Vida Corporativa

As 8 melhores ferramentas de gestão de pessoas que você precisa conhecer

Vinho Tinta
13/10/2022

Trabalhar fazendo a gestão de pessoas significa estar constantemente responsável pela tomada de decisões, sendo elas difíceis ou fáceis, que envolvem o desenvolvimento profissional de toda a equipe liderada. 

E esse processo não é tão simples. Por mais que os métodos de gestão e a visão do que é um bom líder estejam mudando e aproximando cada vez mais líderes e liderados, ainda é necessário obter ajuda para conseguir avaliar pessoas diferentes, com qualidades e necessidades únicas.

Principalmente, quando essas ações e decisões influenciam diretamente no empenho, engajamento e bem-estar de cada pessoa da equipe, consequentemente afetando também o desempenho e resultado da empresa como um todo.

Diversos estudos de gestão de pessoas mostram que empresas com funcionários satisfeitos e engajados são mais sólidas e têm resultados mais significativos.

Assim, é essencial investir nos melhores meios para oferecer uma gestão que ajude os dois lados, tanto o do colaborador trazendo bem-estar e satisfação, quanto dos gestores para que entendam o desenvolvimento de cada funcionário, as necessidades, onde cada um se encaixa melhor ou como preferem trabalhar.

E um ótimo meio para alcançar tais objetivos é utilizando ferramentas de gestão de pessoas.

O que é gestão humanizada e como aplicá-la

Cada vez mais nos últimos anos tem se falado da importância de uma gestão humanizada, ou seja, uma gestão que busca estar mais próxima dos colaboradores, ser inclusiva, respeitar diferenças e atender a necessidade da equipe, principalmente, quando falamos em proporcionar bem-estar emocional e psicológico. 

E para conseguir criar esse ambiente e promover uma gestão humanizada, é muito importante obter ajuda de ferramentas e plataformas de RH e gestão de pessoas, principalmente com o aumento do trabalho remoto.

Essas ferramentas de gestão de pessoas têm o importante papel de ajudar os gestores a analisar dados, mensurar o desempenho, entender os diferentes tipos comportamentais, avaliar a satisfação individual de cada colaborador e assim tomar decisões de forma assertiva. 


As melhores ferramentas de gestão de pessoas

Para te ajudar a obter o melhor de cada funcionário, fortalecer o talento da equipe e motivar os colaboradores a abraçarem desafios e aprimorarem as suas habilidades e competências, listamos as 8 melhores ferramentas de gestão de pessoas, de acordo com as necessidades da sua empresa:

  • Recrutamento e seleção;
  • Onboarding;
  • Gestão de desempenho;
  • Gestão de ponto e performance;
  • Análise de engajamento;
  • Gerenciamento de projetos;


Recrutamento e seleção

Para trazer maior agilidade e assertividade no processo de selecionar candidatos e recrutar novos colaboradores, recomendamos duas plataformas de alta performance, ambas fazem as duas partes do processo seletivo de forma unificada, facilitando todo o processo.

A primeira plataforma é a Gupy. Com ela, tanto os candidatos quanto o time do RH conseguem visualizar as etapas do processo simultaneamente. O maior benefício da Gupy é que a plataforma usa a inteligência artificial Gaia para encontrar pessoas qualificadas e que se encaixam exatamente no perfil que a empresa busca.

Outra ferramenta muito usada é a Sólides. A plataforma é bem completa e oferece ferramentas de análise completas de perfil dos candidatos, incluindo a Sólides Matcher, que oferece comparações entre perfis comportamentais para identificar os candidatos com potencial para liderança. 

Onboarding

Um dos momentos mais importantes na jornada do profissional é o momento do onboarding, no qual o colaborador é integrado à equipe e passa a compreender tudo o que precisa para começar essa nova etapa com o pé direito.

A Twigo é uma plataforma para integrar os novos colaboradores e fazer o onboarding de forma personalizada, com sistemas de engajamento, treinamento, avaliações e relatórios. 

Gestão de desempenho

Para avaliar o desempenho dos colaboradores, mensurar as entregas, evolução individual e assim conseguir passar feedbacks e montar planos de desenvolvimento solucionadores, separamos duas plataformas de gestão de desempenho: Avaliação e Qulture.rocks.

A Avaliação permite que seja construído um plano de desenvolvimento pessoal com metas a serem compridas, avaliação do desempenho e um sistema efetivo de recompensa por metas alcançadas.

A plataforma Qulture.rocks permite criar métricas e planos para acompanhar os colaboradores individualmente, grandes equipes e todos da empresa. Além de fornecer todos os dados para a criação de planos de carreira diversificados.

Gestão de ponto e performance

O Ponto Mais é uma plataforma bem completa para empresas em que a maioria dos funcionários estão trabalhando de forma remota. A ferramenta possibilita que sejam marcados pontos de entrada, almoço, pausas e saídas de forma simples e rápida.

Com a plataforma também é possível fazer o cálculo de horas de todos os colaboradores, abonar horas, marcar faltas, períodos de ausência, incluir atestados e muito mais. O Ponto Mais pode ser usado via celular ou em um computador.

Análise de engajamento

Para avaliar o nível de motivação dos colaboradores e o quanto eles estão felizes e satisfeitos com a empresa e com o seu trabalho, a ferramenta Zelliz é essencial, permite medir a produtividade e o engajamento de cada funcionário.

Gerenciamento de projetos

Para organizar as tarefas individuais, da equipe e de grandes projetos, o Trello é uma das melhores opções. Ele permite criar espaços separados com tarefas para cada projeto e pessoas específicas e com prazos.

Essas ferramentas de gestão de pessoas são usadas no mundo inteiro e são amplamente recomendadas por empresas de diversos setores. Esperamos que essas dicas tenham ajudado a contribuir no processo de gestão do seu time :)

Gestão de pessoas

Para fechar a lista, outro exemplo seria a Bizneo HR, uma ferramenta de gestão de pessoas que automatiza todas as etapas do ciclo de vida do colaborador. Seu software de RH tem mais de 10 soluções que se adaptam a empresas de todos os tamanhos:

  • Soluções de gestão de talentos. Otimize e agregue valor ao recrutamento de pessoal, onboarding, à avaliação de desempenho e ao desenvolvimento.
  • Soluções de administração de pessoal. Ajudam as equipes de Recursos Humanos a otimizar a gestão e os processos mais rotineiros. Envolvendo os colaboradores na autogestão por meio de seu próprio portal ou otimizando todas essas tarefas com a automação dos workflows.
  • Soluções de gestão de tempo. Ferramenta 5 em 1 com controle de ponto, presença, acesso, férias e turnos.

Soluções reais e eficazes para impulsionar o ativo mais importante de uma empresa: seus funcionários.

E aí, gostou das nossas dicas e quer mais ajuda para fortalecer sua cultura organizacional? Saiba mais como a Vinho Tinta pode te ajudar aqui.

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar