Vida Corporativa

As 8 melhores ferramentas de gestão de pessoas que você precisa conhecer

Vinho Tinta
13/10/2022

Trabalhar fazendo a gestão de pessoas significa estar constantemente responsável pela tomada de decisões, sendo elas difíceis ou fáceis, que envolvem o desenvolvimento profissional de toda a equipe liderada. 

E esse processo não é tão simples. Por mais que os métodos de gestão e a visão do que é um bom líder estejam mudando e aproximando cada vez mais líderes e liderados, ainda é necessário obter ajuda para conseguir avaliar pessoas diferentes, com qualidades e necessidades únicas.

Principalmente, quando essas ações e decisões influenciam diretamente no empenho, engajamento e bem-estar de cada pessoa da equipe, consequentemente afetando também o desempenho e resultado da empresa como um todo.

Diversos estudos de gestão de pessoas mostram que empresas com funcionários satisfeitos e engajados são mais sólidas e têm resultados mais significativos.

Assim, é essencial investir nos melhores meios para oferecer uma gestão que ajude os dois lados, tanto o do colaborador trazendo bem-estar e satisfação, quanto dos gestores para que entendam o desenvolvimento de cada funcionário, as necessidades, onde cada um se encaixa melhor ou como preferem trabalhar.

E um ótimo meio para alcançar tais objetivos é utilizando ferramentas de gestão de pessoas.

O que é gestão humanizada e como aplicá-la

Cada vez mais nos últimos anos tem se falado da importância de uma gestão humanizada, ou seja, uma gestão que busca estar mais próxima dos colaboradores, ser inclusiva, respeitar diferenças e atender a necessidade da equipe, principalmente, quando falamos em proporcionar bem-estar emocional e psicológico. 

E para conseguir criar esse ambiente e promover uma gestão humanizada, é muito importante obter ajuda de ferramentas e plataformas de RH e gestão de pessoas, principalmente com o aumento do trabalho remoto.

Essas ferramentas de gestão de pessoas têm o importante papel de ajudar os gestores a analisar dados, mensurar o desempenho, entender os diferentes tipos comportamentais, avaliar a satisfação individual de cada colaborador e assim tomar decisões de forma assertiva. 


As melhores ferramentas de gestão de pessoas

Para te ajudar a obter o melhor de cada funcionário, fortalecer o talento da equipe e motivar os colaboradores a abraçarem desafios e aprimorarem as suas habilidades e competências, listamos as 8 melhores ferramentas de gestão de pessoas, de acordo com as necessidades da sua empresa:

  • Recrutamento e seleção;
  • Onboarding;
  • Gestão de desempenho;
  • Gestão de ponto e performance;
  • Análise de engajamento;
  • Gerenciamento de projetos;
    .

Recrutamento e seleção

Para trazer maior agilidade e assertividade no processo de selecionar candidatos e recrutar novos colaboradores, recomendamos duas plataformas de alta performance, ambas fazem as duas partes do processo seletivo de forma unificada, facilitando todo o processo.

A primeira plataforma é a Gupy. Com ela, tanto os candidatos quanto o time do RH conseguem visualizar as etapas do processo simultaneamente. O maior benefício da Gupy é que a plataforma usa a inteligência artificial Gaia para encontrar pessoas qualificadas e que se encaixam exatamente no perfil que a empresa busca.

Outra ferramenta muito usada é a Sólides. A plataforma é bem completa e oferece ferramentas de análise completas de perfil dos candidatos, incluindo a Sólides Matcher, que oferece comparações entre perfis comportamentais para identificar os candidatos com potencial para liderança. 

Onboarding

Um dos momentos mais importantes na jornada do profissional é o momento do onboarding, no qual o colaborador é integrado à equipe e passa a compreender tudo o que precisa para começar essa nova etapa com o pé direito.

A Twigo é uma plataforma para integrar os novos colaboradores e fazer o onboarding de forma personalizada, com sistemas de engajamento, treinamento, avaliações e relatórios. 

Gestão de desempenho

Para avaliar o desempenho dos colaboradores, mensurar as entregas, evolução individual e assim conseguir passar feedbacks e montar planos de desenvolvimento solucionadores, separamos duas plataformas de gestão de desempenho: Avaliação e Qulture.rocks.

A Avaliação permite que seja construído um plano de desenvolvimento pessoal com metas a serem compridas, avaliação do desempenho e um sistema efetivo de recompensa por metas alcançadas.

A plataforma Qulture.rocks permite criar métricas e planos para acompanhar os colaboradores individualmente, grandes equipes e todos da empresa. Além de fornecer todos os dados para a criação de planos de carreira diversificados.

Gestão de ponto e performance

O Ponto Mais é uma plataforma bem completa para empresas em que a maioria dos funcionários estão trabalhando de forma remota. A ferramenta possibilita que sejam marcados pontos de entrada, almoço, pausas e saídas de forma simples e rápida.

Com a plataforma também é possível fazer o cálculo de horas de todos os colaboradores, abonar horas, marcar faltas, períodos de ausência, incluir atestados e muito mais. O Ponto Mais pode ser usado via celular ou em um computador.

Análise de engajamento

Para avaliar o nível de motivação dos colaboradores e o quanto eles estão felizes e satisfeitos com a empresa e com o seu trabalho, a ferramenta Zelliz é essencial, permite medir a produtividade e o engajamento de cada funcionário.

Gerenciamento de projetos

Para organizar as tarefas individuais, da equipe e de grandes projetos, o Trello é uma das melhores opções. Ele permite criar espaços separados com tarefas para cada projeto e pessoas específicas e com prazos.

Essas ferramentas de gestão de pessoas são usadas no mundo inteiro e são amplamente recomendadas por empresas de diversos setores. Esperamos que essas dicas tenham ajudado a contribuir no processo de gestão do seu time :)

E aí, gostou das nossas dicas e quer mais ajuda para fortalecer sua cultura organizacional? Saiba mais como a Vinho Tinta pode te ajudar aqui.

Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências