Vida Corporativa

Como construir uma relação de proximidade com os colaboradores?

Nataly Seguro
20/10/2021

Confira como pequenas mudanças podem fazer a diferença no ambiente de trabalho

A importância

O bom desempenho profissional dos colaboradores está intimamente relacionado ao quanto os mesmos se sentem satisfeitos no ambiente de trabalho e o quanto se sentem próximos dos seus colegas e líderes.

Empresas do mundo inteiro estão voltando o seu olhar para a importância de criar um ambiente de trabalho humanizado que se preocupa com as necessidades dos seus funcionários e que promove abertura para que eles sejam ouvidos e compreendidos. 

Resultados benéficos

Uma boa relação interpessoal no trabalho traz benefícios incríveis para todos e para os resultados da empresa. A proximidade entre funcionários e gestores é fundamental para gerar um ambiente de confiança e respeito, dando espaço para a escuta atenta de feedbacks e conexão. 

Além disso, contribui com a harmonia do grupo, sentimento de valorização e  merecimento por parte dos funcionários, diminui os pedidos de demissões e rotatividade nas empresas, aumento de empatia entre colegas, proatividade e o desejo de entregar o melhor. Literalmente o bom relacionamento facilita que os funcionários tenham o desejo de vestir a camisa da empresa.

Selecionamos 5 maneiras de criar proximidade com os funcionários e melhorar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, confira:

Proximidade

Procure conhecer os seus colaboradores e se interessar verdadeiramente por quem eles são como pessoa, seus hobbies, ambiente familiar, desejos e sonhos. Cultivar uma conexão facilita muito o dia a dia de todos e possibilita a construção de confiança mútua. 

Escuta Ativa

A escuta ativa é uma habilidade que deve ser trabalhada e aplicada no ambiente empresarial, ela é a qualidade de ouvir o que o interlocutor está dizendo e prestar genuína atenção, com o objetivo sincero de compreender o que está sendo dito. Mostrar interesse no que os colaboradores têm a dizer proporcionará um aumento de confiança, conexão e o desejo de retribuição por parte do funcionário.

Mentalidade Positiva

A atitude dos gestores influencia na atitude de todos os colaboradores, por isso, mostre-se positivo em todas as situações, procurando formas inteligentes de resolver os problemas e focando no lado bom das coisas, passando assim segurança e empatia.

Reconhecimento

O sucesso de um líder está intimamente ligada aos esforços da sua equipe, não deixe de reconhecer todos que trabalharam e contribuíram para os bons resultados da empresa. Reconhecer e parabenizar é essencial para o sentimento pessoal de autovalorização do seu funcionário e para a motivação em contribuir de forma positiva com a empresa.

Confraternizações

As confraternizações são grandes oportunidades de aumentar a proximidade nas empresas. As interações de lazer são importantes para reforçar o espírito de equipe, faz com que os funcionários se sintam parte de algo importante, se identifiquem com a visão e os objetivos da empresa, além de permitir uma aproximação entre os funcionários e os gestores, possibilitando que laços de confiança e conexão sejam formados. Sem dúvida essa é a maneira mais eficaz de melhorar o ambiente de trabalho, ter funcionários mais motivados, felizes e por consequência melhores resultados. E mesmo no período em que estamos, é possível ainda fazer confraternizações remotas.

Com essas dicas é possível construir junto com a sua equipe o ambiente ideal.

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar