Arte, Pintura, Bem-estar

Como usar a arte para combater a ansiedade

Maria Isabel França
21/3/2022

A ansiedade tem cada vez mais números alarmantes em nosso mundo atual e a algum tempo a pauta da saúde mental começou a ser mais discutida e divulgada. 

Cuidar de si mesmo, não apenas no aspecto físico, mas também no mental, tornou-se cada vez mais importante.

Para fazer isso, é necessário tomar um tempo do dia para si mesmo e fazer algo relaxante, divertido ou que desenvolva algum aspecto que você gostaria de mudar na sua vida. 

E por quê não, os 3 ao mesmo tempo?

No artigo de hoje veremos porque a arte é uma das escolhas populares para prevenir ou até tratar certos transtornos mentais como a ansiedade e como ela te ajuda em muitos outros fatores.

Continue lendo abaixo.

O que é Ansiedade?

Como vemos nesse artigo, a ansiedade ou os transtornos de ansiedade são caracterizados pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer, geralmente sem motivo nenhum de existir, essa preocupação pode dificultar a pessoa de se ater ao momento presente e sentir uma grande tensão, além também de poder levar a sintomas físicos como a arritmia cardíaca.

Você pode conhecer mais sobre a ansiedade e outros transtornos mentais no manual diagnóstico, feito pela American Psychiatric Association.

Diferença do transtorno de ansiedade para uma ansiedade comum

É normal sentir-se um pouco ansioso antes de alguma situação que seja importante, como uma entrevista de emprego ou antes de alguma avaliação.

Entretanto, quando o indivíduo está sofrendo algum transtorno de ansiedade, é impossível para ele relaxar e normalmente se sente tenso sem algum motivo aparente.

Como a arte pode ajudar na luta contra a ansiedade?

As artes em geral, são atividades que podem ser consideradas mindfulness, ou seja, que te levam a aproveitar e se concentrar mais no momento presente. O que por sua vez, é uma ferramenta para deixar de lado as preocupações e tensões excessivas do dia a dia.

Atividades artísticas também trabalham o cérebro, permitem a expressão de sentimentos e emoções e ainda liberam dopamina, o ‘hormônio da felicidade’, que traz um sentimento de satisfação e bem-estar.

Além de proporcionar um momento de lazer e descontração, a arte também auxilia no aprimoramento da autoestima, confiança, criatividade e no desenvolvimento de novas habilidades.

Quando realizada com certa frequência pode prevenir casos de ansiedade e até auxiliar no tratamento desse transtorno.

É claro que a consulta profissional é imprescindível em todos os casos, mas a arteterapia possibilita um caminho um pouco mais rápido e prazeroso.

Arteterapia

De forma mais direta existem literalmente consultas terapêuticas que se utilizam da arte para  tratar questões de saúde e bem estar ligadas ao emocional, como a ansiedade.

De acordo com a Associação Paranaense de Arteterapia (APAT), a arteterapia é regularizada pela UBAAT – União Brasileira de Associações de Arteterapia, e durante o tratamento são propostos  exercícios de conteúdo, onde o participante é motivado a expressar seus sentimentos e pontos de vista através de uma técnica artística. 

Esses exercícios, propostos de acordo com os interesses e limitações de cada paciente, propiciam  meios de auto-expressão, reflexão e organização de emoções e a observação sobre a forma como a pessoa interage em seu mundo. 

Vida corporativa

Quando é falado em saúde mental e bem-estar, na maioria das vezes liga-se isso ao âmbito pessoal de cada um, mas existe ainda um outro ambiente no qual é muito importante buscar sempre se preocupar com a saúde: o ambiente de trabalho.

Com o aumento da demanda constante e prazos de entrega inevitáveis, também não é difícil que o trabalho tenha impacto direto na saúde mental, facilitando situações de ansiedade constante e também de estresse.

Isso abala tanto a nível pessoal prejudicando a satisfação da pessoa, quanto a nível profissional pois reflete na produtividade e na capacidade de solução de problemas.

Por essas razões, algumas empresas têm buscado cada vez inserir momentos de cuidado e descompressão na jornada de seus colaboradores, para proporcionar mais qualidade de vida e fortalecer seu clima organizacional.

Existem diversas ações que podem ser realizadas em equipe para oferecer mais qualidade de vida aos colaboradores, que vão desde permitir uma rotina mais flexível e meditação, a dinâmicas específicas com essa finalidade.

A arte, como sempre, é uma possibilidade e consegue ser aplicada também em equipes corporativas, oferecendo um momento de descontração, relaxamento e integração, com equipes remotas, híbridas ou presenciais.

Como começar

Existem algumas formas de inserir a arte no seu dia a dia ou levar um momento artístico para sua equipe e colegas de trabalho, mesmo que não seja uma área que você tenha muito contato.

Se pergunte: “Quando foi a última vez que eu fiz algo pela primeira vez?”, e se permita viver experiências novas dentro da arte, buscando um novo hobby para trazer tranquilidade e se livrar da ansiedade e do estresse da rotina.

Conheça o jeito mais fácil de dar esse primeiro passo, clicando aqui e viva o momento!

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar