Vida Corporativa

Aumente sua Retenção de talentos com essas 6 dicas

Maria Isabel França
4/2/2022
Conheça as ações estratégicas para retenção de talentos em sua empresa, diminuindo seu turnover e aumentando a satisfação e sentimento de pertencimento dos colaboradores.


O que é a retenção de talentos?

O que chamamos de retenção de talentos é um conjunto de ações que visam a permanência de colaboradores na empresa para diminuir a rotatividade de pessoal, isto é, o fluxo de entrada e saída de funcionários na organização.

Um bom plano de retenção de talentos é importante porque essa rotatividade, também conhecida por turnover, pode ser bastante prejudicial à empresa, à medida que um alto índice de turnover é responsável por causar um clima negativo, atrapalhar a comunicação e gerar conflitos, além de aumentar a demanda de trabalho para os colaboradores, é um verdadeiro efeito bola de neve.

O turnover é geralmente causado por uma competição existente entre as empresas para atrair e reter os melhores talentos. Para fazer isso, as organizações oferecem uma maior variedade de benefícios aos colaboradores, como flexibilidade, bônus e outras vantagens.

Para evitar ficar para trás, é importante a empresa ter um bom plano de retenção de talentos, realmente focado no bem-estar e satisfação dos colaboradores, levando em conta a cultura e as possibilidades da empresa.


Por que agir

Além de evitar os problemas acarretados pelo turnover e manter os melhores profissionais, uma retenção de talentos eficiente buscará uma constante melhora, se preocupando em criar times bem integrados e construir um bom ambiente de trabalho.

Essas ações, que visam o bem-estar do colaborador e integração de times, tendem a aumentar a produtividade e alavancar o desempenho das equipes, além de facilitar a criação de um vínculo verdadeiro entre empresa e colaborador.


Dicas de como aplicar

Dada a importância da retenção de talentos, é muito importante ter uma boa estratégia para efetivamente manter os melhores profissionais e as melhores equipes. 

Aqui vão 6 dicas de como aumentar sua retenção de talentos:

  1. Comece desde o recrutamento 

Um bom processo de retenção de talentos começa antes mesmo de admitir os colaboradores.

É importante atrair e selecionar as pessoas certas. Profissionais que além de serem qualificados para o cargo em questão, também estejam alinhados com a cultura organizacional da empresa.

Assim há mais chances do colaborador se adaptar com maior facilidade, por se identificar com a empresa e seus valores.

  1. Tenha uma comunicação clara, objetiva e abra espaço para os feedbacks

Para que todos se sintam à vontade no ambiente de trabalho, é necessário criar e manter uma comunicação clara e objetiva. 

Para isso é necessário sempre manter as lideranças próximas à suas equipes, para que acompanhem seu desenvolvimento e deem um feedback assertivo, a fim de que os colaboradores continuem sempre evoluindo e estejam sempre conscientes da razão de suas atividades.


  1. Favoreça o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal 

Para aumentar sua retenção de talentos, hoje em dia é de extrema importância que a empresa pense em qualidade de vida. 

As rotinas estão cada vez mais frenéticas e a grande exposição à informação nos deixa exaustos. Dentro do mundo corporativo deve ser pensado então, em proporcionar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

O segredo é permitir uma certa flexibilidade, seja no local de trabalho (por exemplo, o home office pode ajudar em alguns casos), seja no horário da jornada de trabalho, ou em algum outro ponto que possa fazer sentido.

A vida profissional não pode prejudicar a vida pessoal, afinal, ela é o principal aspecto da nossa vida. Favorecendo essa flexibilidade, você permite que seus colaboradores trabalhem da forma com que eles se sintam mais produtivos e confortáveis, aumentando as chances de diminuir seu turnover.


  1. Reconheça e recompense esforços

Todo mundo gosta de ser reconhecido. Mostrar para seus colaboradores o valor essencial 

que eles têm para a empresa e recompensar os esforços que ultrapassem o esperado é de suma importância para que eles se sintam satisfeitos e vejam um retorno positivo do ambiente de trabalho.

Não vale recompensar aqueles que trabalham bem com mais trabalho, viu? Pense em algum brinde ou presente, algum benefício extra. Algo que os faça sentir especiais e necessários ao funcionamento da empresa.


  1. Ofereça Planos de carreira claros e objetivos  Abra espaço para treinamentos e desenvolvimento profissional

Para alcançar bons profissionais e conseguir mantê-los em sua equipe, é necessário que eles enxerguem um bom futuro para si mesmos dentro da empresa. Então, você deve apresentar e discutir com eles sobre planos de carreira de uma maneira clara e objetiva.

É preciso levar em conta a aptidão de cada um e também suas aspirações, para posicioná-los da melhor forma possível, de acordo com suas habilidades, além de traçar uma trajetória de promoções e cargos que se pode alcançar dentro de sua área.

Todos queremos crescer e evoluir, então nunca é uma boa notícia saber que ficaremos estagnados em algum cargo por muito tempo. 

Também pensando em evolução, outra dica é investir e proporcionar ao seu time, treinamentos que visem o desenvolvimento profissional. Afinal, aprender coisas novas nos ajuda a melhorar e nos deixa mais criativos.

Este é um ponto chave para pensar sua retenção de talentos.

  1. Aposte em ações que visem o bem-estar

Uma pesquisa foi realizada com empresas do S&P 500 (índice com 500 das maiores empresas dos Estados Unidos), e a grande maioria delas investem em atividades recreativas para seus colaboradores, para que eles desfrutem de momentos de diversão e relaxamento.

Essas empresas que investem no bem-estar dos funcionários performam mais e tem maior faturamento no médio e longo prazo, com esse aumento podendo superar os 50% em comparação aos seus concorrentes.

Esse bom desempenho acontece porque um colaborador feliz e motivado trabalha melhor e gera mais resultados. Desse modo ele também se sente melhor consigo mesmo e vê uma relação próspera com a equipe e a organização, o que ajuda no processo de retenção de talentos. Conheça a nossa experiência elaborada para o bem-estar e integração do seu time, clicando aqui.

Por fim, confira seus resultados com pesquisas organizacionais

Não dá pra confiar só nas promessas de desempenho e melhoria na retenção de talentos. É preciso confiar em dados e estatísticas. 

Para conseguir realmente aprimorar o plano de retenção de talentos e do bem-estar dos colaboradores ao longo do tempo, primeiro é necessário saber qual a situação atual da empresa.

Que tal lançar uma pesquisa anônima aos colaboradores para medir seu nível de satisfação e entender um pouco mais sobre como eles se sentem dentro da empresa?Além disso, elabore um relatório de turnovers dos últimos meses ou anos para servir de comparação após a aplicação de melhorias.

Assim você terá uma visão mais ampla da situação real da empresa e poderá planejar ações mais concretas e diretas ao ponto, além de conseguir comparar os resultados ao longo do tempo.









Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências