Skills

Soft Skills e Hard Skills: O que são e como desenvolvê-las?

Vinho Tinta
28/3/2023

Soft skills e hard skills são bastante valorizadas quando o assunto é mercado de trabalho. Elas são a combinação essencial para desenvolver talentos de alta performance. As competências e os saberes técnicos são tão importantes quanto o saber relacional e também a auto regulação emocional.

Saiba um pouco mais sobre essas habilidades chamadas de soft skills e  hard skills e conheça suas diferenças e o porquê de serem tão importantes.

O que são soft skills?

As soft skills fazem parte das habilidades sociocomportamentais de um indivíduo. Elas ajudam a formar um perfil emocional e profissional partindo de características pessoais. Essas habilidades são desenvolvidas ao longo da vivência de cada pessoa em interação com o ambiente e com outras pessoas, assim se desenvolvem os estímulos respostas em relação ao gerenciamento emocional de cada um.

São exemplos de soft skills:

●       Espontaneidade;

●       boa oratória;

●       organização;

●       criatividade;

●       resiliência;

●       otimismo e entusiasmo;

●       bom relacionamento interpessoal;

●       saber trabalhar em equipe;

●       saber resolver problemas e

●       saber tomar decisões.

Embora essas habilidades sejam subjetivas, os recrutadores costumam estar atentos e aplicar testes para verificar atributos pessoais e traços de personalidade de cada candidato durante um processo seletivo.

O que são hard skills?

As hard skills fazem parte das habilidades adquiridas por meio da educação e treinamento formal, é ter o conhecimento e saber aplicá-lo, é ter competência técnica.

O conhecimento técnico e prático pode ser ensinado, medido e definido. Uma competência técnica é como andar de bicicleta, uma vez aprendida, nunca mais se esquece.

Por esse motivo, uma hard skill é mais estável e não muda independente do cargo que a pessoa assuma na empresa, ela apenas se agrega.

São exemplos de hard skills:

●       certificações e licenças;

●       cursos técnicos;

●       cursos livres;

●       cursos de graduação e pós-graduação;

●       intercâmbios;

●       familiaridade com a tecnologia;

●       idiomas e

●       trabalhos apresentados.

 

O conhecimento envolve os aprendizados adquiridos desde a educação básica.

Quais habilidades os empregadores procuram?

A maioria dos empregadores busca nos candidatos competências técnicas e pessoais que incluem o saber fazer, o saber conviver, a organização, a criatividade, o respeito, entre outras.

Essas habilidades são conhecidas também como soft skills, elas podem não ser específicas do trabalho, mas desempenham um papel importante na melhoria do desempenho.

Habilidades de empregabilidade

As soft skills podem não estar listadas na descrição do cargo, mas são habilidades importantes que podem torná-lo mais atraente para possíveis empregadores. O principal benefício de ter essas características é que elas podem ajudá-lo a se destacar entre outros candidatos a emprego que estão disputando o mesmo cargo.

Embora outros candidatos possam ter as mesmas qualificações e experiência, você pode ter mais chances de ser contratado se tiver habilidades de empregabilidade que sejam particularmente úteis para a função.

Certas soft skills são mais procuradas em setores específicos. Você pode se preparar para uma entrevista ou escrever seu currículo para uma posição específica pesquisando quais habilidades profissionais são essenciais em seu setor.

Exemplos de importantes soft skills

Os empregadores têm grande consideração pelas soft skills são muito mais difíceis de ensinar do que as hard skills. Algumas qualidades empregáveis surgem naturalmente, enquanto outras podem ser adquiridas por meio da educação, do trabalho ou da prática diária.

 Você pode já ter algumas das principais habilidades profissionais, mas pode trabalhar para melhorar essas habilidades e desenvolver novas. Conheça 10 habilidades comuns consideradas como soft skills que os empregadores procuram:

1. Comunicação

A comunicação é uma das soft skills mais importantes porque é parte essencial de quase qualquer trabalho. O processo de comunicação envolve cinco elementos: o remetente, o destinatário, a mensagem, o meio e o feedback.

 Quando esses elementos trabalham juntos, você pode entregar e entender as mensagens de forma clara e eficiente, eliminando mal-entendidos e erros desnecessários. Excelentes habilidades de comunicação o tornam mais empregável porque podem aumentar a produtividade e a eficiência de uma empresa e ajudar a evitar o desperdício de tempo e recursos valiosos.

 Ser um comunicador eficaz envolve transmitir seus pensamentos e ideias com clareza para alcançar determinados resultados, bem como ouvir as instruções, ideias e intenções de seus colegas de trabalho.

 Dependendo do trabalho que você deseja, pode ser necessário ser competente em vários tipos de comunicação, como verbal, não verbal, escrita e visual. Por exemplo, um funcionário que lida com o cliente precisa ter excelentes habilidades de comunicação verbal e não verbal.

 A melhor maneira de melhorar suas habilidades de comunicação é se comunicar com a maior frequência possível. Algumas das atividades que podem ajudá-lo a desenvolver melhores habilidades de comunicação incluem:

 ●       Comunicação nas redes sociais

●       Juntando-se a um clube local

●       Praticar a consciência de suas expressões faciais e outras dicas não-verbais

2. Trabalho em equipe

Boas habilidades de trabalho em equipe referem-se à capacidade de trabalhar harmoniosamente com seus colegas para atingir um objetivo compartilhado. Habilidades de trabalho em equipe, como colaboração, podem aumentar suas chances de contratação porque você pode ajudar uma empresa a atingir seus objetivos com mais eficiência.

 Essas habilidades também podem contribuir para um ambiente de trabalho mais positivo. Para se tornar um ótimo jogador de equipe, você precisa se sentir confortável trabalhando com pessoas, assumir a responsabilidade por sua parte no trabalho e contribuir para os objetivos da equipe.

 Há muitas coisas que você pode fazer para aumentar suas habilidades de trabalho em equipe, incluindo:

 ●       Voluntariado para ajudar colegas de trabalho em projetos

●       Trabalhar com outras pessoas em uma organização local

●       Juntar-se a uma equipa desportiva

3. Confiabilidade

A confiabilidade torna você mais empregável porque promove a confiança entre você e seu empregador. Você é um funcionário confiável se puder concluir consistentemente suas tarefas no prazo, entregar um trabalho de qualidade e cometer erros mínimos. Você também deve ser capaz de responder a perguntas e e-mails prontamente e apenas fazer promessas que possa cumprir.

Você pode se tornar mais confiável ao:

●       Atender ou exceder consistentemente seus níveis esperados de desempenho no trabalho

●       Criar cronogramas para suas tarefas diárias e mantê-los

●       Reconhecer seus erros e fazer um esforço consciente para evitá-los no futuro

4. Resolução de problemas

A resolução de problemas envolve a identificação de questões-chave e suas implicações, tendo uma compreensão clara dos problemas e determinando as soluções mais eficazes. Para problemas mais complexos, você precisa saber como dividi-los em partes menores, mais fáceis de entender e gerenciáveis.

As habilidades de resolução de problemas podem diferenciá-lo de outros candidatos a emprego porque podem ajudar seu potencial empregador a manter um processo operacional eficiente e atingir os objetivos com mais eficácia.

Se você for um bom solucionador de problemas, poderá desempenhar um papel importante na solução de problemas, o que pode permitir que sua equipe supere obstáculos e resolva problemas complexos. Dependendo do cargo para o qual você está se candidatando, você pode precisar de um certo conjunto de sub-habilidades para resolver problemas de forma eficaz, incluindo pesquisa, análise e tomada de decisões.

Você pode se tornar um melhor solucionador de problemas:

●       Realizando trabalhos e projetos de pesquisa

●       Participar de sessões de brainstorming

●       Desenvolvendo regularmente suas habilidades resolvendo quebra-cabeças e jogando

5. Organização e planejamento

Ser capaz de organizar e planejar de forma eficaz é importante porque ajuda você e seu empregador a economizar tempo, esforço e dinheiro, melhorando o fluxo de trabalho. Ele garante que as atribuições e projetos sejam concluídos no prazo e evita confusões e erros que podem custar caro para a empresa.

Para ser um bom organizador e planejador, você deve ser capaz de identificar tarefas, priorizá-las, criar cronogramas para elas e concluí-las no prazo. Se você está em uma posição de liderança, precisa desenvolver processos sistemáticos para atingir metas e delegar tarefas adequadamente.

Você pode desenvolver habilidades organizacionais e de planejamento ao:

●       Desenvolver um cronograma para suas atividades diárias

●       Organizar um evento

●       Anotar suas tarefas e atividades em um planejador

 

6. Iniciativa

Tomar iniciativa significa reconhecer um problema e resolvê-lo, preparar-se para uma possível crise por meio de ações preventivas, aproveitar as oportunidades e ter uma atitude positiva.

Isso mostra que você pode pensar por si mesmo e tomar as medidas necessárias sem ser instruído a fazê-lo. Como uma pessoa com iniciativa, você tem um forte impulso para o sucesso e um desejo de continuar se aprimorando por meio do aprendizado contínuo, o que o torna valioso para qualquer organização.

Os empregadores consideram a iniciativa uma das principais habilidades de empregabilidade e valorizam os funcionários que possuem auto-motivação para concluir tarefas sem serem solicitados. A flexibilidade e a coragem desses funcionários podem levar as organizações a inovar e alcançar uma vantagem competitiva.

Você pode melhorar sua capacidade de tomar iniciativas ao:

●       Abordar empresas e outras organizações para obter informações sobre oportunidades de emprego

●       Propor mudanças nas políticas ou atividades de um grupo ao qual você pertence

●       Criar um clube local ou arrecadação de fundos

7. Autogestão

A autogestão refere-se à capacidade de desempenhar satisfatoriamente as funções do trabalho com pouca ou nenhuma supervisão. Para funcionários de nível superior, também significa delegar tarefas para garantir que você as conclua no prazo. Além disso, os funcionários autogerenciados podem se motivar para oferecer um desempenho de trabalho sólido de forma consistente.

Se você tiver boas habilidades de autogerenciamento, poderá ajudar seu supervisor ou gerente a economizar tempo e esforço simplesmente porque precisa de orientação e assistência mínimas deles. Além disso, ser uma pessoa motivada significa que você pode ter menos probabilidade de ter problemas de produtividade. Essas habilidades podem torná-lo um candidato atraente para a maioria dos empregadores.

Você pode desenvolver habilidades de autogerenciamento:

●       Pedir mais responsabilidades no trabalho

●       Criar cronogramas para determinadas atividades e mantê-los

●       Participar de trabalho voluntário que permite que você trabalhe de forma independente

8. Liderança

Os empregadores procuram bons líderes porque eles podem beneficiar as organizações de várias maneiras. Como líder, você desempenha um papel importante para garantir que sua equipe compartilhe a mesma visão da empresa e trabalhe em uníssono com outras equipes e departamentos para atingir um objetivo comum.

Além disso, você pode desenvolver estratégias para alcançar objetivos, manter sua equipe constantemente motivada e monitorar o desempenho do trabalho para produzir melhores resultados para a empresa.

Habilidades de liderança são importantes em todos os níveis. Se você está buscando uma posição gerencial, precisa ser um bom líder para motivar os membros de sua equipe. Você também pode se beneficiar de ter alguma habilidade de liderança em cargos de nível básico, pois isso pode ajudá-lo a se destacar e subir na hierarquia mais rapidamente.

Você pode mostrar liderança dirigindo e motivando seus colegas de trabalho, definindo objetivos e metas para sua equipe, melhorando as práticas de trabalho e treinando seus colegas.

Você pode aprender a se tornar um líder melhor:

●       Participando de um curso de liderança

●       Iniciando um grupo local

●       Lendo sobre os hábitos de líderes de sucesso, especialmente aqueles em seu setor

9. Aprendizagem

Ter fortes habilidades de aprendizado significa entender novos conceitos e métodos rapidamente, assumir novas tarefas, adaptar-se à mudança e ter a tendência de melhorar seus conhecimentos e habilidades continuamente.

Funcionários com boas habilidades de aprendizado podem ajudar os empregadores a preencher funções desafiadoras mais rapidamente e reduzir o custo de treinamento pessoal. Bons alunos são especialmente desejáveis para empresas que estão na vanguarda da inovação porque podem ajudar na transição para novos métodos e tecnologias de forma mais suave.

Você pode aumentar sua capacidade de aprender ao:

●       Fazer um curso para melhorar suas habilidades de aprendizado, como um curso de leitura rápida, reforço de memória ou aprendizado acelerado

●       Pesquisar habilidades e atividades relacionadas ao seu trabalho, como organização, trabalho em equipe ou habilidades de apresentação

●       Ensinar a si mesmo uma nova habilidade ou hobby

10. Tecnologia

As empresas procuram candidatos com habilidades técnicas para ajudá-los a usar a tecnologia mais recente e ficar à frente de seus concorrentes. Dependendo do seu trabalho, as habilidades tecnológicas necessárias podem variar muito, desde processamento de texto e envio de e-mail até edição de vídeo e uso de linguagens de programação.

Se você conseguir entender os conceitos relacionados à tecnologia e aprender a usar novas tecnologias rapidamente, poderá ser mais atraente para os empregadores. As habilidades tecnológicas são adquiridas por meio do aprendizado e da prática.

Algumas das maneiras de desenvolver e melhorar as habilidades tecnológicas incluem:

●       Inscrever-se em um curso de tecnologia

●       Experimentar novos aplicativos e tecnologias em sua vida diária

●       Manter-se atualizado com as tecnologias mais recentes do seu setor

 

Você já conhece a Vinho Tinta? Oferecemos experiências individuais e em grupo que valorizam e reforçam as soft skills. Quer saber mais? Clique aqui e conheça.

 

 

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar