estude a cultura da empresa, os valores e foque na parte prática, o que tem sido feito e pontos que podem ser alterados e melhorados;

  1. Converse com a equipe, faça pesquisas de clima e peça feedbacks para ouvir a opinião dos colaboradores;

E o último conselho e mais importante : evolua 1% todos os dias. Quando falamos de nos aperfeiçoarmos mesmos e adotarmos uma nova postura e forma de liderar, a mudança pode não ocorrer do dia para a noite. Mas, não desanime, o importante é trabalhar um pouco todos os dias até alcançar o objetivo.

Um time conectado com seu líder pode trazer excelentes resultados para uma empresa e um fortalecimento de marca gigantesco.

E aí, gostou do conteúdo e quer se conectar ainda mais com seu time? Saiba mais como a Vinho Tinta pode te ajudar aqui.

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar