Cases

Entenda como a CCEE fortaleceu a sua cultura organizacional com ajuda da Vinho Tinta

Marina Lopes
5/10/2022

A Vinho Tinta nasceu com a missão de  ajudar empresas a fortalecerem sua cultura organizacional e terem equipes mais engajadas, a partir de Team Buildings inovadores, envolvendo vinho e pintura.

 

Criadas para proporcionar momentos leves e divertidos aos colaboradores, as experiências podem ser adaptadas a qualquer objetivo e formato de time (presencial, online ou híbrido). Por esse motivo, elas já conseguiram fazer parte da jornada profissional de mais de 6 mil colaboradores de 75 empresas diferentes, em 23 países

 

Além disso, outro grande diferencial dessas experiências, é o fato delas poderem transmitir os valores e a cultura das empresas. E foi exatamente isso que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) estava buscando ao encontrar a Vinho Tinta

 

Ficou curioso para saber mais sobre como ajudamos a CCEE a fortalecer sua cultura organizacional? Então confira o conteúdo a seguir :)

Sobre a CCEE

Criada em 1999, a CCEE é uma instituição que viabiliza e facilita a comercialização e distribuição de energia no mercado brasileiro. Ela é uma das empresas responsáveis por garantir que a eletricidade chegue até residências, escritórios e comércios no Brasil. 

 

A empresa tem como principal propósito desenvolver mercados de energia eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade


O desafio de aplicar  novos valores da empresa na cultura organizacional

Com mais de 20 anos de história, a CCEE sempre prezou por manter uma cultura organizacional forte, capaz de incentivar e tornar o ambiente mais agradável para sua equipe, que conta hoje com 460 colaboradores.

Afinal, com uma cultura organizacional bem aplicada e um ambiente favorável, é possível ter uma equipe mais engajada, feliz e trazendo melhores resultados para a empresa. 

Não é por acaso que a CCEE ganhou em 2021 o certificado de Great Place to Work, reforçando como a empresa de fato investe em trazer melhorias para seu time.



Porém, a pandemia trouxe diversos desafios para empresas do mundo todo, inclusive para a CCEE. E um dos maiores desafios era aproximar o seu time com centenas de colaboradores, que ainda não tinham se reencontrado depois da pandemia. 

 

Um evento de reencontro inesquecível

Além do interesse em promover o reencontro dos seus colaboradores, a CCEE tinha mais uma missão: reforçar os novos valores da organização.

E a solução encontrada para cumprir com esses dois grandes desafios, foi organizar um grande evento de reencontro do time chamado “GenteCCEE”, na cidade de São Paulo. Porém, ainda faltava algo muito importante. Uma dinâmica que conseguisse estimular a interação das pessoas durante o dia e, ao mesmo tempo, fosse inesquecível.

E foi nesse momento que a CCEE buscou a Vinho Tinta.



A partir dos seus Team Buildings envolvendo pintura, a Vinho Tinta teve o desafio de desenvolver uma dinâmica diferente, na qual mais de 360 colaboradores conseguissem pintar ao mesmo tempo.



A ideia principal foi dividir todas as pessoas em equipes, para que cada grupo pintasse uma grande tela, sem ajuda de um artista guiando o passo a passo da obra. A intenção realmente era incentivar o trabalho em equipe, engajamento e criatividade dos colaboradores.

Team Building realizado com o time da CCEE

Team Building realizado com o time da CCEE

E a divulgação dos novos valores da CCEE, como ficou? Para tornar a experiência ainda mais completa e cumprir com o objetivo de fortalecer a cultura organizacional, a Vinho Tinta decidiu junto com os organizadores do evento que o tema de cada tela seria um valor da CCEE.


Ou seja, cada equipe representaria um dos novos valores da empresa (Colaboração, Compromisso com o Cliente, Ética e Transparência, Excelência e Valorização das Pessoas), e juntos eles teriam que conversar e escolher algo que simbolizasse o valor do seu time, para depois começarem a pintar as telas.

Os Resultados

Ao final da experiência, a Vinho Tinta conseguiu cumprir sua missão consolidando a cultura organizacional e os novos valores da CCEE, por meio de uma dinâmica criativa e divertida. 

Os mais de 360 colaboradores se engajaram na experiência e juntos conseguiram criar diversas telas criativas. Além de conseguirem compreender de forma um pouco mais aprofundada o significado dos novos valores da empresa.

Team Building realizado com o time da CCEE

E com os feedbacks positivos recebidos após esse grande evento, a Vinho Tinta teve ainda mais certeza que está cumprindo com seu propósito de ajudar empresas a engajarem seus times e terem uma cultura organizacional mais solidificada.

Confira abaixo o que o time da CCEE achou da experiência :)

Missão cumprida com sucesso!!! Obrigada pelo cuidado com o nosso evento e toda dedicação de vocês durante a experiência. Foi demais!! - Letícia Gasparini, Analista de Relações Institucionais e MKT na CCEE

 

Muito obrigada pela parceria e por terem embarcado nessa missão com a gente! - Claúdia Muller, Comunicação Interna e Endomarketing na CCEE

Vocês foram sensacionais! Que trabalho lindo e delicioso de fazer! Obrigada pela parceria! - Flavia Fonseca de Albuquerque, Comunicação Corporativa, Interna e Externa na CCEE

Foi muito legal participar da dinâmica. Parabéns pelo trabalho - Tiago Hayashida, CHRO e Executivo de RH na CCEE

Quer saber mais como a Vinho Tinta pode ajudar seu time? Saiba mais em nosso site. 

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar