Vida Corporativa

Saiba o que é preciso para manter um time motivado

Vinho Tinta
10/4/2023

A responsabilidade de motivar um time é muito grande. Não depende somente do líder ou da empresa, a motivação envolve diversos fatores, desde questões pessoais até as questões profissionais.

A motivação nasce a partir do desejo de suprir necessidades, sejam elas básicas como: proteger-se do frio e alimentar-se, ou sejam elas mais complexas, tais como: ser valorizado pelo grupo; ter alta remuneração; lutar por uma causa; entre outras.

 

Fontes de motivação

Segundo o psicólogo americano Abraham Maslow as necessidades humanas obedecem a uma hierarquia. Conforme a figura ilustrativa, a base da pirâmide é composta por necessidades básicas, seguida pelas necessidades de segurança, relacionamento, estima e realização pessoal.

As necessidades podem ser classificadas em três grupos:

1. Necessidades básicas: respirar, comer, dormir, ter uma moradia. São necessidades das quais dependem a sobrevivência, assim como estar e sentir-se seguro.

2. Necessidades psicológicas e sociais: o amor, a estima e o sentimento de pertencimento a um grupo. Aqui também se enquadra o valor que a pessoa tem para a sociedade e a necessidade de status por meio dos bens materiais como casas, carros, roupas e joias.

3. Necessidades de autorrealização: a autorrealização vem após serem supridas todas as outras necessidades. A primeira é sentir-se bem consigo mesmo.

 

O que é motivação no ambiente organizacional?

A motivação, dentro do ambiente organizacional, pode ser entendida como uma vontade ou empenho do colaborador em estar na empresa. Uma alta motivação resultaria em comprometimento com o trabalho e interesse em permanecer empregado.

Um profissional motivado é mais feliz e sente-se satisfeito e engajado na empresa. A produtividade tende a ser alta e a entrega de resultados acima da esperada.

 

Importância da motivação no ambiente organizacional

As pessoas são importantes nas empresas e influenciam diretamente no crescimento de um negócio. Portanto, se uma empresa deseja obter resultados maiores, ela deve valorizar as pessoas e aumentar a motivação no ambiente de trabalho.

Nenhum colaborador gosta de realizar as tarefas apenas porque é obrigado, ele se sente motivado quando estão envolvidos, sentem que fazem a diferença e são ouvidos.

 

Como identificar colaboradores desmotivados?

Pode parecer difícil, em um primeiro momento, identificar os colaboradores que estão insatisfeitos com o seu trabalho, entretanto existem alguns sinais que podem indicar a desmotivação.

Veja os principais indícios da desmotivação:

 

Queda de produtividade

Uma queda na produtividade do colaborador pode ser um sinal de desmotivação no trabalho. Para constatar o motivo da queda de produtividade é importante descartar quaisquer outros problemas pessoais pelos quais o colaborador possa estar passando.

 

Problemas de relacionamento com a equipe

A falta de motivação pode influenciar negativamente o relacionamento do colaborador com o restante da equipe. Podem surgir atritos, ataques velados ou diretos e também atitudes desagradáveis.

 

Alto nível de estresse e ansiedade

Um colaborador que esteja desmotivado costuma apresentar um aumento significativo de ansiedade e estresse no trabalho. Ele também pode exteriorizar isso através da irritação, dores de cabeça ou problemas de saúde.

 

Absenteísmo e problemas com horário

A palavra absenteísmo nos termos administrativos significa falta ao trabalho, atrasos, pausas, ausências com ou sem justificativa formal. Comportamentos frequentes como esses podem apontar desmotivação.

Tudo isso costuma ser indício de que o colaborador não possui muita vontade ou motivação para dedicar-se às suas tarefas ou ser produtivo.

 

Causas da falta de motivação no ambiente organizacional

Existem algumas causas de desmotivação que estão relacionadas diretamente às dinâmicas de trabalho dentro da empresa que envolvem diversos fatores. Veja algumas das causas mais comuns de falta de motivação no trabalho:

 

Ausência de reconhecimento

A falta do reconhecimento, agradecimento e elogio pode afetar a motivação do colaborador. Porque alguém continuaria realizando suas entregas bem feitas no trabalho se não tem importância, ou melhor, nunca é chamado para um elogio? E, ainda, pelo contrário, o líder só o chama quando precisa criticar ou corrigir um erro. 

Salário abaixo do mercado

O salário importa, ainda mais em tempos estáveis ou de crises. O baixo salário não condizente com as atribuições e o cargo pode desmotivar o colaborador.

Isso gera insatisfação, pois o colaborador sabe que está perdendo seu valor de mercado e não está sendo valorizado.

Ninguém permanece mais em uma empresa apenas por status ou anos de trabalho sem um salário atrativo.

Estudar o mercado e estabelecer um plano de cargos e salários na empresa ajuda a suprir essa questão.

 

Falta de perspectiva de crescimento

A falta de perspectiva de crescimento é um dos fatores que também afeta a motivação do colaborador que, muitas vezes, não sabe para onde vai e uma hora ou outra acaba indo para outra empresa.

 

Desigualdade no tratamento entre colaboradores

Tratamentos distintos da liderança para com seus colaboradores podem ser percebidos como favoritismo ou preconceito. É necessário impedir ao máximo que isso aconteça em uma organização, pois gera desconforto e também conflitos internos.

 

Como aumentar a motivação no ambiente organizacional?

Aumentar a motivação no trabalho depende diretamente da valorização do capital humano da empresa. Nesse sentido, vale a pena investir em medidas para o bem-estar do coletivo, proporcionando conforto, acolhimento e também profissionalismo.

As pessoas podem ter motivações diferentes, mesmo assim listamos treze formas de aumentar a motivação no ambiente organizacional. Confira a seguir:

1. Seja genuinamente aberto com sua equipe 

Ao compartilhar de forma transparente o estado do negócio e lidar com as preocupações em conjunto como uma equipe, melhores resultados serão obtidos. Compartilhar as informações organizacionais como uma atualização semanal, por exemplo, demonstra transparência e aumenta a confiança da equipe.

2. Programe atividades de Team Building

Por meio de atividades de formação de equipes, os funcionários podem desenvolver os relacionamentos longe de suas tarefas habituais de trabalho. Uma atividade de formação de equipe pode reconhecer os pontos fortes de cada membro do grupo, incentivar a colaboração e celebrar as diferenças individuais. Nas atividades de formação de equipes, as pessoas aprendem sobre os interesses, habilidades e estilos de comunicação uns dos outros.

Conheça as dinâmicas de Team Building da Vinho Tinta

 

3. Inicie um sistema de recompensas

Ter um sistema de recompensas pode motivar as equipes a alcançarem seus objetivos. Elogios ao trabalho de qualidade também podem incentivar os funcionários a continuarem a atender ou exceder as expectativas.

Você pode implementar um sistema de pontos que recompense equipes ou membros individuais da equipe quando atingirem um determinado número de pontos. Por exemplo, se uma equipe atingir 15 pontos, poderá receber um almoço grátis.

 

4. Crie um ambiente de trabalho convidativo

Quando você trabalha em um ambiente de equipe, é importante se concentrar em trabalhar em direção a um objetivo comum. Colaboração, projetos conjuntos, brainstorming e comunicação aberta são práticas comuns em ambientes de equipe.

Ambientes de trabalho positivos incentivam o bem-estar, a produtividade e o crescimento pessoal dos funcionários. Um ambiente aberto, de apoio e acolhedor permite que as equipes realizem seu melhor trabalho. A seguir estão algumas maneiras de motivar uma equipe usando um local de trabalho acolhedor:

● Proporcionar conforto. Uma cadeira confortável e de apoio pode melhorar o humor dos membros da equipe que passam a maior parte do tempo sentados em uma mesa. Dependendo da estação, também é benéfico resfriar e aquecer o espaço de trabalho para um ambiente de trabalho mais confortável.  

● Adicione plantas. Ao introduzir vegetação em seu escritório, você pode torná-lo mais esteticamente agradável. A vegetação também pode reduzir o estresse e melhorar a produtividade no local de trabalho. 

● Abra o espaço. Ao espaçar o local de trabalho, você pode criar uma atmosfera colaborativa que inspire os membros da equipe a trabalharem juntos com mais frequência. Para criar um espaço mais aberto, considere remover quaisquer barreiras físicas e substituir cubículos por mesas.

 

5. Organize reuniões regulares

As reuniões de equipe são uma maneira eficaz de comunicar atualizações e promover a colaboração.

Reuniões regulares podem ocorrer semanal ou mensalmente e podem envolver equipes de um ou mais departamentos dentro do local de trabalho.

Uma reunião oferece aos membros da equipe a oportunidade de compartilhar relatórios, fazer apresentações e responder a perguntas.

 

6. Permita que as equipes trabalhem livremente

Dar autonomia às equipes permite que elas tomem suas próprias decisões e definam suas próprias metas. Isso pode aumentar sua motivação para produzir um trabalho de alta qualidade.

Fornecer autonomia às equipes também pode mostrar que você confia nelas para desempenhar suas funções de forma eficaz. A confiança pode incentivar a lealdade nos funcionários e motivá-los a ter o melhor desempenho.

 

7. Compartilhe comentários

Uma ótima maneira de manter uma equipe motivada é dar feedback sobre seu desempenho.

Feedback é qualquer discussão sobre o desempenho, as habilidades ou a capacidade de uma equipe de trabalhar de forma eficiente. Uma análise de seus pontos fortes e áreas de melhoria pode motivar uma equipe a melhorar seus processos para receber um bom feedback.

  

8. Organize um concurso

A competição amigável entre colegas pode ser altamente motivadora. O objetivo de uma competição de escritório é agilizar projetos, fornecer recompensas para os membros da equipe e celebrar as conquistas da equipe. As competições podem introduzir criatividade e inovação em um projeto, e também podem fornecer um meio para os colegas se unirem.

 

9. Estabeleça metas SMART

A formulação de metas SMART é essencial tanto para o sucesso de um negócio quanto para o desenvolvimento dos membros da equipe. As metas SMART significam metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com limite de tempo.

Uma meta SMART motiva as equipes a alcançar o seu melhor, porque define claramente cada meta e descreve como alcançá-la em um período específico.

 

10. Comemore marcos

Celebrações de marcos podem motivar uma equipe porque enfatizam o valor de um membro da equipe e seu trabalho.

Os marcos podem ser o progresso feito em um projeto, como a conclusão das entregas ou a conclusão de um prazo do projeto.

Também pode incluir eventos pessoais, como aniversários, aniversários no trabalho ou até mesmo conquistas, como a conclusão de um curso.

 

11. Promover o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal

Você pode motivar as equipes implementando programas como teletrabalho e acomodação e agendamento flexível. Essas iniciativas podem ajudar os membros da equipe a manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

12. Faça pausas 

Você pode fazer uma pausa no trabalho organizando programas de treinamento de equipe, celebrações ou almoços fora do escritório. Uma mudança de cenário pode proporcionar aos membros da equipe uma pausa da rotina e permitir que eles se reconectem com os colegas. Organizar eventos sociais para incentivar o espírito de equipe também pode ser benéfico.

 

13. Dê o exemplo certo

 Como líder, você precisa estar sempre disposto a primeiro fazer qualquer coisa que você delegaria à sua equipe. Dar o exemplo de ética de trabalho, qualidade, tratar as pessoas com respeito e se comunicar bem são ótimas maneiras de aumentar a motivação dos funcionários. Por exemplo, se você espera que sua equipe mantenha certas horas de trabalho (por exemplo, estar no escritório às 9h), mas você não segue a mesma regra, é improvável que outras pessoas sejam motivadas a segui-la.

 

Por que é importante motivar uma equipe?

Encontrar maneiras de motivar uma equipe é importante porque permite que você faça a diferença no comportamento, melhore as habilidades, estabeleça metas, aprimore talentos e aumente o engajamento dos funcionários.

A motivação é um recurso importante que permite que as equipes se adaptem e lidem com um ambiente que está sempre mudando, tanto em termos de oportunidades quanto de obstáculos.

Os membros da equipe que demonstram um alto nível de motivação também são propensos a resolver problemas de forma mais eficaz e ser mais inovadores.

Inscreva-se em nossa newsletter
Acesse nossas novidades, posts e conteúdos diretamente em seu e-mail.
Obrigada! Sua inscrição foi concluída com sucesso, até breve :)
Opa! Algo deu errado na hora de enviar. Poderia tentar novamente?

Pode te interessar