Vida Corporativa

O Que É Mindfulness e Como Ele Pode Ajudar Sua Equipe

Marina Lopes
27/9/2022

Rotinas frenéticas, excesso de informações e de telas, ansiedade, estresse e desânimo. Essa é a nossa vida na era digital. Nunca prestamos tão pouca atenção no momento presente e nas tarefas que são feitas ao longo da nossa rotina. Por isso, parar um pouco e buscar técnicas, como o mindfulness, que nos ajudam a focar no presente, virou sinônimo de autocuidado

Principalmente, se pensarmos que viver no automático e com a mente em constante aceleração, não afeta somente nossa vida pessoal, mas também a profissional

E é sobre isso que vamos falar em nosso conteúdo. O que acha de entender o que é mindfulness e como ele pode ajudar sua equipe? Continue a leitura deste artigo para saber mais :)

O que é mindfulness e qual a sua origem?

O mindfulness (ou atenção plena) é uma prática que incentiva o foco no momento presente, de uma maneira 100% consciente. Por meio dela, as pessoas conseguem se “desligar” do mundo a sua volta e apreciar com atenção o presente.

Apesar de parecer algo recente, justamente por ser um assunto bastante comentado nos dias atuais, o mindfulness já  existe há bastante tempo. 

Originado de práticas de meditações orientais, o mindfulness na verdade ganhou maior notoriedade a partir dos estudos do Jon Kabat-Zinn, médico do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que começou a estudar os benefícios do mindfulness na saúde dos seus pacientes

A partir dos resultados positivos obtidos em seus estudos, o médico criou em 1980 o Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), programa de treinamento que ensina a desenvolver a habilidade de atenção plena, em 8 semanas.  

Segundo Kabat, a atenção plena é “a consciência que emerge quando prestamos atenção, de propósito, no momento presente e sem julgamentos”. Para ele, aprender como manter a atenção focada em cada momento da vida é um método muito poderoso para alcançar uma vida mais saudável e feliz. 

Abaixo, você pode conferir um pouco mais sobre o conceito do mindfulness, de acordo com Jon Kabat- Zinn.

Por que aplicar o mindfulness no ambiente de trabalho ?

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”

Essa afirmação de Simon Sinek, famoso teórico e consultor em gestão, exemplifica muito bem a importância das empresas olharem com mais atenção não somente para a experiência dos seus clientes, mas também dos seus colaboradores dentro das organizações. 

O investimento na saúde mental e bem-estar dos colaboradores tornou-se hoje uma das principais chaves para um negócio de sucesso. Justamente por se tratar de uma temática que vai muito além do que somente produtividade e competitividade. E sim um assunto delicado e profundo que é lidar com pessoas e suas emoções, comportamentos e percepções

De acordo com um estudo produzido pela The School of Life, referência no ensino da inteligência emocional, em parceria com a Robert Half, primeira e maior empresa de recrutamento especializado do mundo, a ansiedade é um dos sentimentos mais presentes na vida dos profissionais brasileiros, sendo uma das principais consequências da pandemia.

Entre os profissionais entrevistados em todo o Brasil, mais de 60% entre líderes e liderados responderam que consideram a ansiedade um dos maiores impactos negativos da pandemia em suas vidas, ficando na frente do desânimo (51, 79%) e estresse (47,64%).

Além disso,  28,16% dos entrevistados afirmaram que as empresas nas quais trabalham não oferecem nenhum apoio aos profissionais que têm se sentido emocionalmente abalados ou vêm enfrentando questões relacionadas à saúde mental. Um dado alarmante pensando que o coração das organizações são seus colaboradores.

 

A partir desses dados, que refletem o atual estado da saúde mental dos profissionais brasileiros, é possível observar a importância de se adotar ferramentas, como a prática do mindfulness, que podem auxiliar na melhoria do bem-estar das pessoas em ambientes corporativos. 


Quais são os benefícios do mindfulness ?

Ao incluir a prática do mindfulness no dia a dia, a  mente torna-se a melhor aliada para conquistar uma vida mais saudável. Sendo assim, ela traz diversos benefícios tanto para a vida pessoal quanto profissional, como: 

  • Melhora na  saúde mental e física
  • Aumento da produtividade
  • Combate a insônia
  • Fortalecimento dos relacionamentos 

Melhora na saúde mental e física

A prática do mindfulness pode prevenir doenças como depressão e ansiedade e tratar níveis mais altos de estresse. Além de ajudar na resolução de problemas, aumento da felicidade e senso de propósito.

Com os níveis mais baixos de estresse e ansiedade, o mindfulness permite que as pessoas tenha aumento da imunidade, diminuição das dores crônicas e da pressão alta.

Aumento da produtividade

A atenção plena também é capaz de aumentar e fortalecer a área de concentração e memória do nosso cérebro. Ou seja, conseguindo prestar mais atenção e reter mais informações, a pessoa terá uma melhor performance e criatividade nas atividades do seu dia a dia, inclusive no seu trabalho. 

Combate a insônia

Uma rotina com exercícios de mindfulness somada às outras estratégias de combate à insônia, torna-se um método muito eficaz a longo prazo. Já que para muitas pessoas a insônia está ligada ao estresse e ansiedade, que também podem ser amenizadas com a prática da atenção plena. 

Fortalecimento seus relacionamentos

 Outro bom motivo para implementar esse método no seu dia a dia, é o fato dele permitir que você se conecte melhor com as pessoas, aumentando sua capacidade de ter empatia e de ter relacionamentos mais saudáveis. 

Nos ambientes de trabalho isso pode ser um grande aliado para o fortalecimento da relação dos integrantes de uma mesma equipe. 

Grandes empresas que já aderiram o mindfulness

Como você pôde notar, o mindfulness realmente  traz diversas vantagens até mesmo para ambientes de trabalho. Grandes empresas mundiais, como Google, Facebook e Nike, já perceberam isso e utilizam dentro das suas equipes a técnicas de meditação e atenção plena, com intuito de investir na saúde mental e bem-estar dos seus colaboradores.

Google

O Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, costuma realizar sessões de mindfulness antes de reuniões com seus times e também oferece programas especializados na técnica, como o gPause.

Além disso, todos os Googlers têm acesso a seminários conhecidos como o ‘Search Inside Yourself’ e o ‘Fundamentals of Mindfulness’. 

Segundo Ruchika Sikri, líder de estratégia de aprendizagem de bem-estar do Google, a atenção plena ajuda a acalmar os pensamentos, incentiva a consciência plena sobre o efeito das palavras nos colegas e fortalece a segurança psicológica das equipes. 

‍Facebook

O Facebook também é uma empresa que adotou a prática da atenção plena e acredita que o bem-estar dos colaboradores tem impacto direto na produtividade e criatividade.

Assim que o colaborador entra na empresa ele tem acesso a aulas de meditação semanais e gratuitas, além de terem ações como ‘No Meeting Wednesday’, no qual os colaboradores ficam sem reuniões por um dia e focam nas suas atividades mais urgentes.

Nike

A Nike é outra grande empresa que se beneficia das técnicas de mindfulness dentro da sua equipe. A empresa oferece workshops e aulas de meditação em grupo, com intenção de estimular o relaxamento e o bem-estar de seus funcionários.

E como aplicar o mindfulness na minha empresa?

Algumas pessoas acreditam que o mindfulness é alcançado somente pela meditação, porém não é bem assim. É claro que a meditação ainda é uma das melhores formas de praticar a atenção plena, porém existem outras maneiras eficazes de praticá-la.

A pintura, por exemplo, é uma ótima maneira de exercitar o mindfulness.



Ao pintar uma tela e prestar atenção em cada pincelada, a pessoa consegue se desconectar do mundo ao seu redor, se conectar consigo mesmo e focar só naquela ação que está sendo realizada no presente.  

Assim, além das meditações, você também pode adotar em sua empresa experiências mindfulness envolvendo a pintura, como as oferecidas pela Vinho Tinta

Por meio da combinação perfeita entre pintura e degustação de vinhos, a Vinho Tinta transporta seu time para uma experiência de mindfulness, na qual todos terão a chance de relaxar um pouco, se engajar e interagir entre si. 

Além disso, os momentos podem ser feitos de forma online, presencial ou híbrido, permitindo que todos do seu time sejam incluídos e possam participar.



Até mesmo o Google, citado anteriormente, já adotou as experiências de mindfulness da Vinho Tinta. Além de outras grandes empresas, como a Mondelez, Ambev, BMW, Nubank e Grupo Boticário

E aí, gostou do nosso conteúdo? E quer ajuda para criar uma experiência de mindfulness única para seu time ? Saiba mais sobre a Vinho Tinta aqui.

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar