Eventos Corporativos

Como fazer o amigo secreto na empresa?

Nataly Seguro
26/11/2021

Descubra como fazer essa confraternização tradicional na sua empresa

O amigo secreto empresarial já se tornou uma tradição de final de ano e muitas pessoas esperam ansiosamente por esse momento. A brincadeira que tem por objetivo a troca de presentes é também uma ocasião especial para celebrar e criar laços entre os colegas de trabalho.

O amigo secreto é uma brincadeira opcional, mas não participar pode acabar desestimulando as outras pessoas e indo contra o espírito de equipe. Participar do amigo secreto traz muitos benefícios pessoais e para a empresa também, essa é a oportunidade de se aproximar de algumas pessoas que você não tem tanta afinidade e contribuir com a sua presença para um momento especial entre a equipe.

Amigo secreto tradicional

O amigo secreto tradicional é feito por meio de um sorteio com o nome de todos que irão participar da brincadeira, geralmente o sorteio acontece 1 mês antes do dia do amigo secreto para que os participantes tenham tempo hábil de escolher um bom presente. No sorteio, quem pega um determinado nome é responsável por escolher um presente para essa pessoa, em segredo, e entregar somente na hora da brincadeira quando chegar a sua vez. 

Dessa forma, todos recebem um presente e saem felizes com a diversão. Mas, organizar um amigo secreto exige atenção a alguns detalhes, por isso separamos algumas dicas para te ajudar a organizar o seu amigo secreto na empresa. Confira:

Participantes

A primeira coisa a fazer quando começa o planejamento do amigo secreto é definir a quantidade de participantes e uma data limite para que as pessoas decidam entrar na brincadeira, assim é possível organizar e garantir que ninguém fique sem presente.

Valor 

É importante definir um valor para os presentes, assim todos podem presentear e receber presentes com a mesma faixa de preço sem correr o risco de alguém receber um presente com valor menor e ficar chateado.

Data

Escolha uma data que todos estejam de acordo. Normalmente empresas que têm férias coletivas fazem o amigo secreto no último dia de serviço, mas se a sua empresa não tem férias coletivas o ideal é fazer algumas semanas antes do feriado de Natal.

Conhecendo o sorteado

Se você sorteou alguém que você não conhece muito bem e não tem afinidade, aproveite essa oportunidade para se aproximar e conhecer a pessoa melhor, talvez até mesmo surja uma nova amizade. Ao se aproximar, procure conhecer um pouco sobre os hobbies do seu sorteado, estilo de música e coisas que a pessoa gosta, assim ficará mais fácil escolher o presente.

Descrição do amigo

No dia do amigo secreto, antes da entrega do presente você precisa fazer uma descrição da pessoa sorteada. Esse momento é muito importante, cuidado para não fazer comentários pejorativos ou que possam magoar a pessoa e nem comentários que entreguem tudo logo de cara. O melhor caminho é citar qualidades da pessoa e coisas que ela faz bem.

Amigo chocolate

Outra variação muito divertida da brincadeira é o “amigo chocolate”, essa versão é muito parecida com a outra, mas o presente para todos precisa ser chocolate. Muitas pessoas preferem fazer o amigo chocolate porque assim não tem como errar no presente.

Se você está preparando o amigo secreto da sua empresa ou já vai começar, a nossa dica final é: aproveite o momento e divirta-se ao máximo com os seus colegas!

Pode te interessar