Eventos Corporativos

5 ideias para uma confraternização de fim de ano incrível

Vinho Tinta
7/11/2022

O fim do ano de 2022 está chegando e com ele chegam as datas comemorativas, férias, encerramento de ciclos e, claro, as confraternizações empresariais.

Após dois anos de pandemia, sem poder fazer confraternizações presenciais, a vontade da maioria das pessoas este ano é se reunir com os colaboradores e fazer algo divertido com seu time.

Afinal, num momento de pós-pandemia como o que estamos vivendo, nunca foi tão necessário estreitar os laços entre as pessoas e melhorar o engajamento dos times. 

Pensando nisso, selecionamos algumas ideias criativas para te ajudar a tornar a confraternização de fim de ano ainda mais inesquecível para seu time. Confira!

Qual a importância das confraternizações de fim de ano?

As confraternizações de fim de ano permitem que os colaboradores se soltem, troquem ideias, façam amizade com os colegas, se divirtam e criem laços emocionais entre si e, consequentemente, associam bons sentimentos à empresa.

Tudo isso motiva e faz com que o espírito de união e colaboração do time aumente, o que é essencial para a realização de um trabalho bem feito.  Além de ser um fator importante para que os funcionários se mantenham felizes, fortaleçam cada vez mais a cultura organizacional e ofereçam melhores resultados para a empresa.

Afinal, ter um time mais engajado e feliz é comprovadamente um bom investimento para os negócios. Trabalhadores felizes são mais produtivos, têm maior compromisso com a qualidade e segurança dos serviços prestados, e ainda podem aumentar o número de vendas. 

Além disso, não podemos negar que as confraternizações de fim de ano são uma ótima oportunidade também para quebrar as barreiras entre gestores e seus liderados. Já que esses momentos mais leves permitem uma troca de conversas mais informais e pessoais entre os colaboradores, facilitando a aproximação entre o líder e o liderado. 

Ou seja, as confraternizações realmente são uma ótima ação para você investir neste fim de ano. Porém, é importante que elas sejam bem planejadas e que tenham objetivos bem claros. 

Como organizar uma confraternização de fim de ano ?

Para sua festa de fim de ano cumprir com as expectativas e sair tudo conforme o esperado, é importante que você pense em alguns pontos principais que te ajudem a ter um planejamento completo

  • Peça a opinião dos colaboradores
  • Planeje com antecedência
  • Trace objetivos

Peça opinião dos colaboradores

Quem melhor que os próprios colaboradores para dar opinião sobre o que seria uma confraternização divertida para eles? Por isso, não deixe de ouvir o seu time. Faça uma pesquisa para entender o que eles esperam desse momento e o que gostariam de vivenciar.

É claro que nem sempre você vai conseguir cumprir com os pedidos de cada colaborador, mas o importante é que eles saibam que tiveram participação nesse momento importante e foram ouvidos.

Seria interessante também realizar outra pesquisa após a confraternização. Assim, você conseguiria compreender como foi a experiência para todos e se a maior parte das expectativas foram cumpridas. 

Planeje com antecedência

Para fazer uma confraternização em que tudo saia como o esperado, vale a pena pensar em cada detalhe com antecedência.  O objetivo, dia, temática e o formato, devem ser definidos com cuidado. 

O formato, por exemplo, é algo que deve receber bastante atenção, principalmente, depois das mudanças trazidas pela pandemia do Covid-19, no qual muitos times adotaram novos modelos de trabalho. Alguns colaboradores não moram na mesma cidade, então é importante se atentar a ideias de confraternizações que se adequem a diferentes formatos (presencial, online ou híbrido).

Trace objetivos

Como foi o ano do seu time na empresa? Foi estressante, agitado, realizador ? Entender como foi o decorrer do ano e como anda o clima organizacional, é essencial para traçar alguns objetivos específicos para a confraternização de fim de ano. 

Se o seu time está estressado, pouco motivado e distante uns dos outros, por exemplo, é interessante pensar em dinâmicas que tenham como objetivo estimular o engajamento e o trabalho em equipe. Pensar em uma atividade diferente e criativa, que surpreenda e desperte a curiosidade dos colaboradores, pode ser uma ótima alternativa. 

Ideias de confraternizações criativas

Como falamos anteriormente, confraternizações criativas podem ser uma excelente ideia para conseguir engajar e surpreender os colaboradores no final do ano. Por isso, separamos algumas ideias para você. Confira

Troca de presentes

O amigo secreto é um clássico dos finais de ano e a maioria dos colaboradores adora participar desse momento. O maior benefício do amigo secreto é que todos saem da festa com um presente, mas a dica é não esquecer de definir um valor mínimo para os presentes, assim todos ganham presentes com a mesma faixa de preço.

Além disso, se bem organizada, essa ação pode funcionar até mesmo no formato híbrido ou online. Principalmente, se a empresa conseguir se responsabilizar por enviar e entregar os presentes de cada colaborador.

Premiações

A confraternização é um momento propício para reforçar as vitórias do ano que se passou, os desafios enfrentados, as metas do próximo ano e, principalmente, agradecer o esforço dos colaboradores. 

Assim, realizar uma premiação pode ser uma ótima maneira de mostrar a gratidão da empresa pela dedicação de cada funcionário. Os prêmios podem ser para aqueles que venderam mais, foram revelação do ano, mais criativos, entre outros.

O importante é que boa parte dos funcionários consiga ganhar pelo menos um prêmio, para que todos sinta-se parte do momento. Além disso, é essencial que a cerimônia de premiação não seja muito extensa. 

Essa é uma confraternização que pode ser realizada de forma híbrida, caso seja bem organizada com antecedência. Assim, até mesmo aqueles colaboradores que não conseguiram estar presencialmente, podem participar e ser premiados.

Festa temática

Outra ideia criativa que pode estimular bastante o engajamento do time, são as festas temáticas. Já que é um evento no qual as pessoas se divertem pensando em como vão se vestir no dia e sentem-se parte da festa. 

As possibilidades de temas são inúmeras. Pode ser uma festa sobre os anos 60,70,80, personagens famosos, culturas diferentes, filmes, entre outros.

O importante aqui é que a festa como um todo corresponda a temática escolhida, não somente nas roupas e acessórios escolhidos pelos colaboradores, mas também no cardápio, bebidas, músicas e na decoração. 

Apesar de ser uma confraternização mais fácil de ser realizada presencialmente, ela também pode ser realizada de forma online. Tudo depende de quanto sua empresa tem de orçamento previsto e como organizará a logística da entrega dos comes e bebes, por exemplo, ou do kit festa.

Show de talentos

Que tal fazer um super e divertido show de talentos para cada um mostrar o seu dom único e, assim, aproximar os colaboradores? No show de talentos vale de tudo, canto, dança, stand-up e qualquer coisa que o colaborador saiba fazer bem.

Vale também fazer uma votação e estipular um prêmio para o vencedor.

Invista em comes e bebes

Para tornar esse momento realmente inesquecível, não deixe de investir em comidas e bebidas para compor o  da festa. Não se esqueça de investigar também se existem colaboradores que têm algum tipo de restrição alimentar. Dessa forma é possível preparar um cardápio mais inclusivo.

Dinâmicas interativas e criativas

Outra ideia interessante de confraternização de fim de ano criativa são experiências de pintura acompanhado de vinho, que além de proporcionarem um momento único e diferente, podem estimular o engajamento, bem estar, comunicação e criatividade para sua equipe.

Essas dinâmicas também são perfeitas para transmitir os valores e a cultura da sua empresa, e podem ser realizadas presencialmente, online ou em estilo híbrido.

A Vinho Tinta, por exemplo, oferece experiências para confraternizações e tem como suas principais dinâmicas a experiência de pintura guiada e a “Academia do Vinho”.

A experiência de pintura guiada consiste em um momento relaxante em que as pessoas degustam um vinho enquanto pintam uma obra de arte, sendo auxiliadas  em todo o momento por um artista. Já na "Academia do Vinho” as equipes das empresas têm a oportunidade de aprender a produzir seus próprios vinhos e ainda participar de uma competição entre si. O time que tiver feito o melhor vinho, rótulo e apresentação, fica com o prêmio. 

Grandes empresas, como Google, Nubank, Mondelez, Grupo Boticário e Ambev já optaram por essas confraternizações criativas oferecidas pela Vinho Tinta, e conseguiram obter ótimos resultados em suas equipes. 

Gostou das dicas e está precisando  de ajuda para organizar uma confraternização de fim de ano inesquecível ? Então, solicite um orçamento agora mesmo para a Vinho Tinta aqui.

Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências