Skills

Como manter uma relação de confiança entre colaboradores e líderes

Vinho Tinta
3/4/2023

Qualquer um pode ocupar um cargo de chefia, mas poucos conseguem exercer uma verdadeira liderança e conquistar a confiança de seus colaboradores.

A confiança é a base de qualquer relação e se torna muito importante dentro de uma empresa.

O líder precisa ter confiança para delegar as tarefas aos seus liderados e a equipe precisa ter confiança entre si para acreditar que cada um fará sua parte.

Assim, todos precisam ter a confiança de que, quando necessário, poderão contar com o apoio do líder.

 

Diferenças entre líder e chefe

O chefe está em uma posição de poder devido à experiência, conhecimentos ou título que lhe foi dado. Ele administra na base do poder e de forma autoritária.

Um chefe dita regras, dá ordens e possui a tendência de não ouvir os seus funcionários. Há maior preocupação nos processos de trabalho do que com as pessoas.

Enquanto um líder é aquele que tem a capacidade de influenciar pessoas, ele possui aspectos que independem do cargo que ocupa. Mas ocorre que se uma pessoa possuir essa capacidade de liderança, ela poderá chegar a ocupar um cargo de maior poder.

Um líder também pode dar ordens e estabelecer regras, porém ele tem a capacidade de fazer isso despertando o respeito dos seus colaboradores.

Ele conhece as forças e fraquezas de sua equipe e sabe criar estratégias para utilizar os talentos de forma eficaz.

Um líder pode ser chefe, mas nem todo chefe pode ser considerado um líder. Entretanto, devemos lembrar que a liderança também pode ser desenvolvida.

 

A importância da confiança no ambiente organizacional

Ter desconfiança no ambiente de trabalho torna a execução das tarefas mais complicada. É como se o colaborador estivesse sendo vigiado o tempo todo e não pudesse desempenhar bem as suas tarefas e de forma honesta sem ser vigiado.

No ambiente profissional, é preciso existir confiança para que as pessoas possam desempenhar livremente seus trabalhos dentro do que é proposto.

No surgimento de um problema, quando há confiança na equipe e na liderança, os mesmos são solucionados de forma mais rápida e eficiente sem constrangimentos ao precisar do auxílio de um colega ou do líder.

A confiança sentida no ambiente organizacional é passada aos clientes e influencia no sucesso e crescimento do negócio.

 

Consequências da falta de confiança no ambiente organizacional

Uma organização que não confia em seus líderes pode enfrentar sérias consequências ao longo do tempo.

Em primeiro lugar, a falta de confiança pode afetar o moral e o bem-estar dos funcionários, o que significa que os funcionários podem deixar a organização e prejudicar a reputação do empregador. Isso torna mais desafiador encontrar os funcionários certos no futuro, o que afeta as operações comerciais.

A falta de confiança também pode significar que os funcionários têm menos probabilidade de seguir protocolos e orientações, tornando muito mais difícil para os líderes orientar a organização com eficácia.

 

Quando falamos de confiança, estamos falando de:

Ser capaz de ter uma sensação de segurança e confiança ao lidar com alguém

Ter a capacidade de prever que alguém agirá de maneiras específicas e será confiável Ganhar um nível de credibilidade que se construiu ao longo do tempo

A confiança é uma parte crítica de todas as interações que temos como humanos. Ela também desempenha um papel integral na comunicação no local de trabalho.

Por quanto tempo você seria cliente de um contador ou advogado se não confiasse que eles têm o melhor interesse em mente? Quanto tempo você ficaria em um relacionamento ou manteria uma amizade com alguém em quem não confia?

 

Os dois tipos de confiança

Quando se fala em construir confiança existem dois tipos que são importantes de serem conhecidos, são:

 

1.   Confiança prática

É o tipo de confiança mais tradicional, geralmente é aquele modelo de confiança que vem à mente quando alguém pensa em confiança entre pessoas.

É a confiança de que a pessoa cumpre seu papel no trabalho, entrega no prazo, presta bom atendimento e é trabalhadora.

A confiança do líder, na prática, é saber que ele estará presente acompanhando a equipe, realizando o seu trabalho e disponível para prestar apoio.

2.   Confiança emocional

As pessoas são menos propensas a estar cientes desse tipo de confiança. A confiança emocional é criada quando se vai além do que é esperado e cria-se vínculos com a equipe. Isso requer um nível de inteligência emocional.

Líderes de sucesso tendem a ter níveis mais altos de inteligência emocional, então essa é definitivamente uma boa habilidade para desenvolver.

Para ter uma sensação de bem-estar e boa saúde mental, precisamos saber que outras pessoas nos entendem e têm nossos melhores interesses em mente. Isso vem com altos níveis de confiança.

Saber que todos estão trabalhando juntos como uma equipe gera tranquilidade.

 

Dez das maneiras mais eficazes de construir confiança

Existem algumas maneiras eficazes que ajudam a construir a confiança entre as pessoas, seja na vida individual ou no local de trabalho. A confiança não virá do dia para a noite, é necessário dedicar-se, investir tempo e valorizar as pessoas para ganhar a confiança delas. Conheça algumas maneiras práticas que podem auxiliar você como líder, ou não, a ganhar a confiança com quase qualquer pessoa.

 

1.   Valorize relacionamentos de longo prazo

Confiança requer pensamento de longo prazo. Pode parecer conveniente no momento culpar alguém ou tomar decisões que o beneficiem no curto prazo. Mas antes de agir, pense em como eles podem afetar a maneira como os outros o percebem no futuro.

 

2.   Seja honesto

Desenvolver uma reputação de desonesto é uma das maneiras mais rápidas de minar a confiança. Sempre diga a verdade, mesmo que seja estranho; não dê às pessoas a oportunidade de pegá-lo em uma mentira.

 

3.   Honre seus compromissos

Uma pessoa confiável faz tudo ao seu alcance para cumprir os acordos que fez. Se fizer uma promessa, cumpra-a. Evite fazer promessas que talvez não consiga cumprir.

 

4.   Admita quando estiver errado

As pessoas não gostam de ouvir desculpas. Se você fizer algo errado, é melhor apenas ser franco sobre isso. Se você perceber que estava errado sobre algo, admita.

Ser vulnerável o suficiente para admitir falhas pode humanizá-lo e fazê-lo parecer mais confiável. Admitir erros também faz parte da honestidade.

5.   Comunique-se de forma eficaz

A confiança pode ser facilmente danificada por falta de comunicação. Tente o seu melhor para se comunicar de uma forma que não deixe espaço para interpretações errôneas.

Se você não tiver certeza sobre algo durante uma conversa, faça perguntas para esclarecer. Ouvir é tão importante quanto falar para uma comunicação eficaz. Certifique-se de dar aos outros a chance de falar. Isso mostrará que você se importa se ouvir genuinamente.

 

6.   Seja vulnerável

Ser aberto sobre suas emoções e mostrar alguns sentimentos pode ajudar a construir confiança. Isso mostra que você se importa e que você também é uma pessoa.

Não tenha medo de deixar os colegas de trabalho saberem se algo o aborreceu ou estressou.

Entretanto, é preciso ser abordado com cuidado. Você não quer contar todos os detalhes excessivamente pessoais para seus colegas de trabalho.

Um nível de inteligência emocional é necessário para garantir que você não esteja compartilhando demais ou compartilhando de menos. Comece compartilhando gradualmente. Feito corretamente, abrir-se sobre seus sentimentos pode fortalecer um relacionamento de confiança.

 

7.   Seja útil

Alguém que é confiável tenderá a sair de seu caminho para ajudar as pessoas, se puder. Não por causa de alguma agenda ou porque esperam obter algo com isso. Mas, porque eles são genuinamente uma boa pessoa.

Talvez você tenha feito todo o seu trabalho do dia. Você poderia apenas sentar em sua mesa navegando na internet. Ou você pode ser útil.

Se você notar um colega de trabalho que está lutando com sua própria carga de trabalho, ofereça-se para ajudar. Ou pergunte ao seu gerente se há algo extra que você possa assumir. Além disso, nunca há mal algum em orientar e aconselhar aquele novo contratado que parece sobrecarregado.

 

8.   Mostre às pessoas que você se importa

As pessoas naturalmente confiarão mais em você se sentirem que você está realmente interessado nelas. Lembrar de pequenos detalhes como o nome do filho de um colega de trabalho ou perguntar como foi o fim de semana deles é um bom ponto de partida.

Você provavelmente já trabalhou com alguém que parecia estar em sua própria bolha. Eles não pareciam se importar com ninguém além de si mesmos. Você provavelmente também trabalhou com alguém que era amigável e fazia check-in regularmente para ver como você estava. Qual pessoa você achou mais confiável?

Mesmo algo tão simples como lembrar e dizer o nome de alguém pode mostrar que você se importa. Como Dale Carnegie disse uma vez: “O nome de uma pessoa é, para essa pessoa, o som mais doce e importante em qualquer idioma”.

9.   Defenda o que é certo

As pessoas respeitam a honestidade.

Enquanto alguns chefes podem gostar de pessoas “sim” que concordam com tudo o que dizem, os melhores líderes valorizam percepções e opiniões. Não sacrifique seus valores e o que você acredita apenas para apaziguar seu gerente ou tentar progredir. Isso diminuirá a confiança dos outros.

 

10.   Seja transparente

Contanto que você possa explicar o que está fazendo e por que está fazendo, a maioria das pessoas será capaz de entender.

Não guarde segredos ou acumule informações para si mesmo. As pessoas com quem você está construindo a confiança geralmente são pessoas em sua equipe com as quais você deveria trabalhar em colaboração. Compartilhe com eles as informações de que eles precisam para ter sucesso também.

 

A confiança como chave das relações

A confiança é a chave das relações, especialmente entre líderes e liderados. Construir a confiança no local de trabalho não é uma tarefa fácil, porque é possível que consiga conquistar a confiança de algumas pessoas mais facilmente que outras.

Por isso, quando se trata de construir confiança, considere uma abordagem de longo prazo. Seja honesto, honre seus compromissos, admita quando estiver errado e estará no caminho certo para ser visto como uma pessoa confiável.

 

O líder que deixa seus liderados se desenvolverem

Uma grande demonstração de confiança do líder em seus liderados é delegar as tarefas e deixar que as pessoas a realizem.

Nesse sentido, o líder muitas vezes deve dar um passo para trás e permitir que seus colaboradores se desenvolvam.

Mais que liderar para atingir um objetivo, um líder deve liderar para construir e desenvolver uma boa equipe de trabalho. A partir disso ele sabe que estará bem amparado para atingir os objetivos organizacionais

 

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar