Endomarketing

7 tendências para o RH em 2023

Vinho Tinta
30/11/2022

Ano a ano, as tendências de Recursos Humanos (RH) e de mercado são atualizadas. Com a pandemia da Covid-19, várias mudanças apareceram de forma mais acelerada e, aparentemente, muitas delas “chegaram para ficar”. 

Trabalho híbrido e remoto, foco no bem-estar dos colaboradores, mais humanização nos processos e implementação de inteligência artificial no recrutamento e seleção de candidatos são algumas das perspectivas para o setor em 2023

Para que você fique por dentro dessa onda de atualizações, reunimos algumas das tendências de RH para o próximo ano. Também trouxemos podcasts que abordam o assunto, para você já deixar salvo na sua playlist. Então role a tela, confira o conteúdo e aproveite! 

As 7 tendências para o RH no próximo ano

O mundo está se transformando cada vez mais rápido, e esse é um fato. O mercado de trabalho, agora, parece estar em busca de profissionais que sejam flexíveis, curiosos e, ao mesmo tempo, abertos para aprender.  

Desenvolver as tão famosas hard e soft skills (habilidades técnicas e comportamentais, respectivamente) parece ser cada vez mais essencial para alavancar a carreira. Pensando nisso, separamos 7 tendências do setor de Recursos Humanos para 2023, que vão te ajudar nessa missão. Confira:

1. Reskilling 

O Reskilling (requalificação, em português), é um processo que apresenta perspectivas de crescimento em 2023. A ideia consiste em encontrar talentos dentro da própria empresa para os novos cargos. 

O papel do RH, nesse caso, é fazer um mapeamento dos funcionários e estimular o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, visando abrir mais possibilidades para a mobilidade interna.

Reforçando ainda mais a tendência, uma reportagem publicada no site do Exame traz dados do relatório Future of Jobs 2020 para dizer que, até 2025, metade dos trabalhadores do mundo vão precisar de requalificação.

2. People Analytics

Sistemas como o People Analytics – metodologia que coleta dados e gera métricas sobre os colaboradores de uma empresa –,  têm tendência de crescimento para o RH em 2023. 

Processos dessa natureza conseguem mapear e diagnosticar os comportamentos dos funcionários, direcionando os empreendimentos para uma gestão melhor. 

Algumas plataformas que já oferecem a funcionalidade de People Analytics são: Team Culture, Feedz e Sólides

3. Boas lideranças

Ainda sobre gestão, uma outra perspectiva para o próximo ano, é que os setores de Recursos Humanos tragam mais formas de treinamento e capacitação de líderes. As lideranças mais humanas e empáticas, por exemplo, vão ganhar cada vez mais espaço no mercado.

O objetivo é transmitir os propósitos e valores da empresa, além de preparar esses profissionais para os desafios da função. 

4. Upskilling

Para que o aprendizado dos colaboradores seja contínuo, é importante que a empresa ofereça caminhos de estudo para o desenvolvimento profissional. Essa é a ideia do upskilling, que consiste justamente no aprimoramento das habilidades dos funcionários, e é uma tendência em crescimento para o RH em 2023.

O conceito de upskilling pode ser representado, portanto, pela busca do profissional por uma melhora e ampliação de seus conhecimentos no ambiente de trabalho. 

Esse aprendizado contínuo torna-se importante tanto para o empregado, quanto para a empresa empregadora, que pode ganhar mais visibilidade diante da qualificação de seus serviços. 

5. Cultura organizacional à distância

Uma das atribuições do setor de Recursos Humanos é difundir e manter a cultura organizacional da instituição. 

Com a implantação mais frequente de modelos remotos e híbridos de trabalho, as formas de criar unidade entre os times das empresas tornaram-se mais desafiadoras. 

A perspectiva é que, para 2023, o RH apresente diferentes formas de organização e flexibilidade, tanto nos formatos de trabalho, quanto na disseminação dos propósitos da marca. 

6. Bem-estar e saúde mental

Com a pandemia da Covid-19, assuntos relacionados à saúde da mente ficaram em evidência e, como reflexo disso, muitas empresas começaram a ficar mais atentas à exaustão mental e ao comportamento de seus colaboradores

Diante deste cenário, uma outra tendência para o RH no próximo ano, é o maior foco na saúde mental dos funcionários. A projeção é que os setores de Recursos Humanos criem ações e estratégias mais humanizadas, que possam contribuir com o bem-estar das equipes.


7. Inteligência artificial

O uso da inteligência artificial (IA) para o recrutamento e seleção de novos funcionários é uma das apostas para o setor de Recursos Humanos no próximo ano. 

Os softwares tornam-se grandes aliados quando o assunto é agilidade e rapidez nos processos (tanto para as empresas, quanto para os candidatos), e tendem a crescer cada vez mais. 

Podcasts para você ficar por dentro do mundo e das tendências do RH

Independentemente da sua posição atual no mercado (seja dentro ou fora dele), saber quais são as perspectivas e tendências da área de Recursos Humanos pode ser muito relevante.

Aos que já estão trabalhando, o conhecimento sobre as atualizações ajuda a melhorar a postura profissional na empresa, por exemplo. E para aqueles que estão em busca de um emprego, as tendências direcionam à um melhor “encaixe” entre o cargo e o candidato. 

Pensando em tudo isso e, para você ficar 100% por dentro desse universo, separamos 5 podcasts sobre o assunto. Confira:

1. Chama o RH

O 'Chama o RH' é um podcast com foco em gestão de carreira e pessoas. Os episódios atualizam os ouvintes sobre os principais insights do mercado, e assuntos como RH estratégico, liderança e cultura organizacional são as pautas de alguns dos programas.

Disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras plataformas.

2. RH Pra Você Cast

O 'RH Pra Você Cast' é uma produção que aborda as principais tendências sobre gestão de pessoas. Com diferentes assuntos e entrevistas, o programa consegue descomplicar ideias e levantar debates sobre esse universo. 

Disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras plataformas. 

3. Mundo RH 

O podcast 'Mundo RH' traz debates e entrevistas com especialistas em áreas como gestão de pessoas, carreira, soluções para RH, treinamentos, marketing e empreendedorismo. Os assuntos são variados e oferecem dicas, informações e atualizações sobre esse universo para os ouvintes.

Disponível no Spotify, Google Podcasts, Deezer e outras plataformas. 

4. Passa lá no RH 

O 'Passa lá no RH' é um podcast em que a jornalista Joana Treptow e a especialista em RH Juliene Salvan falam sobre assuntos relacionados ao futuro do trabalho e às habilidades e competências que os profissionais precisam desenvolver. Os programas também recebem alguns convidados para dialogar sobre temas do meio. 

Disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras plataformas. 

5. Quinto dia útil

O podcast 'Quinto dia útil' aborda, de forma leve e descontraída, assuntos relacionados à remuneração e ao vasto universo do RH. O programa também recebe convidados e busca descomplicar temas com viés mais técnicos. 

Disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras plataformas. 

E aí, gostou saber mais sobre as tendências para o RH em 2023? Então, entre em contato com a Vinho Tinta para entender como podemos te ajudar a fortalecer ainda mais cultura organizacional da sua empresa. Clique aqui e saiba mais. 

Pode te interessar

Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa e em outras plataformas. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Para mais informações visite nossa página Políticas de Privacidade.

Preferências