Team Building

Por que você não tem uma equipe engajada?

Vinho Tinta
24/4/2023

Equipe engajada é sinônimo de comunicação aberta e honesta, cultura de trabalho saudável e produtiva, trabalho em equipe e colaboração. O sonho de toda organização é possuir colaboradores engajados, saudáveis e que vistam a camisa da empresa.

Nesse sentido, a empresa deve garantir que os membros da equipe sintam-se valorizados e apreciados por seu trabalho e contribuições, e que haja um senso de propósito compartilhado e alinhamento com a missão e valores da organização.

 

Liderança e engajamento de equipes

É importante que os líderes da equipe demonstrem comprometimento e dedicação à equipe e sejam bons exemplos de liderança e trabalho em equipe.

Eles devem estar disponíveis para sua equipe, ouvindo o que os membros têm a dizer sobre pontos de vista e preocupações. Também devem estar dispostos a tomar as medidas necessárias para solucionar os problemas que surjam junto à sua equipe.

Ao implementar essas práticas, as equipes podem se tornar mais engajadas e eficazes, alcançando melhores resultados e um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

 

Qual a diferença entre engajamento e motivação?

O engajamento de equipes refere-se à capacidade da equipe de se conectar com a visão, missão e objetivos da organização, e de comprometer-se com o trabalho e com a realização desses objetivos.

Isso envolve a criação de um ambiente de trabalho positivo, no qual os membros da equipe sintam-se valorizados, ouvidos e apoiados.

Quando uma equipe está engajada, ela trabalha com mais eficiência e eficácia, e é mais produtiva e inovadora.

Já a motivação de equipe refere-se ao impulso interno que leva os membros da equipe a realizarem suas tarefas de maneira diligente e com qualidade. Isso envolve a criação de um ambiente de trabalho que forneça desafios, reconhecimento e recompensas adequadas. Quando uma equipe está motivada, ela é mais produtiva, criativa e feliz.

Engajamento e motivação são conceitos diferentes

Embora relacionados, o engajamento e a motivação não são sinônimos.

Uma equipe pode estar motivada a trabalhar duro, mas não estar engajada em relação aos objetivos da organização. Da mesma forma, uma equipe pode estar engajada em relação à missão da empresa, mas não estar motivada para realizar determinadas tarefas ou projetos. Ambos são importantes para o sucesso de uma equipe e de uma organização.

Um líder eficaz deve trabalhar para desenvolver tanto o engajamento quanto a motivação de sua equipe.

 

Qual a importância do engajamento de equipes?

 O engajamento de equipes é de extrema importância para o sucesso de uma organização, uma vez que equipes engajadas têm maior produtividade, eficiência e eficácia em suas atividades.

Quando uma equipe está engajada, seus membros têm um senso de propósito e compromisso com os objetivos da organização, o que leva a um aumento da motivação e do desempenho.

Além disso, equipes engajadas tendem a ser mais criativas e inovadoras, uma vez que estão dispostas a compartilhar ideias e experimentar novas abordagens para resolver problemas.

  

Vantagens do engajamento de equipes

Outra vantagem do engajamento de equipes é a redução da rotatividade de funcionários. Quando os membros da equipe se sentem valorizados e envolvidos no trabalho, eles têm mais probabilidade de permanecer na organização a longo prazo, o que reduz os custos de recrutamento e treinamento de novos funcionários.

Além disso, equipes engajadas geralmente criam um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, o que pode melhorar a comunicação e a coordenação entre os membros da equipe, bem como fortalecer a cultura organizacional.

O engajamento de equipes pode ter um impacto positivo na satisfação dos clientes e na reputação da organização, uma vez que equipes engajadas têm maior probabilidade de fornecer um serviço de alta qualidade e de se preocupar com a satisfação dos clientes.

Portanto, é importante que os líderes e gestores de equipes trabalhem ativamente para promover o engajamento da equipe, criando um ambiente de trabalho positivo e incentivando a colaboração, a inovação e o compromisso com os objetivos da organização.

  

Colaborador Engajado

Um colaborador engajado é um funcionário que está altamente comprometido com seu trabalho e com a organização em que trabalha. Esses colaboradores geralmente estão motivados, envolvidos e se esforçam para alcançar os objetivos da empresa.

Esse tipo de colaborador possui senso de propósito e significado em seu trabalho, e sente que suas contribuições são valorizadas e reconhecidas. Eles estão dispostos a assumir responsabilidades adicionais e tomar iniciativas para ajudar a equipe ou a empresa a alcançar seus objetivos.

Além disso, os colaboradores engajados geralmente têm um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e superiores, e trabalham em conjunto para alcançar as metas da empresa. Eles são proativos em buscar soluções para problemas, e estão dispostos a aprender e crescer profissionalmente.

 

Colaborador desengajado

Um funcionário desengajado é aquele que demonstra falta de interesse ou motivação em seu trabalho e não se sente comprometido com os objetivos da empresa.

Ele pode apresentar uma atitude negativa, baixa produtividade e pouco interesse na melhoria contínua.

É importante que líderes e gerentes identifiquem funcionários desengajados e tentem entender as razões por trás de sua falta de motivação.

Às vezes, isso pode ser causado pela falta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, falta de reconhecimento ou má gestão.

Abordar essas questões pode ajudar a melhorar o envolvimento e a motivação dos funcionários e melhorar o desempenho geral da empresa.

 

Erros que prejudicam o engajamento de equipes

Uma equipe é formada por um conjunto de pessoas distintas. Engajar a equipe não é tornar esse conjunto de pessoas todas iguais, mas sim desenvolver a cooperação entre eles para que suas diferenças sejam valorizadas.

 

1º Erro: Falta de comprometimento da liderança

As relações são mantidas devido ao acordo de confiança que existe entre os membros. Se um líder não está disposto a ajudar a sua equipe a solucionar problemas e ao invés de assumir os erros, jogá-los em sua equipe, ele estará fadado ao fracasso.

Quando não existe o amparo dos gestores com a equipe, os colaboradores se sentem desamparados, desmotivados e frustrados.

 

2º Erro: Novas tecnologias sem treinamento

Em um cenário dinâmico novas tecnologias são implantadas nas empresas, entretanto muitas não possuem o cuidado em orientar da maneira correta o uso das novas ferramentas.

É fundamental um bom planejamento para a implantação, orientação e uso da tecnologia, pois colocar uma tecnologia em uso e deixar que os funcionários se adaptem à força não é uma das melhores estratégias. Isso causa desentendimentos e sensação de inteiro fracasso.

3º Erro: Compulsão por mudanças organizacionais

Mudanças organizacionais constantes prejudicam a cultura e o clima organizacional, pois impactam os fluxos dos trabalhos, desorganizam as pessoas e não resultam em produtividade.

Eventuais mudanças organizacionais devem ser planejadas e comunicadas e fluirão naturalmente se o ambiente corporativo for aberto e amigável.

 

O que equipes engajadas têm em comum?

Equipes altamente engajadas parecem um pouco diferentes da média. Se você está procurando maneiras de engajar seus funcionários, considere as seguintes estratégias que são comumente encontradas nessas equipes:

 

Empatia e compreensão

Uma grande diferença entre equipes engajadas e desengajadas é como elas trabalham juntas e se entendem.

Se você tem uma equipe em que ninguém se conhece ou existe uma cultura de competição, pode ser difícil reunir os colaboradores.

Em vez disso, é melhor encontrar maneiras de ajudar os colaboradores a entender e abraçar as diferenças individuais para encontrar um terreno comum.

Conhecer os perfis de personalidade uns dos outros fornece às equipes um lugar para começarem a aprender uns com os outros e se ajudarem, encontrando as estratégias certas para trabalharem juntos de forma mais eficaz.

 

Aceitam desafios

Equipes engajadas não fogem de trabalhos difíceis. Eles estão dispostos a correrem riscos e saírem da zona de conforto para garantir que um projeto seja concluído.

Colaboradores engajados têm maior probabilidade de reagir bem às mudanças e pensar criticamente sobre os problemas à medida que surgem.

Equipes desengajadas, por outro lado, tendem a ser menos criativas e se mover mais lentamente. Há menos vontade de arriscar e, em alguns casos, os funcionários podem sentir que não há segurança psicológica suficiente em sua equipe para apoiar uma nova ideia.

O líder pode incentivar seus colaboradores a assumirem riscos, estando ao lados deles em apoio, dessa forma, todos se unem em propósito.

 

Abraçam a colaboração

Equipes engajadas estão constantemente colaborando juntas e isso não ocorre apenas quando lhes é solicitada essa postura.

Colaboradores engajados querem trabalhar juntos e entrarão em contato e iniciarão conversas por conta própria.

Uma equipe desengajada, por outro lado, tem mais chances de trabalhar de forma individual e depois combinar tudo no final. Isso pode funcionar em alguns casos, mas também aumenta o risco de atrasos, pois os problemas não são identificados logo.

Metas definidas

Outra estratégia adotada por equipes engajadas é descobrir e definir metas em conjunto. Novamente, isso remonta à ideia de que as equipes mais eficazes trabalham juntas como uma unidade.

Ao permitir que as equipes participem do processo de definição de metas, a empresa garante que o conhecimento sobre o que está acontecendo seja compartilhado e compreendido.

As equipes têm uma visão clara de quanto trabalho será necessário e com o que cada membro da equipe precisa contribuir.

 

Liderança forte

Um elemento importante das equipes engajadas é como elas estão sendo lideradas. Muito da cultura de equipe vem da responsabilidade do líder.

É parte da razão pela qual os departamentos de uma empresa podem ter níveis de engajamento de funcionários muito diferentes, mesmo que todos trabalhem para a mesma instituição.

A maneira como o líder decide liderar, comunicar e colaborar com sua equipe impacta diretamente em seu engajamento.

Você é o tipo de líder que pergunta e dá feedback? Você se concentra no bem-estar dos funcionários e apoia o trabalho em equipe?

Os líderes mais bem-sucedidos de equipes engajadas tendem a ter um estilo de liderança democrático e a construir conexões pessoais com os membros de sua equipe.

Infelizmente, poucos líderes recebem treinamento ou desenvolvimento de liderança quando assumem uma equipe.

Se seus colaboradores estão começando a se desengajar, considere seu próprio estilo de liderança e estude uma mudança de abordagem.

 

Características de colaboradores engajados

 

1.   Eles são inovadores

Colaboradores engajados têm energia e disposição para assumir tarefas novas e desafiadoras.

Como eles sentem maior conexão com seu trabalho, é mais provável que compartilhem suas ideias com sua equipe, o que beneficiará a todos.

Os colaboradores que não se sentem engajados têm maior probabilidade de se concentrar apenas no que precisam fazer no momento e raramente apresentam novas ideias.

 

2.   Eles têm boas qualidades de liderança

Colaboradores desengajados ou apenas satisfeitos com seu trabalho geralmente relutam em assumir mais responsabilidades, como funções ou tarefas de liderança.

Eles não têm energia ou entusiasmo para isso ou acham que é muito trabalho e esforço para pouco retorno.

Um colaborador engajado, no entanto, estará ansioso para assumir tarefas de liderança, por menores ou complexas que sejam.

3.   São bons comunicadores

Colaboradores engajados são excelentes comunicadores, pois desejam manter os canais de trabalho funcionando sem problemas.

É mais provável que eles se sintam capacitados para fornecer feedback ou compartilhar preocupações e fazer sugestões de melhorias.

Colaboradores engajados também tendem a ser bons ouvintes, respeitosos com opiniões diferentes, aceitam todos os tipos de feedback e reconhecem e comemoram quando os colegas fazem um bom trabalho.

 

4.   São mais fáceis de trabalhar

A atitude e o comportamento dos colaboradores engajados tornam o ambiente de trabalho positivo e agradável para todos.

Eles gostam de colaborar por natureza e querem o melhor para todos e não permitem qualquer toxicidade.

 

5.   Eles têm uma atitude excelente

Como você pode esperar, colaboradores engajados tendem a ter uma atitude excelente em relação ao trabalho e à empresa para a qual trabalham.

Eles são grandes embaixadores da empresa dentro e fora do trabalho e sempre tentam manter uma atitude positiva mesmo diante de desafios.

Sua ética de trabalho positiva e entusiasmo podem impactar positivamente os outros, especialmente os funcionários de baixo desempenho que podem ter se desengajado de seu trabalho.

 

6.   São colaboradores eficazes

Um sinal importante de que os colaboradores estão engajados é sua capacidade de colaborar com frequência e eficácia com outras pessoas, incluindo colegas, gerentes e fornecedores e indivíduos externos.

Colaboradores engajados querem fazer um ótimo trabalho para sua empresa e entendem que isso requer trabalhar com outras pessoas para fazer as coisas, em vez de se concentrar apenas em seu próprio trabalho.

A colaboração também decorre do desejo de ajudar os outros a ter sucesso e alcançar seus objetivos, pois funcionários engajados estão mais focados em trabalhar com seus colegas do que em competir contra eles.

 

7.   Eles estão interessados em oportunidades de desenvolvimento

Colaboradores engajados são mais propensos a buscar oportunidades que melhorem suas habilidades e promovam suas carreiras. Eles não querem permanecer em suas funções como estão, mas se desafiam a crescer e progredir para beneficiar a si mesmos e à organização.

 

8.   São flexíveis e adaptáveis

A mudança é esperada em qualquer organização, sejam novos colegas, tecnologia, políticas, processos, estrutura organizacional ou introdução de novos produtos ou serviços

Colaboradores engajados são motivados por sua conexão emocional com a empresa, e não pelo trabalho específico que realizam todos os dias. Isso torna mais fácil para eles se adaptarem às mudanças, desde que entendam por que essas mudanças estão ocorrendo. Colaboradores engajados não se intimidam com a ideia de aprender coisas novas, mesmo que seja fora de sua zona de conforto.

 

9.   Eles estão preparados para ir além

À medida que o novo fenômeno da demissão silenciosa no local de trabalho ganha ritmo, alguns colaboradores cumprem rigorosamente o horário de trabalho e evitam ir além da descrição de seu trabalho.

No entanto, colaboradores engajados estão dispostos a ir além para garantir que uma tarefa seja concluída ou para ajudar um cliente.

Uma empresa com colaboradores altamente engajados é 22% mais produtiva do que aquelas com taxas de engajamento mais baixas.

 

10.   Eles tendem a ficar por mais tempo

Colaboradores com altos níveis de engajamento tendem a ser apaixonados por seus trabalhos e são mais propensos a querer permanecer na empresa, mesmo em tempos difíceis.

Ambos são leais e têm maiores níveis de resiliência em tempos difíceis.

Se você tiver departamentos em sua empresa com taxas de rotatividade significativamente reduzidas do que outros, é provável que você encontre colaboradores engajados.

 

O engajamento dos colaboradores pode estar diretamente relacionado à produtividade. Se você não está vendo muitas das características acima em sua força de trabalho, talvez seja hora de revisar suas estratégias de engajamento de equipes.

Quanto mais colaboradores engajados tiver, melhor será para a empresa.

Se precisar de ajuda para começar, a vinho tinta oferece soluções Team Building.

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar