Vida Corporativa

Clima e Cultura Organizacional : Descubra Quais São As Principais Diferenças

Marina Lopes
16/8/2022

A cultura de uma empresa é um dos principais pilares para quem busca ter um negócio de sucesso. Porém, ao buscarem aplicar tal estratégia, muitos ainda confundem as definições entre clima e cultura organizacional.

Entender a diferença entre esses dois conceitos é fundamental para que se consiga gerenciar efetivamente cada um dos dois, e obter melhores resultados na sua empresa.

Por isso, para te ajudar a fortalecer o clima e cultura organizacional do seu negócio, viemos explicar detalhadamente qual a diferença entre os dois e como você pode aplicá-los. Confira agora !

O que é Cultura Organizacional?

A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de valores, missão e normas adotadas por uma empresa, que são apresentadas desde o início para todos os seus colaboradores.

Ela é a responsável por guiar as decisões da organização, o comportamento do time e até mesmo a maneira que a empresa lida com seus clientes. 

Um dos  principais objetivos quando uma empresa desenvolve diariamente sua cultura organizacional, é tornar o ambiente de trabalho mais agradável aos seus colaboradores. Já que com um ambiente agradável e propício, é possível ter uma  equipe engajada e performando melhor. 

Botão para baixar ebook sobre equipe engajada

Porém, a cultura organizacional vai além do que apenas os valores e a missão de uma empresa.  Para que ela seja eficiente e gere os resultados esperados, é fundamental que deixe de ser só um “manual a ser seguido” e passe a ser uma rotina diária da empresa. 

Mas o que isso quer dizer? A cultura organizacional só existe de verdade quando ela sai do papel e começa a ser vista em ações que são aplicadas no dia a dia da organização. 

Podemos citar como exemplo uma empresa que tem como um dos seus principais valores a sustentabilidade, mas na prática não se vê nenhuma ação sustentável sendo aplicada no dia a dia. Claramente, nesse caso, a cultura não está funcionando. Ou seja, ela não saiu do papel.


Os 4 tipos de cultura organizacional

De acordo com Charles Handy, autor e filósofo irlandês especializado em comportamento e gestão organizacional,  a cultura organizacional pode ser dividida em quatro categorias:

  1. Cultura de Poder
  2. Cultura de Pessoas
  3. Cultura de Papéis
  4. Cultura de Tarefas

1. Cultura de Poder

Na cultura de poder, o objetivo é focar na hierarquia e autoridade que as pessoas exercem dentro da organização. Ou seja, é uma empresa bem verticalizada, na qual as decisões são muito centralizadas em determinados colaboradores. 

Além disso, nesse tipo as empresas costumam ter dispositivos de controle de tarefas e resultados, que fortalecem a hierarquia de poder.  

2. Cultura de Pessoas

A cultura de pessoas é quase o oposto da cultura de poder. Nela, a empresa tem como foco principal os colaboradores do seu time. Uma cultura pouco mais horizontal, na qual nota-se menos hierarquias de poder.

Cuidar, ouvir e desenvolver pessoas,  são os objetivos principais nessa cultura.

3. Cultura de Papéis

Nesse tipo de cultura, a atenção está nas funções desempenhadas por cada colaborador dentro da empresa. Apesar de ter certa semelhança com a cultura de poder, no qual se foca muito na autoridade e poder de uma pessoa, aqui o foco é na tarefa exercida.

Ou seja, a centralização não fica em uma pessoa e sim no seu cargo. Por exemplo, na cultura de poder, caso o colaborador esteja numa posição hierárquica superior, ele continuará exercendo seu poder mesmo mudando de cargo. Já na cultura de papéis, a pessoa perde o seu poder decisório na empresa, caso mude de função.

4. Cultura de Tarefas

Na cultura de tarefas, o foco passa a ser as tarefas da equipe, e não a pessoa ou cargo. Basicamente, a empresa se preocupa com que a pessoa cumpra sua demanda, não importa quem ela seja e qual a sua função.

Assim, a empresa passa a oferecer dispositivos e estratégias eficientes, que facilitem o cumprimento de todas as tarefas determinadas para cada funcionário.

Clima e cultura organizacional são a mesma coisa?

Apesar de clima e cultura organizacional terem conceitos bem parecidos,  eles não são a mesma coisa.

O clima organizacional tem relação com a percepção dos funcionários a respeito da empresa e do ambiente em que eles trabalham.  Quando se fala em clima é importante notar que estamos falando também de como anda o desempenho dos colaboradores dentro da organização.

Pensar em clima organizacional, é tentar compreender todos os fatores que estão interferindo de forma positiva ou negativa nos resultados dos times.

Alguns dos principais fatores que podem interferir são:

  • Estrutura física;
  • Relacionamentos com liderança e equipe;
  • Modelo de gestão

Estando satisfeitos dentro da empresa, os colaboradores passam a ser mais engajados e aumentam suas contribuições individuais. Por esse motivo, é super importante entender como anda o clima na sua empresa.


Como entender o clima organizacional da minha empresa?

Para descobrir e mensurar como está o clima organizacional da sua empresa, é interessante realizar uma pesquisa de clima entre seus colaboradores. O ideal é que ela seja feita uma vez a cada semestre do ano.

Não esqueça que, além de analisar bem os dados obtidos na pesquisa, é super importante que seja estruturado um plano de ação. Um plano no qual sejam realizadas aquelas mudanças solicitadas pelos funcionários, mas que também façam sentido também para a estratégia da empresa.

Quais as vantagens de ter o clima e cultura organizacional bem aplicados?

O clima e a cultura organizacional caminham juntos. Investir a longo prazo em melhorias no clima da sua empresa, afeta positivamente a manutenção e construção de uma cultura ainda mais forte no futuro.


Assim, uma empresa que consegue alinhar um bom planejamento e aplicação do clima e cultura organizacional, está caminhando para obter uma troca muito positiva com seus colaboradores. 

Ao mesmo tempo que sua organização obtém maior engajamento de equipe, retenção de talentos e crescimento da empresa, os funcionários ficam mais felizes, motivados e com o bem-estar em dia. 

E aí, gostou do nosso conteúdo? E quer ajuda para fortalecer sua cultura organizacional ? Saiba mais como a Vinho Tinta pode te ajudar aqui. 

Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências